A Localizada na América Central
Por: Lucas Valquimar • 21/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.296 Palavras (18 Páginas) • 339 Visualizações
Localizada na América Central, próximo a Cuba e às Ilhas Caymans, e considerada como a terceira maior ilha do Caribe, a Jamaica não possui fronteira terrestre com nenhum país. A Jamaica é uma ex-colônia britânica, cuja independência foi obtida em 1962. Atualmente, o país integra a Comunidade Britânica (organização formada pelo Reino Unido e suas antigas colônias). Em consequência da grande quantidade de escravos trazidos para o território jamaicano no período colonial, atualmente, cerca de 90% da população nacional é descendente de escravos africanos. Esse aspecto influencia diretamente na cultura local, com manifestações culturais como a capoeira (luta e dança), o reggae (estilo musical) e o rastafári (doutrina religiosa que prega a superação da opressão contra os negros e considera a Etiópia, país da África, sua nação sagrada). Brasão de Armas da Jamaica A Jamaica não possui uma economia desenvolvida. A agricultura é uma das principais atividades econômicas do país, com enfoque para o cultivo de diversos produtos, tais como: cana-de-açúcar, cacau, café, milho, mandioca, banana, tabaco e diversas frutas. O setor industrial jamaicano é representado pela indústria de alimentos, tecidos, cimento e máquinas agrícolas. Outro destaque se encontra na mineração, cujo principal produto é a bauxita, fato que caracteriza o país como sendo o quarto maior produtor mundial, refletindo diretamente na atividade ligada à exportação. O turismo também atua de forma relevante, uma vez que o país atrai milhões de visitantes em virtude de suas belas praias. Esse grande potencial turístico proporcionou investimentos em infraestrutura (hotéis, sistema de transporte, comunicação, etc.) visando à satisfação dos visitantes
- Dados da Jamaica:
Extensão territorial: 10.990 km²
Localização: América Central
Clima: Tropical
Governo: Monarquia parlamentarista
Divisão administrativa: 13 paróquias
Idioma: Inglês (oficial)
Religião: Cristianismo 84% (sem filiação - 39,1%, protestantes - 28,5%, outros - 16,4%), espiritismo - 10,1%, sem religião e ateísmo - 4,1%, outras - 1,8%)
População: 2,98 milhões de habitantes (estimativa 2014)
Composição étnica: Afro-americanos - 75%, eurafricanos - 13%, indianos - 1%, outros - 11%
Densidade demográfica: 247 hab./km²
Fuso Horário: - 2h
Composição da População: afro-americanos 74%, eurafricanos 14%, indianos 1% e outros 11%.
Taxa média anual de crescimento populacional: 0,4%
População residente em área urbana: 53,48%
População residente em área rural: 46,52%
Analfabetismo: 14%
População subnutrida: 5%
Esperança de vida ao nascer: 72,3 anos
Domicílios com acesso a água potável: 93%
Domicílios com acesso a rede sanitária: 83%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,688 (alto)
Moeda: Dólar jamaicano
Produto Interno Bruto (PIB): 15,1 bilhões de dólares
PIB per capita: 4.147 dólares
Esperança de vida: 74,3 anos (estimativa 2014)
Analfabetismo: 20%
ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: cana-de-açúcar, banana, tabaco, café, laranja, limão, abacaxi e cacau.
Pecuária: : bovinos, suínos, caprinos e aves.
Mineração: bauxita
Indústria: cimento, máquinas agrícolas, têxteis e bebidas.
Capital: Kingston Localização: costa leste da Jamaica Data de Fundação: ano de 1692 População: 985,2 mil habitantes (estimativa 2016) Área: 480 km²
Descoberta por Cristóvão Colombo em 1494 registrou em seu diário: “A mais bela ilha jamais vista … as montanhas tocam o céu.”
Nessa viagem fundou Isabela, atual Santo Domingo, na República Dominicana, a primeira povoação europeia no continente americano. Ocupada inicialmente pelos espanhóis, a Jamaica foi conquistada pelos ingleses (possessão confirmada de Madri em 1670). Em 1492, os reis católicos de Aragão e Castela. Fernando II e Isabel I, decidiram financiar a expedição de Cristóvão Colombo.
Então chamada de Xaymaca, que significa terra da madeira e da água, a Jamaica foi o lar de cerca de 600.000 Taínos, um pacífico povo ameríndio. Os Tainos deram as boas-vindas aos espanhóis, com seus navios, armas e cavalos, honrando-os como deuses. Sob a colonização espanhola, no entanto, a população Taino toda foi aniquilada por uma combinação de trabalhos forçados, execuções em massa e doenças trazidas da Europa contra as quais não tinham imunidade. Em 1503, contrariando as ordens da Coroa Espanhola e percebendo o fim da sua vida, Colombo morou um ano na Jamaica. Após sua morte, a ilha foi herdada por seu filho, Diego, cujos descendentes ainda hoje carregam o título honorário de Marquês da Jamaica.
Em 1509, Nova Sevilha se estabeleu como a capital da ilha, localizada perto de uma cidade chamada Las Chorreras (as cachoeiras). Os conquistadores ingleses não entenderam o nome espanhol e passaram a chamá-la de Ocho Rios, que em espanhol significa Oito Rios. Atualmente, a antiga cidade de Nova Sevilha é objeto de estudo de escavações arqueológicas que ainda buscam dois navios que Colombo teria deixado encalhar naquelas proximidades.
Após sua chegada, os colonos espanhóis passaram a criar gado e a produzir banha, que eles chamaram de Manteca, feita a partir de porcos selvagens. A “manteca” passou a ser exportada a partir de um porto localizado na calma costa norte da ilha, hoje conhecida como Montego Bay. Para os espanhóis, a Jamaica tornou-se um ponto estratégico de reabastecimento de provisões para os seus navios que iam para a América Central em busca de ouro.
O futuro da Jamaica, no entanto, foi marcado em grande parte por dois acontecimentos importantes: a importação de cana-de-açúcar, e a vinda de escravos da África para cultivá-la. Durante quase 200 anos a indústria do açúcar floresceu e se fortaleceu, gerando enormes fortunas, sempre apoiada em um número crescente de escravos.
Independente desde o 6 de agosto de 1962, a Jamaica teve sua costa disputada por muitas nações ao longo dos últimos cinco séculos.
Ilha da Jamaica
Conhecida pela filosofia rastafári, principalmente pela música de Bob Marley e outras coisas, a Jamaica é a terceira maior ilha do caribe, e se localiza na américa central. Tem como moeda o dólar jamaicano, que equivale a 0,02 centavos brasileiros.
...