A Mecanização nas Organizações
Por: kamilaventura • 29/4/2019 • Resenha • 254 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
A mecanização nas organizações evidencia-se que o trabalho é mecânico e repetitivo, como se fosse um ciclo vicioso regido a partir de uma burocracia, ou seja, organizar e operar todo o processo de funcionamento das suas atividades de maneira predeterminada e planejada, com a justificativa de que através dessa forma são mais eficientes e eficazes.
O comportamento maquinal das pessoas diante daquilo que é estipulado e cronometrado, por exemplo, seja do momento em que você acorda a hora estimada para chegar ao local de trabalho, as atividades que deveram ser desempenhadas, a hora certa de descanso, o retorno até que dê a hora de ir embora ou até que seu trabalho termine.
Predomina-se uma verdade absoluta como regra em razão ao seu tempo, acabamos nos comportando como uma máquina seja no modo de pensar e de agir. Assim anulamos qualquer perspectiva humana em razão a vontade de alguma mudança e inovação, isso porque cada vez mais estamos submissos para obtenção da garantia de eficiência, e porque acredita-se que nada mais importa a não ser aquilo que foi proposto a ser seguido.
Em determinados setores o ideal é uma organização mais flexível, que estimule os funcionários, fazendo eles se sentirem importantes e satisfeitos, para que eles possam produzir cada vez mais, com mais inteligência e melhor. Nesse tipo de organização é mais fácil superar os objetivos da empresa.
No entanto, essa mecanização tem muitas desvantagens, principalmente no mundo corporativo atual, onde é necessário estar sempre mudando e se encaixando para se manter no mercado que é extremamente competitivo.
...