A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
Por: Emerson Diego James • 17/6/2019 • Artigo • 2.527 Palavras (11 Páginas) • 140 Visualizações
LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo geral estudar o processo de lideranças nas organizações, e como esta atualmente. Como objetivo específico demonstrar a importância que tem a liderança nas organizações e como ela deve ser aplicada em diferentes ocasiões na empresa. Justifica-se a escolha do tema passar aos leitores a importância dos líderes dentro da organização e seu papel. Pois é essa pessoa quem proporciona dentro das equipes um cotidiano que seja mais fluido e beneficie tanto os colaboradores quanto a empresa. Os aspectos metodológicos usados na pesquisa sobre lideranças nas organizações permitir edificar conceitos teóricos, métodos e instrumentos de análises tecnológicas através de referências bibliográficas ou citações de artigos, revistas, dissertações, publicações referentes ao objeto da investigação e mídia eletrônica. A pesquisa bibliográfica seguiu as etapas de leitura, compreensão dos textos, para isso efetivou-se 06 encontros e após elaboração do painel e ensaios para apresentações. A relevância deste trabalho esta pautada na importância das lideranças nas organizações obtendo novos conhecimentos e colocando em pratica posteriormente, além de prepara-los para o trabalho de conclusão de curso.
Palavras-chave: liderança, organização, empresa.
Introdução
Podemos observar que em diversas culturas, o líder é quem guia o que mostra o caminho a serem seguindo, aquele que se destaca como chefe de um grupo e na história da humanidade podem observar essas mesmas características.
Seguindo essa linha de pensamento o líder é a pessoa essencial dentro das equipes, pois ele é o responsável por fazer a mediação entres os liderados e os objetivos da organização. O líder é aquele membro que deve se manter calmo durante uma crise e permanecer sempre focado no objetivo final do trabalho, o mesmo deve ter habilidades de comunicação, respeito, paixão e prazer em ensinar e aprender com os colaboradores.
Ter um líder dentro das equipes faz com que o cotidiano seja mais fluido e beneficie tanto os colaboradores quanto a empresa. Isso faz com que a equipe como um todo consiga trabalhar por igual mantendo a qualidade da entrega.
A partir do momento que o líder coloca em prática tais ações, ele promove motivação a toda à equipe e aumenta a produtividade dos colaboradores. A metodologia de Coaching através de técnicas e ferramentas comprovadas, também auxilia todo esse processo, pois desenvolve habilidades e competências de liderança, promove diferencial competitivo e garante mudanças e evolução profissional.
Atualmente, as empresas precisam de profissionais capazes de administrar e gerir, tanto os processos, quanto as pessoas. Dessa forma, a organização será capaz de realizar suas atividades com maestria, com uma equipe motivada e que alcance resultados eficazes.
O objetivo geral do artigo é estudar o processo de lideranças nas organizações, e como esta atualmente. E como objetivo específico é demonstrar a importância que tem a liderança nas organizações e como ela deve ser aplicada em diferentes ocasiões na empresa.
Portanto, a liderança organizacional refere-se a um conjunto de ações, como: a escolha assertiva de estratégias, organização das atividades, motivação dos colaboradores, manutenção do relacionamento interpessoal, desenvolvimento de habilidades e competências, gestão de crise.
Justifica-se a escolha do tema passar aos leitores a importância dos líderes dentro da organização e seu papel. Pois é essa pessoa quem proporciona dentro das equipes um cotidiano que seja mais fluido e beneficie tanto os colaboradores quanto a empresa. Sendo assim o membro que consiga incentivar toda a organização, sem necessariamente comandar.
Segundo maximiano 2000, p.331 afirma que a liderança e uma função , papel ou responsabilidade que qualquer pessoa precisa desempenhar, quando e responsável pelo desempenho de um grupo.
A relevância deste trabalho esta pautada na importância das lideranças nas organizações obtendo novos conhecimentos e colocando em pratica posteriormente, além de prepara-los para o trabalho de conclusão de curso. Socialmente o tema é de interesse geral, pois a sociedade passa por mudanças continuas e precisa estar preparada para continuar renovando e adquirido novos conhecimentos.
1.1 metodologia
Os aspectos metodológicos usados na pesquisa sobre lideranças nas organizações permitir edificar conceitos teóricos, métodos e instrumentos de análises tecnológicas através de referências bibliográficas ou citações de artigos, trabalhos e aplicações semelhantes em outros contextos, revistas, dissertações, publicações referentes ao objeto da investigação e mídia eletrônica. A pesquisa bibliográfica seguiu as etapas de leitura, compreensão dos textos, para isso efetivou-se 06 encontros e após elaboração do painel e ensaios para apresentações.
Metodologia de Coaching
(Souza) O coaching vem cada vez mais se mostrando como uma ferramenta potencial que visa desenvolver as empresas que o adere. Este evento facilita a gestão de pessoas, o que gera relações mais humanizadas e facilita o cumprimento das metas pessoais e organizacionais. Esta prática aplicada às lideranças contribui ainda mais, visto que torna equipes mais consolidadas e motivadas a evoluir.
A Metodologia de Coaching é um processo que visa facilitar o alcance de resultados extraordinários utilizados por um profissional denominado coach. É uma metodologia que proporciona expansão significativa do desempenho profissional e produtividade pessoal. O Coaching é um processo flexível por isso pode ser usado tanto na vida pessoal quanto na vida profissional das pessoas.
Os principais elementos no processo Coaching são: foco, ação, sentimento/sensação, evolução contínua e resultados. E uma boa execução desses elementos faz com que se tenha total êxito em seu trabalho.
Segundo Dancini (2013, p.90):As fases da sessão Coaching são divididas em: conexão (rapport e acompanhamento), proposta e definição do tema da sessão, desenvolvimento da sessão, recapitulação, tarefa e desconexões. Essas fases devem ser seguidas a dedo pelo coache, principalmente a primeira, pois é nela que o coache se apresenta como um profissional e fala sobre a importância do Coaching e faz algumas perguntas ao entrevistado.
...