A Previdência Social
Por: Gabriel Bernuzzi • 9/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 107 Visualizações
Até 1930 (economia agroexportadora)
-economia produção e exportação de poucos produtos primarios(descaque para o ciclo do café)
-modelo de desento voltado pra fora
problemas: vulnerabilidade, concentração de renda, ciclicidade dos preços das exportações, deterioração dos termos de troca
mecanismos utilizados: desvalorização cambial(mascarava os indicios do mercado provocando tendencia a superprodução)- socialização das perdas, pois inflacionava os produtos importados) e politica de estocagem (acentuava a tendenca a superproduçaõ, pois tbm escondia os sianis de mercado, baixa previsibilidadde para controle de investimentos. essa politica tbm aumentava a concorrencia internacional para o café)
crise dos anos 30
forçou o brasil a repensar o modelo agroexportador trazendo a necessidade de se industrializar para superar os constrangimentos externos e o subdesenvolvimento. A industrialização passa a ser prioridade da politica economica.
Teoria dos choques adversos - conforme haviam crises internacionais e alta de preços para importar, o setor nacional era impolsionado a produzir internamente para tentar suprir a demanda
Industriaização induzida por exportações - impulso a industrialização é dado na abundancia financeira nas altas de exportações do café.
Portanto, ocorria expansão industrial nas duas teorias, ora investindo em capacidade produtiva(quando se tinha divisas para importar máquinas) , ora se utilizando dessa capacidade para produzir ( quando as importações estavam com preço elevado e o mercado interno produzia para suprir essa falta).
Verificar palavras chave e estuda-las.
___________________________________________________________________________
Processo de subst. de importações (1930 - 1960)
Visa alcançar o desenvolvimento e autonomia com base na industrialização. No processo a industria vai se diversivicando diminuindo as necessidades de importação em relação ao abastecimento domestico
crise dos anos 30 desencadeada pela quebra dos EUA e sua repercussão internacional, fazendo com que houvese uma alta queda na demanda/preço do café. Ela tm trouxe uma reversão no fluxos de capital(dec 20: aundancia financeira capital externo/ dec 30: inverso disso)
Década de 30 era tida como a do deslocamento do centro dinâmico da economia brasileira.(elemento essencial do nivel de renda rasileira passa ser atividade voltada ao mercado interno)
a crise não foi tão acentuada no Brasil como nos Eua devido as polticas adotadas:1- Manuntençãod a renda 2- Deslocamento da demanda
1-reforçoda politica de defesa do café, queimas de café(crédito e emissão de moeda, garantindo um preço minimo e manuntenção do efeito multiplicador do setor cafeeiro na economia)
2- o que entrava de moeda estrangeira tinha sua utilização regulada no pai. fortalecimento dos produtos naciionais devido a dificuldade de importação(produtos nacionais sustituindo produtos de fora para atender a demanda)
portanto a demanda mantida pelas politicas de estoque e queima de café passou a ser deslocada de produtos internacionais para produtos naciionais, entre eles, muitos produtos industtrializados.
O café passa a declinar e estagnar a produção enquanto a industria possui um crescimento sustentado
Industrialização por subst. De importações. Caracteristicas:
Industrialização fechada- incentivo a produção interna para o consumo interno, protecionismo
- Estrangulamento externo: escassez de divisas devido a crise cambial
- Novo estrangulamento externo devido ao crescimento da demanda
- -ciclico
Esses estrangulamentos funcionavam como estimulos e limites ao investimento industrial
Daí vem a industrialização por etapas pois, a medida que um setor crescia, os elementos que antes eram importados para compor a cadeia, passam a receber atenção para serem produzidos internamente.
Mecanismos de proteção:
Desvalorização real do câmbio – aumento do preço dos produtos importados frente aos nacionais, contudo tbm aumenta-se o preço da materia prima importada. Mas observa-se effeitos posiviso sobre o setor exportador. Principais peças da politica de Getulio para sair da crise cambial de 30.
Controle de cambio- tbm feito para diminuir importaões para proteger a industria nacional. Problema de corrupção para obtenção de licenças.
Taxas multiplas de cambio – uma taxa diferente para cada mercado
Elevação das tarifas aduaneiras – mexe-se nas tarifas de importação simplesmente. E não no cambio
Dificuldades de implementação do PSI:
Tendencia ao desequilibrio externo – elevada demanda por importações, politica cambial e industria sem competitividade
Aumento da participação do Estado
Aumento da concentração de Renda – exodo rutal(legislação trabalhsta só para a popoulação urbana) e desincentivo a agricultura. Ou seja, exedente de mao de obra>baixos salarios x protecionismo e altas margens de lucro para os detentores de capital
- Carater da insduatrialização não permitia grande geração de emprego no setor urbano
Critica: baixa eficiencia das industrias, pois estas se aproveitavam dos mecanismos de proteção para extender o periodo de lucros sem uma pressão de concorrencia.
Escassez de fontes de financiamento – devido a isso ocorreram consequencias como o endividamento externo.
papel da agricultura na industrialização: transferencia de mao de obra, fornecimento de materias primas e abastecimento das cidades(só possivel com o aumento de produtividade por trabalhador), transferencia de capital,GERAÇÂO DE DIVISAS(mantidas através da exportação... compras de maquinas e equipamentos necessarios a industrialização), mercado consumidor.
...