A Importância do Renascimento, Em que Época Aconteceu e Suas Características.
Por: Andressa Cordeiro • 5/6/2016 • Trabalho acadêmico • 513 Palavras (3 Páginas) • 410 Visualizações
A importância do Renascimento, em que época aconteceu e suas características.
O renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa.
No renascimento o mundo aparece como cenário das nações humanas e não como expressão da vontade divina. Indica em todos os aspectos o prosseguimento da vida econômica, social e cultural que aconteceu na Itália e depois no resto da Europa.
Suas características são: criação, originalidade, novos ideais, renovação artística e intelectual. Predominou no ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália.
Resumo
No cap. 3 podemos destacar o art. 5 da const. que é uma declaração dos direitos do homem e do cidadão, que foi um documento escrito na França revolucionaria do sec. XVIII e inicio do sec. XIX. Um documento redigido na Europa influenciando questões e conceitos tão próximos de nós.
O iluminismo é movimento marcadamente burguês no qual a critica ao absolutismo, ao mercantilismo e a igreja levaria uma profunda transformação do estado e das relações sociais. Foi um movimento que rompeu com qualquer herança medieval. E deu origem a duas escolas econômicas liberais.
A revolução francesa no final do séc. XVIII houve um cenário de grande crise econômica em toda França e foi marcada pela falência do modelo econômico francês, sustentado pela agricultura. Com o fim do absolutismo monárquico francês dai então entra a revolução francesa. Ocorreu, no entanto um evento que ficou conhecido como queda de Bastilha foi dividida em três momentos.
- Era das instituições (1789- 1792): um período moderado em que a burguesia, apoiada pelas camadas populares, conseguiu impor limites a monarquia absoluta.
- Era das antecipações (1792 – 1794): caracteriza-se por uma radicalização politica e pela criação de medidas populares.
- Era das consolidações (1794-1815) : foi o período em que estabilizaram as conquistas de Alta Burguesia ,afastou-se definitivamente qualquer possibilidade de restauração monárquica e de participação popular.
A revolução industrial
O grande diferencial da revolução industrial é, então, a introdução das maquinas, ou melhor, é a transferência de saber fazer, do individuo para a máquina.
A situação da classe trabalhadora era grave, as jornadas de trabalho que superavam as 12 horas diárias sem nenhum tipo de direito, trabalho infantil, etc.
A segunda revolução industrial
Não é uma mera reprodução do primeiro evento, ela foi o resultado de novas descobertas cientificas aplicada ao processo industrial, o sistema produtivo permaneceu inalterado e a exploração da classe trabalhadora também. Até o séc. XIX a principal matriz energética que alimentava a produção industrial era o vapor, produzido principalmente pela queima do carvão mineral.
Sobre o percurso traçado
A segunda metade do sec. XIX foi marcada por uma intensa contradição: de um lado o enriquecimento da classe burguesa e das potencias capitalistas europeias e de outro as crescentes dificuldades da classe trabalhadora r a exploração de nações, principalmente na África e na Ásia.
Paris sofreu uma grande reforma na segunda metade do século XIX, modernizou-se através do aço e do vidro. Não só paris, mas os grandes centros urbanos buscavam apresentar o desenvolvimento e o progresso da nação.
...