A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Por: Vinícius Hyannael • 27/5/2022 • Artigo • 4.989 Palavras (20 Páginas) • 140 Visualizações
INTROUÇÃO Á PESQUISA: PESQUISA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Ilecir Mocelin Leite¹
Priscila Aparecida de Oliveira
Tânia Regina Gonçalves
Vinícius Hyannael Gomes
Ana Paula Martins Flores²
RESUMO
O pensamento científico já acompanha a humanidade desde muito tempo e em diversos períodos auxiliou a humanidade em processos de reorganização social. Em um momento de transformação pelo qual a sociedade tem passado em prol da adaptação à quarta revolução industrial, onde a relevância das informações se tornou fator de importância, é necessário compreender o que este momento exige de cada um como ser racional, pois cada transformação social acaba por impactar na forma de pensar dos seres humanos. É preciso analisar alguns fatores que se relacionam com este momento de forma crítica para que a organização em sociedade não se torne mais caótica. No presente trabalho acadêmico, abordar-se-á alguns fatores que se relacionam com o tema proposto de forma a promover uma melhor compreensão do mesmo, uma vez que todo processo de pesquisa visa uma melhor compreensão crítico-analítica de determinado tema, neste caso uma melhor compreensão dos efeitos que tal revolução pode causar nos campos do conhecimento. A metodologia de pesquisa foi a bibliográfica, de modo qualitativo.
Palavras-chave: Compreender. Racionalidade. Sociedade.
1. INTRODUÇÃO
Em meio às transformações naturais e socioeconômicas que a humanidade enfrenta, a sociedade passou a se preocupar com a qualidade das informações, a urgência da exatidão dos fatos e as melhores formas de alcançar um resultado, uma vez que a tecnologia se desdobra em inovações para proporcionar qualidade de vida e também respostas para as pessoas.
É neste cenário que a importância da pesquisa se torna relevante, pois a globalização, sendo resultado de avanços tecnológicos que proporcionam o fácil acesso as informações dispostas em diversos meios de comunicação em tempo real e sem fronteiras, acaba por gerar informações distorcidas, mal interpretadas, ou ainda, mal testadas.
Durante o processo de evolução da capacidade humana de pensar, o homem se deparou com a necessidade de satisfação do saber, a partir desta questão, ele passa a questionar e testar a relevância das coisas com as quais se relaciona. Este mesmo processo permeia a vida social ainda nos dias de hoje, quando as necessidades humanas fazem surgir novas tecnologias que devem ser colocadas à prova, justamente, para assim como no início, verificar a relevância através da pesquisa, que para Cervo (2002, p.63), diz que: “é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos."
Nos dias atuais o que facilita este processo são os recursos disponíveis, entretanto, o fato de que estes mesmos recursos oferecerem um grande leque de possibilidades das formas de extração das informações, acabam por dificultar o processo, pois podem ocorrer distorções no processo e toda pesquisa perder sua relevância, ou ainda promover resultados totalmente contrários do esperado.
Segundo Oliveira (2002, p.117), “a pesquisa tem por objetivo estabelecer uma série de compreensões no sentido de descobrir respostas para as indagações e questões que existem em todos os ramos do conhecimento”. De acordo com o exposto por Oliveira (2002), a pesquisa se relaciona com qualquer área do conhecimento, de forma a testar as teorias.
No campo profissional, os professores são responsáveis pela promoção do senso de pesquisa, uma vez que eles têm como objetivo, incentivar seus alunos a se voltarem para os conteúdos com um pensamento mais crítico para que os estudantes não formem seus respectivos pensamentos baseados em outras fontes que não sejam exatos. Sendo assim, a melhor forma de proporcionar um raciocínio é através da pesquisa.
É importante relembrar que o processo de pesquisar não se torna apenas restrito aos alunos, pelo contrário, para que os professores possam abordar os temas em sala de aula com o intuito de promover a produção do conhecimento eles também precisam estar atualizados com os assuntos que irão bordar para não orientarem aos seus alunos a fazer uma pesquisa mal fundamentada, pois desta forma, o resultado não será satisfatório.
No intuito de abordar todos os fatores mencionados anteriormente, o presente trabalho acadêmico pretende recorrer a fontes científicas, argumentos para explicar a importância da produção do conhecimento em sala de aula, tendo como objetivo principal compreender a problemática da melhor compreensão da relação entre o campo profissional da pedagogia com a produção de conhecimento.
Para uma melhor explicação do tema e da problemática propostos, recorrer-se-á objetivos mais específicos em forma de subtemas importantes relacionados: Como a humanidade alcançou o modelo de produção de conhecimento que se conhece nos dias de hoje? Quais as contribuições de Paulo Freire para o processo de aprendizagem no Brasil? Com os recursos disponíveis atualmente junto das necessidades de pesquisar, os educadores estão prontos para lidar com a chamada “educação 4.0”? De que forma o processo de pesquisa através do campo educacional pode colaborar com a organização e desenvolvimento da sociedade? Como um educador que rege processos de pesquisa deve se comportar? Interdisciplinaridade: o que é? E de que forma contribui para a pesquisa e produção do conhecimento?
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O ato de pesquisar se relaciona com a produção de conhecimento, justamente pelo fato de ao pesquisar determinado assunto, o pesquisador precisa recorrer à ferramentas e teorias não explorados por ele anteriormente, ou então não explorado de forma processual de pesquisa, pois este processo se volta para certas metodologias.
Nesta perspectiva, para Pádua (1996, p. 29):
Pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e oriente-nos em nossas ações.
Conforme afirmado por Ander-Egg, Marconi e Lakatos (1978) trata-se de algo sistemático, uma pesquisa no sentido acadêmico, por exemplo, não se pode pesquisar algo em uma fonte não confiável, na internet. Atualmente, existem várias fontes disponíveis, mas nem todas são confiáveis.
A pesquisa é um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos em dadas relações ou leis, em qualquer campo de conhecimento. As pesquisas, portanto, são um procedimento formal, com métodos reflexivos que requer um tratamento científico e se constrói no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. (ANDER-EGG; MARCONI E LAKATOS 1978, p. 28).
...