A PERCEPÇÃO VISUAL
Por: geividy • 29/10/2018 • Projeto de pesquisa • 326 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
PERCEPÇÃO
(AO 1990: percepção ou perceção) é, em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
A sensibilidade das pessoas muda de acordo com o seu estado psicológico comportamental, ou seja, durante a gravidez e terceira idade. Essas pessoas veem de forma diferente as cores, cheiro e gosto. Em relação a atenção, percepção e tomada de consciência, foi verificado num experimento em comum que as pessoas frequentemente percebem sem atentar ou tomar consciência, um exemplo disso é um motorista que dirige com frequência, ele vai de um lugar ao outro sem recorrer a lembrança do trajeto, é como se o piloto automático estivesse ligado.
PERCEPÇÃO VISUAL
A visão é a percepção de raios luminosos pelo sistema visual. Esta é a forma de percepção mais estudada pela psicologia da percepção. A maioria dos princípios gerais da percepção foram desenvolvidos a partir de teorias especificamente elaboradas para a percepção visual. Todos os princípios da percepção citados acima, embora possam ser extrapolados a outras formas de percepção, fazem muito mais sentido em relação à percepção visual. Por exemplo, o princípio do fechamento (ver figura ao lado) é melhor compreendido em relação a imagens do que a outras formas de percepção.
A percepção visual compreende, entre outras coisas:
- Percepção de formas;
- Percepção de relações espaciais, como profundidade. Relacionado à percepção espacial;
- Percepção de cores;
- Percepção de intensidade luminosa.
- Percepção de movimentos
Matéria: Processos Psicológicos Básicos I
Turma: Psicologia Noturno
Discentes: Geividy Viana Campos
...