A Padronização do produto
Por: Beatriz Dias • 17/12/2015 • Seminário • 855 Palavras (4 Páginas) • 488 Visualizações
5 PADRONIZAÇÃO DO PRODUTO
5.1. Padronização
Diante do cenário mercadológico que vivenciamos nos dias atuais, onde os consumidores estão cada vez mais exigindo qualidade nos produtos e na prestação de serviços, cresce nas empresas a preocupação não só em manter, mas em incrementar processos e métodos que remetam agilidade e segurança na hora de satisfazer as necessidades desses clientes. Surge assim, a necessidade mudança na busca de encontrar a melhor maneira para realizar as suas operações e produzir os produtos ou serviços de forma mais eficiente e eficaz. Desta forma, as organizações devem enxergar a padronização como uma ferramenta que trará benefícios, redução de custos e prazos, satisfação do cliente e, sobretudo, a tão exigida qualidade.
A ambev sempre investe constantemente em inovação aumentando a diversidade e de produto o mercado nacional e entrega ao consumidor opções e embalagens e líquidos alinhados ao seu valor expectativa e habito e consumo. Além de desenvolver novas embalagens adequadas as diversas ocasiões de consumo a Ambev vêm lançando liquido inovadores e marcas internacionais para atender ao publico premium.
Conforme Meegen (2002) na busca da qualidade, a padronização é uma ferramenta gerencial que possibilita a transmissão de informações e dos conhecimentos adquiridos. Através da utilização contínua de padrões estabelecidos, ela assegura a performance dos sistemas produtivos, seus processos e operações, permitindo uma maior produtividade e qualidade. Destaque-se, também, que a padronização é uma atividade dinâmica, pois com a implementação de melhorias, contribui para o progresso de um sistema através do aperfeiçoamento dos padrões.
5.2. Classificação dos Sistemas De Produção
A classificação dos sistemas produtivos tem por finalidade facilitar o entendimento das características inerentes a cada sistema de produção e sua relação com a complexidade das atividades de planejamento e controle destes sistemas. Diante as várias formas de classificar os sistemas, Tubino (1997, p.27), discute de maneira mais ampla as classificações dos sistemas de produção, identifica o critério que serve de base para três delas:
- Pelo grau de padronização dos produtos;
- Pelo tipo de operação que sofrem os produtos;
- Pela natureza do produto.
Esses sistemas podem ser classificados como sistemas que produzem produtos padronizados e, produtos sob medidas.
Produtos padronizados são aqueles bens ou serviços que apresentam alto grau de uniformidade, conforme Moreira (1998, p.8) define. São produzidos em grande escala, onde os clientes encontram a sua disposição no mercado, seus sistemas produtivos podem ser organizados de forma a padronizar mais facilmente os recursos produtivos (máquinas, homens e materiais) e os métodos de trabalho e controles, contribuindo para uma maior eficiência do sistema, com consequente redução dos custos. Na Ambev todos os produtos têm uma padronização única, embalados com o mesmo material mudando apenas as logomarcas.
Os produtos sob medida são bens ou serviços customizados/personalizados para um cliente em específico. Neste caso, o sistema produtivo espera a manifestação dos clientes para definir os produtos. Devido ao fato do prazo de entrega ser um fator determinante no atendimento ao cliente, os sistemas que trabalham sob encomenda possuem normalmente grande capacidade ociosa, e dificuldade em padronizar os métodos de trabalho e os recursos produtivos, gerando produtos mais caros do que os padronizados. A automação dos processos é menos aplicável visto que a quantidade produzida não justifica os investimentos. Como foi analisado na empresa Ambev ,ela não trabalha com produtos personalizados ou seja com uma demanda para apenas um cliente ela segue um padrão imposto pela própria produção, podendo abrir exceção em épocas sazonais, Ex : São João e Campina Grande onde pode ser personalizado o produto final.
...