A Logística Comercio Eletrônico
Por: Thiago1507 • 24/4/2023 • Trabalho acadêmico • 2.644 Palavras (11 Páginas) • 68 Visualizações
LOGÍSTICA INTEGRADA AO COMÉRCIO ELETRÔNICO
SIMIONI, Thiago José Elias¹
ZANETTI,Elizabeth Msc.
RESUMO
A evolução do comercio eletrônico é constante, aumentando a agilidade no processo de atendimento aos pedidos realizados pelos clientes. Com isso, a logística pode ser considerada um fator decisivo no processo de venda de produtos pela internet. Este trabalho aborda o crescimento desse método de compras que cresce a cada dia e agiliza em vários aspectos as necessidades dos clientes. Aborda também um estudo sobre o transporte e o estoque, que são muito importantes nesse método de venda. O primeiro é muito importante, pois as entregas devem estar no lugar certo na hora prometida ao cliente. Já o estoque é uma questão que varia para cada empresa, sendo ideal um estoque sem perdas e que possa atender ao consumidor.
Palavras-chave: Logística. Comercio Eletrônico. Transporte.
1 INTRODUÇÃO
Com a crescente competição e exigências do mercado, as empresas necessitaram de alternativas para melhor atendimento aos clientes. Ao fazer sua compra ou buscar um produto, o consumidor procura os menores preços, qualidade e bom atendimento. Com isso, a venda pela internet teve um grande crescimento, abrangendo diversos segmentos e opções de produtos e serviços.
Nesse contexto, para garantir satisfação e fidelização dos clientes, as organizações estão investindo na segurança, tecnologia e também no sistema de distribuição para atender às necessidades de seus clientes no tempo certo.
Ao longo deste estudo será analisado que para cumprimento do prazo de entrega, precisa-se de eficiência na logística, desde o pedido ao fornecedor por parte da empresa até a entrega ao cliente final.
O objetivo deste estudo é demonstrar o processo de venda de produtos através da internet e a influência da logística nesse processo, verificando as vantagens e desvantagens em se escolher esse tipo de serviço. Também é perceptível que todos os setores empresariais foram ou serão influenciados por esse tipo de comércio já que desde a popularização da Internet o comércio eletrônico é considerado um novo método de fazer negócios.
O trabalho está dividido em 6 capítulos. O primeiro é uma apresentação sobre o que é Logística e sobre sua importância dentro das organizações.
Já o segundo capítulo aborda o tema Estoque, explicando o seu significado e a questão de se manter estoque ou não.
A terceira parte deste trabalho fala sobre Comércio Eletrônico que atualmente é um facilitador no modo de se fazer negócios e que cresce a cada dia e traz benefícios tanto para as empresas que estão vendendo quanto para os consumidores e clientes.
O quarto capítulo estudado define que o transporte é uma das funções fundamentais na logística, com papel muito importante no atendimento satisfatório ao cliente.
Abordar-se também um capítulo sobre a Logística no e-commerce que mostra que o gerenciamento logístico é uma questão chave para as lojas virtuais.
Já o último capítulo estudado aborda as vantagens e desvantagens do comércio eletrônico. Por exemplo, uma vantagem nesse comércio é a redução no preço de alguns produtos. Como desvantagem podemos citar a falta de segurança de alguns sites na internet.
2 LOGISTICA
A Logística é considerada um fator diferencial na competitividade empresarial e acabou se tornando uma palavra em moda nos últimos tempos. Diferentemente dessa tendência atual, MERLO (2002) afirma que o conceito é conhecido e aplicado há centenas de anos, citando exemplos como a aplicação da Logística pelos guerreiros medievais para posicionar tropas de combate em locais estratégicos e manter seus exércitos abastecidos de suprimentos. Cita ainda, que a partir da Segunda Guerra Mundial a Logística surge como ciência, tornando-se a partir de então, ferramenta estratégica para sobrevivência.
Segundo o Council of Logistc Management, entidade americana que possui milhares de associados em todo o mundo, logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias primas, estoques durante a produção e produtos acabados, e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente.
A logística tem um papel muito importante, sendo um diferencial competitivo e um dos setores mais importantes dentro da empresa. É uma área muito ampla e com diversas definições.
Segundo ALVES (202, p.155, apud CRISTOPHER):
A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados ( e os fluxos de informações correlatas) através da organização e de seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através dos pedidos abaixo do custo.
Segundo Bowersox e Closs (2001), a logística é vista como a competência que vincula a empresa aos seus clientes e fornecedores.
Com o passar do tempo houve a integração das atividades organizacionais que maximiza a eficiência operacional da organização e com isso resulta no conceito de Logística Empresarial.
Segundo CORONADO (2007, p.73):
Logística empresarial é o processo de planejamento, execução e controle do fluxo de insumos, produtos e serviços, com informações relacionadas, do ponto de origem até o ponto de consumo, objetivando atender com eficácia as necessidades do cliente dentro da cadeia de suprimentos, o que contribui para assegurar o cumprimento de sua missão por contribuições ao resultado econômico.
A Logística empresarial é vista como uma das principais ferramentas estratégicas na busca de vantagem competitiva, abrangendo todos os esforços envolvidos na produção e na entrega do produto final, diferentemente de quando a logística era vista apenas como transporte e armazenagem de produtos.
3 ESTOQUE
Manter no mercado uma organização competitiva requer desafios constantes de seus gestores. Um dos mais complexos é ter um estoque balanceado a baixo custo e que atenda prontamente a demanda de mercado e seus clientes.
...