A MAGIA DA COMUNICAÇÃO
Por: juliana.ferreira • 30/3/2016 • Resenha • 772 Palavras (4 Páginas) • 1.030 Visualizações
FACULDADES DA INDÚSTRIA– FAMEC
A MAGIA DA COMUNICAÇÃO
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
NOVEMBRO/2013
FACULDADES DA INDÚSTRIA – FAMEC
Eduardo Batista de Morais
A MAGIA DA COMUNICAÇÃO
Resenha referente ao livro A Magia da Comunicação para obtenção da nota parcial do 2º semestre na disciplina de Administração e Organização de Empresas, regida pelo Prof: Laertes.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
NOVEMBRO/2013
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
A MAGIA DA COMUNICAÇÃO e 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................8
BIBLIOGRAFIA ..................................................................................................9
RESUMO
A Magia da Comunicação é um livro de autoajuda escrito por Lair Ribeiro, que nos traz diversas técnicas para sermos pessoas mais comunicativas e influentes em qualquer ambiente e com qualquer pessoa. No decorrer do livro fazemos alguns testes que a princípio apontam nossas falhas, porém ao término da leitura, se refeitos, possuem resultados significativos. A obra conceitua de maneira simples a comunicação e traz em uma linguagem de fácil compreensão os ensinamentos do autor.
INTRODUÇÃO
A comunicação é o que nos faz existir. Sem comunicação somos seres inertes que ficam de braços cruzados esperando que o mundo se mova e se molde ao nosso modo de vida. O conhecimento é uma arma fundamental para adquirirmos o dom da comunicação. Tudo o que fazemos é o que teremos como consequência, cabe a cada um a decisão da inércia ou do aprendizado.
A MAGIA DA COMUNICAÇÃO
O que é comunicação? O que é utilizar corretamente ela? Como se adquire? É um dom? Enfim, essas são as perguntas básicas que o livro de Lair Ribeiro responde. Para começar, o autor confirma que em certos casos a comunicação é tratada como um dom, mas isso não impede ninguém de aprendê-la. Para que um indivíduo conquiste o dom da comunicação é necessário prática, paciência e persistência. Sabe aquela história de ficar isolado em um canto desmerecendo a si mesmo? Este não é um ponto positivo para a comunicação. Para ser um bom comunicador é necessário que se acredite em si mesmo, que sua confiança o faça acreditar que você pode fazer a diferença, e que irá fazer independente se com palavras grandiosas ou com atitudes pequenas, mas fará.
Aquele que não consegue usufruir de seu próprio conhecimento para uma melhor comunicação, não terá êxito em sua busca por ela. De que adianta uma mente brilhante, exalando conhecimento, sendo que o indivíduo não o usa corretamente? Isso mesmo, não adianta. A comunicação é manipular o outro indivíduo, e obviamente para isso, você precisa de conhecimento (e fazer bom uso dele). Uma pessoa influente é aquela que adequa seu tom de voz, suas palavras, seus gestos e sua postura ao ambiente, de modo que agrade as pessoas a sua volta. Uma técnica extremamente útil é o olho no olho. Bom, é claro que olho no olho transmite mais confiança, mas já pensou usar de tal técnica para “ler” a mente da outra pessoa? Como? Um breve exemplo dado no livro é “olhar para cima à esquerda, significa recordar memórias visuais”. Algumas outras técnicas são relatadas no livro, e então voltamos ao início: “prática, paciência e persistência”. Isso nos retira da nossa zona de conforto, nos causa confusão, e confusão resulta em conhecimento. Ninguém deve se contentar com o conhecimento que possui, devemos sempre buscar novos conhecimentos e valorizá-los, pois este conhecimento nos tornará mais completos no que atuarmos. Bem, um ambiente em que já estamos familiarizados é mais fácil de nos comunicarmos, mas e quanto aos ambientes novos? Simples, devemos sempre observar com cautela todo o ambiente, pois se adentrarmos em um ambiente novo e já começarmos gesticulando, com certeza iremos cometer equívocos em nossa comunicação.
...