A Liderança e motivação nas organizações
Por: Celia Carvalho • 25/4/2018 • Projeto de pesquisa • 4.016 Palavras (17 Páginas) • 565 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
JOCÉLIA CARVALHO DA SILVA
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:
ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SEGMENTO ENERGÉTICO EM BOA VISTA-RR.
BOA VISTA-RR
2017
JOCÉLIA CARVALHO DA SILVA
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:
ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SEGMENTO ENERGÉTICO EM BOA VISTA-RR.
Projeto de pesquisa desenvolvido como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina de estágio supervisionado do curso Bacharelado em Administração do Centro Universitário Estácio da Amazônia Sob a orientação da prof. ª Msc. Jacquelaine Alves Machado.
BOA VISTA-RR
2017
SUMÁRIO
1 TEMA 4
2 DEFINICÃO DO PROBLEMA 7
2.1 HIPÓTESES 8
3. JUSTIFICATIVA 8
3.1. JUSTIFICATIVA PRÁTICA 8
3.2 JUSTIFICATIVA TÉORICA 9
4 OBJETIVO GERAL 9
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
5 REFERENCIAL TÉORICO 9
5.1 O CONCEITO DE LIDERANÇA 9
5.2 A IMPORTÂNCIA DOS LÍDERES NA CONDUÇÃO, FORMAÇÃO E MOTIVAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO 10
5.3 O PAPEL DA LIDERANÇA NOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS 10
5.4 AS RELAÇÕES ENTRE LÍDERES E LIDERADOS 11
5.5 LIDERANÇA MOTIVACIONAL 11
6 METODOLOGIA 12
6.1 QUANTO À ABORDAGEM 12
6.2 QUANTO AOS OBJETIVOS E PROBLEMA DE PESQUISA 12
6.3 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS 13
6.3.1 Pesquisa Bibliográfica 13
6.3.2 Pesquisa de Campo 13
6.4 PROTOCOLO DE ESTUDO 14
6.4.1 Entrevistas Semiestruturada 14
6.4.2 Observação Direta 14
6.5 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS 14
6.5.1 Roteiro de Entrevista 14
6.6 UNIVERSO POPULAÇÃO E AMOSTRA 15
6.7 QUANTO AO CRITÉRIO DE ANÁLISE DE DADOS 15
7 CRONOGRAMA 17
REFERÊNCIAS 18
1 TEMA
Liderança e motivação nas organizações: estudo de caso em uma organização do segmento energético em Boa Vista-RR.
1.1 DELIMITAÇÃO
A liderança é um tema que vem encantando o mundo dos negócios há muito tempo e está se tornando cada vez mais essencial na vida das organizações. A razão é muito simples: o mundo organizacional promove líderes para a condução bem-sucedida das organizações e a liderança representa a maneira eficaz de revigorar e influir nova vida as organizações e impulsioná-las rumo à competitividade e ao sucesso. Sem liderança, as organizações correm o risco de ficar à toa e sem uma direção bem definida (CHIAVENATO, 2014).
A liderança coloca força, vigor e rumo nas organizações. Ela submerge emoção e paixão influenciando poderosamente o desempenho das pessoas onde almeja que elas se encontrem (CHIAVENATO, 2014).
Mais a liderança era definida como uma forma de controle, em que a função do líder se abreviava em estabelecer metas para abordar os objetivos da equipe ou da organização, ou seja, o foco ficava no trabalho e não nas pessoas que o executavam. Atualmente, o papel do líder é muito mais complicado e admirável, ele conduz ações, entusiasma o desempenho e a mentalidade de outras pessoas e constitui metas direcionando indivíduos (SOARES, 2015).
Segundo Soares (2015, p.42) “a liderança diz respeito ao enfrentamento de mudanças. Os líderes estabelecem direções por meio de uma visão do futuro, depois engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos”.
Um grande líder influencia e dirige uma equipe de forma ética e positiva, dia após dia, ano após ano, em diversas situações. A liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso ao lidar com pessoas dos mais diferentes tipos e mediar relações dentro da equipe (SOARES, 2015).
Para influenciar pessoas, um líder não precisa estar presente fisicamente. Um cientista pode ser influenciado por um colega de profissão que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Líderes religiosos são capazes de influenciar adeptos que estão muito longe e que tem pouquíssima chance de vê-los pessoalmente. (SOARES, 2015 apud MAXIMINIANO, 2008, p.194).
Você percebe quando alguém é um líder, todavia liderança é um conceito controverso e de difícil definição. No contexto administração, ela pode ser definida como o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização, levando-os à efetivação de determinados objetivos (SOBRAL, 2012).
Três informações podem ser destacadas nessa definição: pessoas, poder e influência: A liderança submerge pessoas com disposição para acompanhar as orientações de um líder. Sem essa percepção por parte dos subordinados, não haveria a função de líder. O poder se concentra nas mãos de uma ou de poucas pessoas, ainda que os outros componentes organizacionais apresentem alguma forma de poder. A liderança é a capacidade de usar o poder para entusiasmar a conduta dos seguidores (SOBRAL, 2012).
Motivação é força que estimula as pessoas a atuar. No passado, acreditava-se que essa força era verificada principalmente pela ação de outras pessoas, como pais, professores ou chefes. Atualmente sabe-se que a motivação tem sempre origem numa necessidade. De tal modo, cada um de nós dispõe de motivações próprias geradas por necessidades assinaladas e não se pode, a rigor, afirmar que uma pessoa seja adequada de motivar outra (GIL, 2013).
...