A Liderança nas Organizações
Por: EscritaeTraducao • 15/1/2021 • Artigo • 984 Palavras (4 Páginas) • 145 Visualizações
SEU NOME AQUI
DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÃO
SOLICITE O TRABALHO COMPLETO MANDANDO MENSAGEM PARA 41-9-88364859
2020
SEU NOME AQUI
UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÃO
Projeto apresentado ao Curso de Orientador:
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
- OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 4
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
- JUSTIFICATIVA 5
- LIDERANÇA 6
- METODOLOGIA 10
- CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11
INTRODUÇÃO
SOLICITE O TRABALHO COMPLETO MANDANDO MENSAGEM PARA 41-9-88364859
- O PROBLEMA
OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
O objetivo geral desse estudo é apresentar a importância do desenvolvimento da liderança nas empresas.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Como objetivos específicos, é essencial elucidar sobre:
JUSTIFICATIVA
SOLICITE O TRABALHO COMPLETO MANDANDO MENSAGEM PARA
41-9-88364859
- LIDERANÇA
Em épocas de crise, a falta de um líder é caracterizada como problema, mas o surgimento de uma pessoa competente para seguir vai depender da visão de futuro e do comprometimento de gerir e do apoio de quem o fizer. A liderança poderá ser a saída de diversos problemas, porém, apenas se esse estiver comprometido com o futuro da empresa.
A responsabilidade é a maneira de lidar com as situações e não a quem culpar, ou seja, é a forma de confrontar o mundo. A responsabilidade pode e deve ser vista como base para construir a cultura de liderança e ser compartilhada com todos para a criação do futuro (SELMAN, 2010).
Diante da perspectiva da liderança com base nos conceitos ontológicos, a responsabilidade se constitui na afirmativa de um indivíduo acerca de “quem é” em certas situações. Conforme explica Selman (2010), ‘responsabilidade’ significa capacidade e independência para agir e responder. “Quando assumimos um compromisso, comprometemo-nos de uma forma não subordinada às circunstâncias ou ao desejo convencional do que é ou não possível” (p. 5). Contudo, sem a responsabilidade não haverá escolhas exceto a de aceitar as situações como elas são.
Jucá (2013) afirma a existência de um modelo de quatro dimensões que assume o ponto de vista participativo da liderança, pois a elaboração do futuro e a apresentação dos resultados são processos de responsabilidade dividida: “liderar é ser responsável pelo desempenho de outras pessoas. É influenciar o comportamento de alguém” (p. 19). A liderança precisa ser realizada dia após dia pela organização como um todo e, criar uma instituição com a cultura centrada em desenvolver líderes é a tarefa mais importante de um líder.
Não existe uma única forma de liderar, pois em razão dos destaques nas quatro dimensões, aparecem perfis distintos de líderes, constatando a essência da liderança participativa, permitindo a complementação.
Hall (2004, o. 127) define liderança como “forma especial de poder”, envolvendo habilidades com base nos talentos pessoais dos líderes no incentivo das anuências voluntárias dos seguidores numa grande diversidade de assuntos. E outras palavras, liderança se diferencia do pensamento de poder por causar influência. A liderança tem uma relação com o poder, mas engloba mais que apenas o poder delegado para um cargo na empresa, ou para um integrante dela, com isso é possível afirmar, segundo o autor que: liderança é algo dado aos indivíduos pelos seus seguidores.
...