A Importância da Logistica
Por: Vinícius Corrêa • 10/4/2019 • Trabalho acadêmico • 5.642 Palavras (23 Páginas) • 112 Visualizações
FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE AO PRODUTO, DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: ESTUDO DE CASO EM UMA INDUSTRIA DE ALIMENTOS CONGELADOS NA ÁREA DE MARKETING NO DISTRITO FEDERAL
Rogério Silva Cavalcante
UniPROJEÇÃO
rogerioscavalcante10@gmail.com
Orientador: Vinícius Pinto Corrêa
UniPROJEÇÃO
vinicius.correa@projecao.br
Resumo: O propósito deste artigo, é explorar e identificar os elementos de fidelização dos clientes ao produto, de uma empresa do ramo industrial de produtos congelados alimentícios, no Distrito Federal. Portanto foram aplicadas a este material a metodologia de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, e também o uso de bibliografias, uma entrevista e uma pesquisa de campo. Onde está entrevista foi aplicado a um diretor administrativo, os questionários foram para os clientes que compram na loja da empresa localizada no mesmo terreno da indústria, com o intuito da entrevista, é compreender a visão interna da empresa e o questionário a visão dos clientes a externa, com este aspecto de pesquisa observar a gestão estratégica da empresa. Com os fundamentos teóricos dos autores permitiram abranger a necessidade de uma organização obter cliente fiel.
Palavras-chave: Fidelização; Produto; Clientes
INTRODUÇÃO
- Contextualização da pesquisa.
O marketing empresarial é um instrumento voltado para desenvolver o posicionamento mercadológico atuante, exercendo atributos de valorização. Definir valor, depende da situação do mercado, tendo avaliado que o valor percebido estará alocado com os consumidores reagem referentes aos produtos e serviços. Contudo o marketing atribui valor, exercendo a função de satisfação e necessidades dos consumidores.
As empresas passam a cada dia a procura da satisfação de seus clientes, na personalização de seus produtos, na captação, na retenção e na sua fidelização, tentando que eles não tornem clientes de outras empresas. Para obter o cliente a uma organização não e tão simples, e necessário também compreender quais pilares ele encontra-se: Clientes, Produtos, Canais e Tecnologia.
Os clientes dentro de uma organização são fundamentais para o conhecimento da estratégia, para apresentação do produto ou serviços a eles. A organização também deverá atentar quais são os tipos de clientes ela tem, de acordo com seu comportamento, sendo aqueles clientes rentáveis, os maus pagadores, os clientes fiéis, e quais devem ser conquistados.
O marketing de relacionamento com o cliente, desenvolve-se mediante ao conhecimento das necessidades em adquirir determinado produto, podendo ter valor agregado, e através desta prospectiva criar mecanismo de atração destes clientes. O CRM (Customer Relationship Management) no qual é mecanismo de relacionamento com o cliente, podendo ajudar a redução de custos dentro da organização e aumentando sua rentabilidade, com a automação dos processos, onde gerenciam a fidelidade e a satisfação dos clientes.
- Objetivo geral
Analisar a fidelização do cliente ao produto, de uma empresa de pequeno porte, de uma indústria de produtos congelados, no Distrito Federal.
- Objetivos específicos
- Analisar os principais fatores de fidelização dos clientes ao produto.
- Aplicar um questionário com clientes e analise de SWOT[1] na organização.
- Identificar a necessidade do consumidor.
- Justificativa.
Com a mudança do hábito de preparo dos alimentos em casa, para outro cenário de compra de produtos congelados, as pessoas passaram cada vez mais consumir alimentos congelados. Onde surgem a cada dia a intensificação da concorrência, e posicionar o produto torna-se mais complexo.
Na busca da conquista de um forte posicionamento no mercado, a organização empresarial necessita ofertar o produto correspondente ao que o cliente deseja. Faz-se importante compreender como estabelecer meios viáveis de fidelização desse público. A empresa precisa intender que há uma distinção entre frustração e conquista do produto.
Segundo Kotler Keller (2012, p. 3), administração de marketing é “a arte e a ciência de selecionar mercados-alvos e captar, manter e fidelizar clientes por meio de criação, entrega e comunicação de um valor superior para o cliente”, de tal maneira que Zenone (2011) já afirmava a importância da conquista e retenção do seu público, este dinamismo constroem a identidade de complementação especifica e construtiva de uma visão macro do campo de pesquisa.
REFERENCIAL TEÓRICO
- Gestão de Marketing
Segundo Cobra (2011), o marketing e a maneira de percepção do mercado em adequar aos produtos e aos serviços, sendo uma estratégica de qualidade necessária para o indivíduo, já para Kotler Keller (2012) o marketing não é definido por uma coincidência, mas pelo o seu processo de forma objetiva cautelosa e planejada. No sentido que o marketing devem observar, vários fatores perante ao mercado.
O conceito de marketing em visão a AMA (Associação de Marketing Americana)[2], conduzem a visão em evolução do marketing Frederico (2008). Segundo a definição de AMA, de 1985, reflete a percepção de gerarem lucro a partir da satisfação das necessidades e desejos dos consumidores. Para Frederico (2008, pg 2) “a empresa deve ser voltada à compreensão do consumidor para, por meio de pesquisa das tendências e direcionamentos da sociedade, captar necessidades e desejos atuais não atendidos, bem como os futuros”.
As estratégicas e as forças competitivas, de acordo com Zenone (2011) são as cincos forças do autor Poter (a primeira força ameaça de novos concorrentes, segunda força pressão dos produtos substitutos, terceira força o poder de negociação com os compradores, a quarta força o poder de negociação entre fornecedores e quinta força competitividade entre os concorrentes), onde uma organização, cujo o seu dever é atentar-se as estratégicas competitiva.
Em teoria o processo do planejamento do marketing, aplica as oportunidades, identificando os públicos alvos, as estratégicas, e reorganizar programas para atendê-los. A empresa tende avançar com progressos no seu programas de marketing, inovar produtos e serviços, atentando com as necessidades dos clientes, buscando maneiras de satisfaze-los, observando futuras tendências. Importância de orientações de vendas, em que os consumidores necessitam de comprar, não aquilo em que a empresa queira ofertar, de maneira em adequar as necessidades dos consumidores (Kotler Keller, 2012).
...