A Metodologia do Trabalho científico
Por: Douglas Santos Alves • 16/6/2018 • Resenha • 703 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERCIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ESTUDO CIENTIFICO
DOCENTE: GABRIELA TAVARES DOS SANTOS
DISCENTE: DIOGO ALVES GUIMARAES
SEVERINO, Antônio Joaquim. Universidade, ciência e formação acadêmica. In: Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 100-126.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Antônio Joaquim Severino é brasileiro. Graduou-se em filosofia pela Universidade Católica de Louvain na Bélgica em 1964. Na PUCSP apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1972. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação \u2013 GRUPEFE .
Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação.
O autor foca o seu texto na importância do método cientifico, diz que para ser algo cientifico é preciso utilizar um método, que é todo um conjunto de procedimentos que o pesquisador precisa usar no estudo, e à vários tipos de métodos para cada técnica de pesquisa. O método vai depender da teoria e dos dados empíricos que será baseada a pesquisa ou bases epistemológicas. Severino (2007), ressalta que a ciência tem vários meios e processos de se chegar as respostas que devem ser seguidas como a observação, causa de fenômenos, criação de hipótese, teste da hipótese para se tornar uma lei depois uma teoria e por fim um sistema.
O método é experimental/matemático, experimental parte de uma partícula para um todo e o matemático parte do geral para algo mais especifico do conhecimento, os dois vão dar base a uma hipótese, essas são as bases do sucesso do homem em dominar a natureza, semelhante a ciência por traz da revolução industrial. Inicialmente apenas existiam as ciências da natureza, mas notando-se, por parte dos cientistas, a complexidade do homem e suas interações sociais cria-se as ciências sociais. Severino (2007), indaga no seu texto, que a ciência para ter apoio precisa admitir verdades universais com isso vem os paradigmas e paradigmas epistemológicos que trata das várias probabilidades de entender a relação sujeito/objeto. A viagem na ciência e suas ramificações vai desde a apresentação de determinado conceito, a cuidadosos detalhamentos
...