A Polícia Comunitária Forum
Por: Ana Borges • 18/11/2016 • Resenha • 638 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
Conceito de Polícia Comunitária
A proposta conceitual de polícia comunitária compreende uma nova ideologia de segurança pública, sendo que para alguns estudiosos, seria uma filosofia de polícia e para outros, uma estratégia organizacional. Dessa forma, entendendo que tanto é filosofia de polícia como estratégia organizacional. Segundo Trojanowics (1994) assertiva ser estratégia e filosofia:
“É filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área p.04.”
Essa nova parceria resulta em avanço para a interação entre polícia e população a respeito de questões relacionadas à segurança e ao crime, e a criação de um espaço de participação da comunidade na criação de estratégias de prevenção e controle do crime e da violência também são outros importantes objetivos buscados com essa nova maneira de agir da polícia.
Atividades
- Diferenças entre a Polícia Tradicional e a Polícia Comunitária
A Polícia Comunitária aduz em diferentes e novas formas de gestão das organizações policiais tradicionais. Isso decorre da natural necessidade de descentralização e deslocamento do comando e controle para uma posição mais aproximada da comunidade e de maior margem de ação (autoridade para a solução de problemas) dos policiais de linha. As práticas de gestão dessas organizações buscam novas maneiras de incentivar policiais de todos os níveis a se comprometerem seriamente com os programas de polícia comunitária em suas organizações.
De um modo bem sucinto, a Polícia no modelo tradicional concentra seus esforços direcionados para a aplicação da lei e o combate ao crime como funções principais, ao passo que a polícia comunitária pressupõe uma expansão do mandato policial para contemplar, ainda, redução do medo do crime e manutenção da ordem local.
- Características da Polícia Comunitária
Segundo Trojanowicz (1994) são características essenciais de Policia Comunitária: atribuir ao policiamento um serviço completo, preventivo e repressivo, envolvendo diretamente a comunidade como parceira no processo de identificação, priorização e resolução de problemas; aproximação pessoal de polícia e comunidade, a ponto de policiais e residentes da comunidade se conhecerem e se tratarem pelo nome; característica repressiva no momento em que os policiais comunitários atendem as chamadas de serviço e realizam as prisões como qualquer outro policial, além de resolverem problemas da sociedade; aproximação de policiais que patrulham as comunidades a pé, de bicicletas, a cavalo, de motocicletas, etc; alocação contínua de rondas, a fim de proporcionar em rotina a parceria com a comunidade criando assim a personalização; descentralização promovendo a autonomia de agir do policial no seu ponto de atuação; prevenção visando atenção especial na precaução de problemas antes que ocorram ou se agravem; parceria para encorajar a associação entre pessoas da comunidade e policiais com respeito e apoio mútuo; foco na aferição de resultados mais qualitativos que quantitativos.
...