TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Contabilidade

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .....................................................................................................................3 2 OBJETIVOS .........................................................................................................................4 2.1 Objetivo geral ........................................................................................................................................... 4 2.2 Objetivos específicos................................................................................................................................. 4 3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.............................................................................................4 3.1 Contabilidade Gerencial........................................................................................................................... 4 3.2 Motivos da Falência .................................................................................................................................. 5 3.3 O Processo de Tomada de Decisão ........................................................................................................... 6 3.4 Métodos e Demonstrativos Contábeis....................................................................................................... 7 4 METODOLOGIA PROPOSTA...........................................................................................8 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................8 REFERÊNCIAS .......................................................................................................................9 3 1

INTRODUÇÃO A história da contabilidade esta ligada as primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção e posse. Desde as primeiras civilizações que o indivíduo tem a idéia de realizar o levantamento de todos os seus bens e contabilizar as receitas e despesa de qualquer negócio. Assim ao longo desses anos a contabilidade vem deixando de ser apenas um grande livro de registros contábeis e a empresa que calcula os impostos a serem pagos e vem passando a ser uma das melhores opções para se obter informações para tomas de decisões. Nenhum outro profissional conhece tão bem o andamento de uma empresa do que o contador, pois e através da contabilidade que todos os registros, despesas e receitas de uma organização são contabilizadas. E perceptível que toda e qualquer organização para se manter firme dentro do mercado deve tomar decisões durante todo o tempo seja na parte financeira, administrativa ou organizacional, que geralmente são tomadas com base nos sentimentos ou na maioria das vezes na improvisação contribuindo muitas vezes para tomadas de decisões errôneas. Esses erros muitas das vezes vêm ajudando a aumentar o percentual de empresas que encerram seu funcionamento antes mesmo de completar um ano. Assim objetivo do trabalho e evidenciar a importância da contabilidade gerencial como uma das principais ferramentas para as tomadas de decisões disponibilizando toda a sua estrutura a empresa a qual faz a prestação do serviço com a finalidade escolher os caminhos corretos diminuindo assim o risco de falência das organizações. O artigo ainda tem por finalidade mostrar para os gestores a relevância da união entre empresa e contabilidade para um objetivo em comum que e o sucesso da organização.

4 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo geral Entender a importância da contabilidade gerencial para as tomadas de decisões das organizações.

2.2 Objetivos específicos ∙ Apresentar os Conceitos que norteiam a contabilidade gerencial. ∙ Mostras as diversas formas de analise dos relatórios contábeis para o processo das tomas de decisões ∙ Salientar o papel da contabilidade dentro de uma organização ∙ Estimular a utilização da contabilidade no processo de tomadas de decisões.

 3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3.1 Contabilidade Gerencial Segundo Padoveze (2004, p. 49) o ponto fundamental da contabilidade gerencial é uso da informação contábil como ferramenta para a administração. Para que a informação contábil seja usada no processo de administração, é necessário que essa informação contábil seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da entidade. Atkinson et al. (2000) afirma que a contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, relatar, e analisar as informações sobre eventos econômicos da organização. Ludícibus (2009, p. 21) define: A contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório. 5 A Contabilidade gerencial tem como objetivo auxiliar as empresas no processo de tomada de decisão a partir dos relatórios os gestores poderão ter uma visão geral sobre toda a organização. Nos dias de hoje a informação tem grande poder um empresário informado e capaz de tomar decisões mais coerentes. A contabilidade gerencial capacita os empresários a assumir riscos, pois conhecendo todas as informações os gestores irão ter controle sobre toda empresa entendendo onde o dinheiro deve ser investido, quando parar de investir. Onde o dinheiro está sendo empregado indevidamente, onde o dinheiro esta sendo bem empregado. Além de poder traças metas e fazer planejamentos para o futuro. Não só analisando os resultados alcançados, mas a forma como eles foram alcançados. O quadro abaixo mostra as funções básicas da contabilidade gerencial segundo Atkinson (2011): Quadro I – As Funções da Informação Gerencial

3.2 Motivos da Falência Dados do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas Minas (SEBRAE) apontam que 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de existência. Essas estatísticas mostram que umas administrações pautadas nas tomadas de decisões conscientes podem diminuir muito essa estimativa Além disso, outro erro que pode levar à morte precoce é a confusão patrimonial, muito comum em micro e pequenas empresas, o que gera grande dificuldade na compreensão da real situação financeira, já que grande parte delas não apresenta bem delimitada o que é bens 6 de cunho pessoal e o que pertence à empresa, causando grande confusão e fazendo com que muitas das vezes dívidas pessoais sejam pagas com recursos da empresa (AZEVEDO, 2010). A contabilidade gerencial então sugere como alternativa de conhecimento e compreensão do seu negócio para que a partir dos levantamentos os possam não só tomar decisões para o crescimento, mas também tomar decisões para retirar uma empresa do fracasso e da falência O Gráfico abaixo ilustra a taxa de mortalidade das empresas em diferentes estágios de tempo: Figura 1- Gráfico da Taxa de Mortalidade das Empresas Fonte: Observatório das MPEs do SEBRAE-SP. 10 anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas (SEBRAE-SP, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com