A Natureza Humana Conhecimento e Saber
Por: aristeumorais • 14/5/2017 • Trabalho acadêmico • 650 Palavras (3 Páginas) • 1.087 Visualizações
FACULDADE 2 DE JULHO
CURSO ADMINISTRAÇÃO
ARISTEU RABELO ALMEIDA DE MORAIS
RESUMO
Salvador-Ba.
2017.1
ARISTEU RABELO ALMEIDA DE MORAIS
RESUMO
Resumo do texto, Natureza Humana Conhecimento e Saber, apresentado na disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico, Professora Maria Durvalina Cerqueira Santos, do curso de Administração 1º semestre, turno noturno, avaliação parcial da disciplina.
Salvador-Ba.
2017.1
BARROS, Aidil; LEHFELD Neide Aparecida. Fundamentos de Metodologia Científica: Um guia para a Iniciação Científica. 2 ed. ampl.. São Paulo: Makron Books, 2000. p. 29-39.
Conforme o texto o conhecimento é caracterizado por dois processos: a percepção e o mundo sensorial; e esclarece que conhecimento humano é formado por processos interiores e exteriores de disposições de experiências, onde estas interagem compondo o conhecimento como um todo, podendo ser definido como a manifestação da consciência-de-conhecer e é nela que ocorrem as relações de sensação, percepção e conhecimento.
Desde a criação do mundo, o “homem” se diferencia das outras espécies: ele pode pensar e sentir. Partindo desse pressuposto, o homem é um ser cognitivo, um ser que buscará no ambiente em que vive as respostas para os seus questionamentos sensíveis e meta-sensíveis, agregando assim mais conhecimento e sabedoria. E portanto, desenvolvendo a sua maneira de pensar e sua postura perante a sociedade, dando formação à sua natureza humana.
O homem começa a adquirir conhecimento desde o ato de “nascer”. Naquele singular momento, tem-se início o despertar para o mundo exterior, o homem vive. Por conseguinte, ele começa a ter experiências, a ter aprendizado.
Diante dessas observações, iremos descrever alguns tipos de conhecimento:
O conhecimento sensível ou vulgar, é também chamado de empírico, é um saber importante na vida humana, pois adquirimos sem nos darmos conta, é aprendido no dia a dia do homem, não há forma, não há padrão. Podemos citar como características desse nível de conhecimento a sensibilidade, a superficialidade, o subjetivismo, e podendo variar o entendimento entre pessoas ou grupos, sem métodos, sujeito a ilusões e crenças. O conhecimento sensível ou vulgar não é crítico, não há coerência.
Já o conhecimento meta-sensível ou filosófico chega para questionar o senso comum.
...