A METODOLOGIA CIENTIFICA
Por: Eliany Silvestre • 21/11/2022 • Trabalho acadêmico • 730 Palavras (3 Páginas) • 117 Visualizações
UNIJORGE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
ELIANY TEIXEIRA SILVESTRE
Metodologia Científica.
AVA 01.
Salvador – Bahia
2022
Nos dias atuais é muito conhecido um ditado popular que se diz “seu conhecimento ninguém tira”. Creio que seja realmente um ditado verídico pois é impossível alguém tirar o conhecimento de outra pessoa, o que acontece é agregarmos cada dia mais conhecimentos diferentes e compartilharmos esses conhecimentos. O conhecimento nada mais é do que você saber sobre algo mas o nosso saber não aparece do nada, vem através de estudos, conversas, vivências, crenças, teorias, livros e atualmente a internet.
O conhecimento é dividido em quatro tipos: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o conhecimento religioso ou teológico. Todos eles de grande importância para a humanidade mas nenhum mais relevante que o outro ou mais correto que o outro. Todos tem seus pontos, com grandes diferenças e é por isso que os seres humanos devem saber todos os quatro tipos de conhecimentos, até para que haja uma troca de conhecimento adequada entre as pessoas.
O conhecimento popular ou senso comum é aquele que não tem nenhuma comprovação a não ser as experiências ou crenças, que diferencia de pessoa para pessoa. Esse tipo de conhecimento não tem explicação mas é seguido pois as pessoas acreditam que esse saber também é válido para elas. Um exemplo desse tipo de conhecimento são as superstições que são passadas de geração em geração pelo simples fato das pessoas acreditarem que aquele conhecer popular é verdadeiro.
O conhecimento científico é bem diferente do popular já que é aquele conhecimento baseado em fatos analisados e em estudos comprovados e não em uma opinião de várias pessoas. Esse tipo de conhecimento é dito o mais certeiro e correto pois pode ser comprovado cientificamente mas devemos ter cuidado porque nenhuma verdade é absoluta, se houver o surgimento de novos fatos sobre um determinado assunto e esse fato for analisado e comprovado, essa será a nova verdade sobre o assunto estudado. Um exemplo desse tipo de conhecimento são as vacinas, recentemente passamos por uma pandemia de COVID 19 e o conhecimento científico foi muito utilizado já que para a criação das vacinas contra o vírus foi necessário muitos estudos, testes e comprovações da sua efetividade contra a doença.
O conhecimento filosófico, diferente do cientifico, não é baseado em fatos e sim em especulações do saber da mente humana. O conhecimento filosófico é repleto de teorias e essas não possuem a necessidade de testes ou validações para comprovar a sua realidade. Um exemplo desse tipo de conhecimento são as teorias e pensamentos dos filósofos que nunca foram comprovadas cientificamente.
O conhecimento religioso ou teológico tem sua base na fé religiosa e assim como o conhecimento filosófico não tem necessidade de comprovação científica para a verificação daquela verdade. Tem uma maior semelhança ao senso comum pois as pessoas acreditam naquilo que elas querem e em que elas nunca viram, isso é viver pela fé (acreditar naquilo que não se ver). Um exemplo desse conhecimento é a teoria de que Jesus, filho de Deus, morreu crucificado e ressuscitou ao terceiro dia e hoje vive no céu com Deus Pai ou a teoria do arrebatamento da Igreja de Cristo, todas elas teorias do cristianismo (um dos tipos de religiões).
...