TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência que os estudos apresentados nos projetam até os dias de hoje

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]



  1. INTRODUÇÃO

O portfólio trata-se de demonstrar o que foi aprendido nesse semestre sobre as matérias aplicadas.

A influência que os estudos apresentados nos projetam até os dias de hoje.

A Administração é o processo de tomada de decisão sobre objetos e recursos, analisando suas trajetórias, e reparando seus erros.

Taylor nos mostra que patrão e o funcionário tem que estarem satisfeitos com os resultados e os trabalhos, fazer mais, em menos tempo, com o mínimo de recurso e recompensando o funcionário que seria o HOMO ECOMONICUS com bonificação em dinheiro.

Já Ford aplica a diminuição de jornada de trabalho, melhoria no ambiente de trabalho, qualidade do produto, redução de estoque, mais humanização.

Nos dias de hoje vimos muito dos dois tipos de administração, e vários outros, mas na minha visão, as duas são muito utilizadas, no trabalho estarei amplificando estes métodos, que são eficazes até hoje em dia.


  1. DESENVOLVIMENTO

Nos dias de hoje, utiliza-se muito os maquinários para trabalhos que antes eram os operários que realizavam, assim reduzindo os custos, o desperdício de tempo e matéria-prima, e aumentando a produtividade.

Gerando assim mais lucros em menos tempo, o que cinco operários produziam, hoje precisa de um para regular os maquinários e fazer a manutenção do tal, e também colabora para a redução de estoque, tudo o que é feito é utilizado, assim maximizando lucros em menos tempo, com menos recursos.                

  1. FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Um trabalho informal que pode ser citado como exemplo, seriam as costureiras que trabalham em casa, não é uma profissão regulamentada, não tem direitos a férias e nem outros direitos que assalariados possuem. As costureiras têm que cumprir uma carga horária diária, para conseguir uma produção significativa, e conseguir atender os pedidos que são lhe proposto.

Assim posso comparar o Fordismo com as costureiras, na situação de quanto mais produzir mais lucro, e também a de manter uma linha de produção, o começo, que seria a iniciação da costura, depois os detalhes e por último o acabamento, seguindo basicamente o mesmo conceito da esteira, só que ela faz tudo.

  1. Fundamentos e Teoria organizacional

Como citado no artigo, a qualidade e a quantidade de educação recebida têm um peso importante na possibilidade de inserir-se no mercado formal, ...(FRAGA, Alexandre. Da rotina à flexibilidade: analise das características de Fordismo na Indústria.), e também de se manter nele, pois com o avanço da tecnologia, cada vez cria-se mais expectativas sobre nós, de como podemos superar e inovar cada vez mais. O desejo de todos é de ter uma vida “boa”, ou seja, casa, carro, viagens, e também acaba tornando-se uma necessidade de melhoria.

Mas também existem pessoas em situações precárias que trabalham para ter um pouco de dignidade, trabalhando de sol a sol, sem um mínimo de humanização. Essas pessoas possuem pouco estudos, assim o trabalho que lhe restam é desgastante e pouco remunerado.

  1. Comunicação e Linguagem

Quanto à empresa McDonald´s, posso citar que é um emprego inicial para pessoas com pouco estudos, pouca ou nenhuma experiência profissional.

A empresa contrata-os, pagando o salário base, e cada funcionário tem sua estação de serviço, é treinado para fazer rápido, sem desperdício de tempo e de produto, mas também passam por um treinamento de outras funções que vão desde limpar banheiro a fritar hambúrgueres, tudo depende de seu desempenho e a necessidade que a empresa apresenta.

O McDonald´s oferece um plano de carreira, que se pode evoluir de cargo por exemplo da faxina à gerência, desde que se enquadre no ritmo da empresa, ou como diz o ditado popular, tem que vestir a camisa. Trabalhar e apresentar lucro satisfatório.

A empresa tem a missão de atender os pedidos dos clientes em menos de um minuto, apesar que no Brasil não está adepto deste valor, a comida em si é da cultura norte americana, queijo, carne, molhos e pouca salada. Alta competitividade, e concorrência.

  1. Comunicação e Linguagem

Ideologia entende-se por um conjunto de ideias, mas para Max não é somente isso, é uma forma de padrão diferenciados de comportamento da sociedade, ele também analisa que a sociedade nasce pela estruturação de um conjunto de divisões; divisão sexual de trabalho, divisão social de trabalho, entre outros, e o porquê dessa divisão consiste em que todas as instituições sociais, uma parte detém poder, riqueza, bens, armas, ideias, saberes, terras, trabalhadores, enquanto a outra parte não possui nada disso, estando subjugada à outra, rica, poderosa e instruída. (CHAUI, 1995)

Cultura é tudo o que o povo carrega desde a sua origem até os doas de hoje, como religião, crenças, pensamentos, vestimentas, comidas, vocabulário entre outros. Cultura é a história que carregamos conosco para onde formos, podemos morar em outros lugares, viajar, adquirimos mais cultura e passamos à nossa.

Cultura não é só inteligência, mas é o modo como vivemos, o que para muitos pode ser selvagem, para outros é normal, e ocorre também o vice-versa, e temos que ter alteridade, ou seja, conhecer o outro sem preconceito, isto é, outro pelo outro.

E tanto ideologia quanto a cultura estão ligado talvez até diretamente ao trabalho, pois ainda tem empresas que os cargos de maior poder, são presididos por homens, e também os funcionários a maioria são homens, isso aos poucos está mudando, mas em certas culturas, mulheres não podem trabalhar fora de casa, pois cultuam a ideia que mulheres não são capacitadas de sabedoria para trabalharem em outros lugares a não ser no lar, cozinhando, limpando, cuidando dos filhos, muitas são submissas à esses pensamentos e acabam acatando sem reclamar; e as que querem mudar, muitas vezes são julgadas como anarquistas, e não são bem vistas pelos olhos de todos, as vezes até do país de origem tem que se mudar.

E também se cria as classes sócias, as que são ricas e as pobres. Sendo a rica a que cria emprego aos “pobres”, e os “pobres” realizam os trabalhos que geram riquezas aos ricos, e eles pagam os salários para a classe que os gera lucro.

[...] os homens fazem a história, mas não a sabem que a fazem” (CHAUI, 1995, p 172), desse trecho eu entendo que nem sempre estamos conscientes do que realizamos, as vezes uma simples ideia pode se tornar uma grande realização e entrar para a história, e nem tomamos conta disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com