A Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Por: Alexia.al • 22/5/2016 • Relatório de pesquisa • 288 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Introdução
Atualmente, muitas empresas estão tomando providências para diminuir a agressão ao meio ambiente. Como, por exemplo, a diminuição das folhas impressas.
Também observei que na minha cidade, vejo que já existem muitas ciclovias nas ruas (e muitas estão sendo “construídas” ainda), incentivando os cidadãos a utilizarem mais bicicleta do que automóveis, diminuindo assim, a poluição.
Hoje, já contamos com mais três milhões de postos de empregos verdes, com destaque para as seguintes áreas: agroecologia, proteção de áreas de conservação, biocombustíveis e construção civil, usando nesse último caso a eficiência energética em prédios residenciais e industriais, com construções mais inteligentes que consomem no ato produtivo menos energia, água e materiais.
Desenvolvimento
Essas atividades necessariamente passam pela descarbonização da atividade econômica. Dentre essas, destacam-se: a agricultura orgânica (com o desenvolvimento de compostagens e adubação orgânicas – transformação de resíduos em húmus), o turismo ecológico e de aventura (englobando patrimônios culturais e as belezas naturais), a reciclagem de resíduos (com a normalização dos catadores de materiais e criação de cooperativas), o setor de energia solar, atividades de apoio à produção e manejo florestal, geração e distribuição de energias renováveis, saneamento, gestão de resíduos, processamento e distribuição de gás natural, atividades paisagísticas, caça e pesca, horticultura e floricultura.
Outro setor responsável pela geração de vagas no mercado de trabalho é o do cultivo da cana de açúcar para produção de etanol; resguardando, os impactos negativos sobre o meio ambiente, tais como a exaustão dos solos, degradação das matas, assoreamento e a poluição dos rios.
Considerações Finais
De toda sorte, os empregos verdes em uma economia de baixo carbono se insere na perspectiva de que é possível ainda salvar o planeta da agressão produtiva típica das economias modernas que anseiam a qualquer custo obterem elevadas taxas de crescimento econômico.
Referências Bibliográficas
http://www.ideiasustentavel.com.br
http://www.istoe.com.br
http://www.terceirosetoronline.com.br
...