A Influência que os estudos apresentados nos projetam até os dias de hoje
Por: PAMELAunopar • 2/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.825 Palavras (8 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8]
- INTRODUÇÃO
O portfólio trata-se de demonstrar o que foi aprendido nesse semestre sobre as matérias aplicadas.
A influência que os estudos apresentados nos projetam até os dias de hoje.
A Administração é o processo de tomada de decisão sobre objetos e recursos, analisando suas trajetórias, e reparando seus erros.
Taylor nos mostra que patrão e o funcionário tem que estarem satisfeitos com os resultados e os trabalhos, fazer mais, em menos tempo, com o mínimo de recurso e recompensando o funcionário que seria o HOMO ECOMONICUS com bonificação em dinheiro.
Já Ford aplica a diminuição de jornada de trabalho, melhoria no ambiente de trabalho, qualidade do produto, redução de estoque, mais humanização.
Nos dias de hoje vimos muito dos dois tipos de administração, e vários outros, mas na minha visão, as duas são muito utilizadas, no trabalho estarei amplificando estes métodos, que são eficazes até hoje em dia.
- DESENVOLVIMENTO
Nos dias de hoje, utiliza-se muito os maquinários para trabalhos que antes eram os operários que realizavam, assim reduzindo os custos, o desperdício de tempo e matéria-prima, e aumentando a produtividade.
Gerando assim mais lucros em menos tempo, o que cinco operários produziam, hoje precisa de um para regular os maquinários e fazer a manutenção do tal, e também colabora para a redução de estoque, tudo o que é feito é utilizado, assim maximizando lucros em menos tempo, com menos recursos.
- FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
Um trabalho informal que pode ser citado como exemplo, seriam as costureiras que trabalham em casa, não é uma profissão regulamentada, não tem direitos a férias e nem outros direitos que assalariados possuem. As costureiras têm que cumprir uma carga horária diária, para conseguir uma produção significativa, e conseguir atender os pedidos que são lhe proposto.
Assim posso comparar o Fordismo com as costureiras, na situação de quanto mais produzir mais lucro, e também a de manter uma linha de produção, o começo, que seria a iniciação da costura, depois os detalhes e por último o acabamento, seguindo basicamente o mesmo conceito da esteira, só que ela faz tudo.
- Fundamentos e Teoria organizacional
Como citado no artigo, a qualidade e a quantidade de educação recebida têm um peso importante na possibilidade de inserir-se no mercado formal, ...(FRAGA, Alexandre. Da rotina à flexibilidade: analise das características de Fordismo na Indústria.), e também de se manter nele, pois com o avanço da tecnologia, cada vez cria-se mais expectativas sobre nós, de como podemos superar e inovar cada vez mais. O desejo de todos é de ter uma vida “boa”, ou seja, casa, carro, viagens, e também acaba tornando-se uma necessidade de melhoria.
Mas também existem pessoas em situações precárias que trabalham para ter um pouco de dignidade, trabalhando de sol a sol, sem um mínimo de humanização. Essas pessoas possuem pouco estudos, assim o trabalho que lhe restam é desgastante e pouco remunerado.
- Comunicação e Linguagem
Quanto à empresa McDonald´s, posso citar que é um emprego inicial para pessoas com pouco estudos, pouca ou nenhuma experiência profissional.
A empresa contrata-os, pagando o salário base, e cada funcionário tem sua estação de serviço, é treinado para fazer rápido, sem desperdício de tempo e de produto, mas também passam por um treinamento de outras funções que vão desde limpar banheiro a fritar hambúrgueres, tudo depende de seu desempenho e a necessidade que a empresa apresenta.
O McDonald´s oferece um plano de carreira, que se pode evoluir de cargo por exemplo da faxina à gerência, desde que se enquadre no ritmo da empresa, ou como diz o ditado popular, tem que vestir a camisa. Trabalhar e apresentar lucro satisfatório.
A empresa tem a missão de atender os pedidos dos clientes em menos de um minuto, apesar que no Brasil não está adepto deste valor, a comida em si é da cultura norte americana, queijo, carne, molhos e pouca salada. Alta competitividade, e concorrência.
- Comunicação e Linguagem
Ideologia entende-se por um conjunto de ideias, mas para Max não é somente isso, é uma forma de padrão diferenciados de comportamento da sociedade, ele também analisa que a sociedade nasce pela estruturação de um conjunto de divisões; divisão sexual de trabalho, divisão social de trabalho, entre outros, e o porquê dessa divisão consiste em que todas as instituições sociais, uma parte detém poder, riqueza, bens, armas, ideias, saberes, terras, trabalhadores, enquanto a outra parte não possui nada disso, estando subjugada à outra, rica, poderosa e instruída. (CHAUI, 1995)
Cultura é tudo o que o povo carrega desde a sua origem até os doas de hoje, como religião, crenças, pensamentos, vestimentas, comidas, vocabulário entre outros. Cultura é a história que carregamos conosco para onde formos, podemos morar em outros lugares, viajar, adquirimos mais cultura e passamos à nossa.
Cultura não é só inteligência, mas é o modo como vivemos, o que para muitos pode ser selvagem, para outros é normal, e ocorre também o vice-versa, e temos que ter alteridade, ou seja, conhecer o outro sem preconceito, isto é, outro pelo outro.
E tanto ideologia quanto a cultura estão ligado talvez até diretamente ao trabalho, pois ainda tem empresas que os cargos de maior poder, são presididos por homens, e também os funcionários a maioria são homens, isso aos poucos está mudando, mas em certas culturas, mulheres não podem trabalhar fora de casa, pois cultuam a ideia que mulheres não são capacitadas de sabedoria para trabalharem em outros lugares a não ser no lar, cozinhando, limpando, cuidando dos filhos, muitas são submissas à esses pensamentos e acabam acatando sem reclamar; e as que querem mudar, muitas vezes são julgadas como anarquistas, e não são bem vistas pelos olhos de todos, as vezes até do país de origem tem que se mudar.
E também se cria as classes sócias, as que são ricas e as pobres. Sendo a rica a que cria emprego aos “pobres”, e os “pobres” realizam os trabalhos que geram riquezas aos ricos, e eles pagam os salários para a classe que os gera lucro.
“[...] os homens fazem a história, mas não a sabem que a fazem” (CHAUI, 1995, p 172), desse trecho eu entendo que nem sempre estamos conscientes do que realizamos, as vezes uma simples ideia pode se tornar uma grande realização e entrar para a história, e nem tomamos conta disso.
...