A Maneira do Curso
Por: Anhanguera BDC • 25/6/2021 • Trabalho acadêmico • 2.389 Palavras (10 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Pólo: Barra do Corda – MA
Curso: Licenciatura em Educação Física
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Fundamentos do Movimento Humano; Metodologia do Ensino do Atletismo; Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Crescimento e Desenvolvimento Humano; Metodologia do Ensino da Ginástica.
GRUPO
Antônio Ítalo Aragão Soares - 2213686003
Eduardo Alves Sousa - 2174229403
Fábio Ribeiro da Silva - 2221716503
Flávio Augusto de Andrade da Silva - 2174218703
Francisco de Assis Silva da Costa - 2235203803
Matheus Nicasio Ferreira - 2245314003
Witalo Lima de Paiva - 2242499003
IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS DA DANÇA E DOS ESPORTES.
Barra do Corda – MA
2020
GRUPO
Antônio Ítalo Aragão Soares - 2213686003
Eduardo Alves Sousa - 2174229403
Fábio Ribeiro da Silva - 2221716503
Flávio Augusto de Andrade da Silva - 2174218703
Francisco de Assis Silva da Costa - 2235203803
Matheus Nicasio Ferreira - 2245314003
Witalo Lima de Paiva - 2242499003
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO – PTG
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Anhanguera, Centro de Educação a Distância, como requisito para obtenção de nota.
Professores:
Anderson Nascimento Guimarães;
Jorge Luiz Vargas Prudêncio de Barros Pires;
Eloise Werle de Almeida;
Alessandra Beggiato Porto;
Luana Cristine Franzini de Conti
Barra do corda – MA
2020
1 INTRODUÇÃO
O período da segunda infância, no qual compreende as faixas etárias de três aos seis anos, é conhecida como uma fase de grandes mudanças. A partir do momento em que as crianças tornam-se independentes no controle de seu esquema corporal, elas começam a compreender melhor e à atender as suas necessidades pessoais, dessa forma, elas alcançam uma maior percepção de suas competências e de sua independência. Neste mesmo período, existe um processo de integração progressiva no plano social.
A dança é um âmbito de extrema importância, tendo em vista que possui uma linguagem simbólica que se utiliza de todos os âmbitos do ser humano (afetivos, físicos e cognitivos). Essa integração acontece pois, ao dançar o corpo está em atividade e dessa forma possibilita a comunicação entre pensamentos e de sentimentos.
A pratica de esportes e dança para crianças deve gerar, antes de tudo, um hábito saudável, desenvolvimento e diversão. Dessa forma devem ser priorizadas ações que viabilizem a prática continua de esportes e dança dentro desse eixo norteado tríplice. Se no cotidiano dessa prática houver a aptidão esportiva ou pra dança, deve-se rever o processo de ensino e aprendizagem nesse sentido.
É importante ressaltar que o esporte favorece os aspectos sociais, mas, deve ser trabalhado corretamente pelo educador físico, ou seja, deve ser abordado em sua perspectiva pedagógica onde será tratado em seus aspectos conceituais e práticos, de modo que, seja favorecido um exercício crítico, criativo e funcional em que todos se sentem à vontade para participar e a partir disso, serão percebidos os talentos natos para os quais a rotina de atividades poderá ser readaptada.
A especialização das habilidades motoras deve buscar integrar crianças que já se identificam com o esporte ou a dança, não deve ser imposta criando uma rotina condicionada, mas, deve ser direcionada de acordo com a aptidão da criança para uma ou outra modalidade esportiva ou da dança.
Observando essas premissas, o objetivo desse trabalho foi analisar a perspectiva do trabalho do educador físico em relação a especialização motora da dança e dos esportes. Nesse sentido, foi realizada a leitura das obras sugeridas e a partir delas, desenvolveu-se os textos como foco na inserção da dança no contexto da aprendizagem e a prática de esportes na infância, bem como, respondendo à situação problema apresentada.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Importância do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras especializadas da dança e dos esportes
O aperfeiçoamento das habilidades motores surge como uma consequência dos diversos momentos estimulantes que podem ser oportunizados à criança, visto que entende-se que, se a estimulação ocorrer desde o início da infância, há mais chances dessa criança conquistar novos comportamentos cognitivos, sociais e motores. As habilidades motores essenciais à criança advêm de um conjunto de fatores que estão inter-relacionados e influenciam o desenvolvimento motriz da criança, podendo ser citados o contexto de ensino, as condições sociais e culturas, experiências vividas e a maturação passadas.
Promover à criança um espaço propício para a aprendizagem de novos comportamentos e desenvolvimento de habilidades motoras é fundamental para que obtenha um desenvolvimento global satisfatório. As habilidades motoras trazem consigo um padrão específico e elementos bastante comuns entre si, formando uma base motora para o desenvolvimento de outros movimentos cada vez mais específicos em cada habilidade que o movimento exija, como nas atividades de dança e esporte (COSTA, 2018).
A criança deve estar inserida em um contexto de oportunidades reais para desenvolver uma proficiência básica no desempenho de suas habilidades motoras mais importantes. O fracasso na conquista dessa eficiência básica possibilita uma inibição do desenvolvimento de movimentos mais especializados que são aplicados em situações como jogos, esportes e dança. Além disso, a baixa ou nenhuma eficiência resulta em um engajamento pobre em exercícios físicos na fase adulta do desenvolvimento adulta, bem como pouco desempenho motor em outras habilidades.
...