A Rotação de Culturas e Manejos
Por: Cristina Rocha • 8/3/2018 • Trabalho acadêmico • 3.265 Palavras (14 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA; ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES; ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS; PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.
ANA LUCIA DA SILVA MENDES – RA 2850140569
CRISTINA ROCHA – RA 2810791170
IVANILDE DOS SANTOS – RA 2865912343
SANDRA DE CARVALHO MARTINS – RA 2849216112
TACILA BUZATO – RA 1709999747
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TUTOR ON LINE: ANDRÉ XAVIER
AMERICANA – NOVEMBRO / 2017
Sumário
Introdução 3
Planejamento Agrícola 4
Compra de insumos Agrícolas 4
Sementes 4
Defensivos 4
Fertilizantes 4
Preparo 5
Semeadura 5
Rotação de Culturas e Manejos 5
Cronograma 5
Informações para o Ciclo da Soja e Milho 8
Projeção A – 100% Mão de Obra Própria 8
Projeção B – 70% Mão de Obra Própria e 30% Mão de Obra de Terceiro 9
Funções desempenhadas pelos trabalhadores 10
Sistema indicado para PCP 10
Demonstração do Resultado do exercício DRE 13
Receita financeira 14
Conclusão 15
Referência Bibliográfica 16
Introdução
O ciclo de produção se inicia no planejamento estratégico com base no cenário nacional e internacional de commodities agrícolas atuais e futuras. As definições estratégicas norteiam a elaboração do planejamento agrícola de cada ano, no qual são definidos todos os insumos necessários para a safra, dentro das peculiaridades de cada cultura. Após a aquisição e entrega dos insumos nas Fazendas, dá-se o início da execução das operações agrícolas, como o preparo do solo, a semeadura, adubação, controle de pragas, doenças, plantas daninhas e colheita.
O fluxo dessas atividades ocorre durante todo o ano, principalmente nas Fazendas em que as condições climáticas permitem o cultivo da safra e da 2ª safra. Após a colheita, os produtos são beneficiados e armazenados nas próprias Unidades de Produção até a sua comercialização e seu transporte. O destino final das commodities agrícolas são os nossos clientes no mercado interno ou externo com alto padrão de qualidade. Todo o ciclo de produção, que compreende o planejamento agrícola até a entrega ao cliente, pode levar mais de dois anos.
Planejamento Agrícola
O planejamento agrícola é a etapa crucial do processo de produção agrícola e é idealizado com base em estudos detalhados do mercado de commodities atual e futuro, nas previsões climáticas e nos custos de produção. Nessa etapa, a equipe de planejamento agrícola realiza uma avaliação criteriosa dos fatores que interferem na produção e, com base em decisões técnicas, são planejados todos os insumos necessários para promover o desenvolvimento adequado de cada cultura, visando explorar o seu potencial produtivo com a qualidade exigida pelos nossos clientes. O planejamento agrícola é realizado com os técnicos das Fazendas no período de janeiro a março de cada ano, no qual são definidas as culturas, operações, fertilizantes, corretivos, defensivos, sementes e máquinas. O planejamento estratégico também permite uma análise de longo prazo e permite buscar oportunidades de mercado, oportunidades de compra de insumos e vendas de commodities.
Compra de insumos Agrícolas
Sementes
A definição das sementes para formação das nossas lavouras passa por desenvolvimentos Biotecnológicos (traits) e testes para comprovar a sua eficiência nas regiões onde estão localizadas as nossas fazendas. Negociamos com as principais sementeiras do país, visando à alta qualidade, ao alto vigor e à germinação. Para isso contamos com parceiros que possuem excelência no processo de produção, comercialização e pós-venda das sementes.
Defensivos
As compras de inseticidas, fungicidas e herbicidas são feitas diretamente com as grandes indústrias mundiais. Primamos pelo uso correto do posicionamento das aplicações dos defensivos agrícolas, sempre com recomendação dos nossos engenheiros agrônomos.
Nossas negociações ocorrem uma vez ao ano, e nelas, as áreas técnicas e de suprimentos, juntamente com os grandes players do mercado, discutem o melhor portfólio a ser usado visando à qualidade de produto, à eficiência no campo e ao melhor custo por hectare.
Fertilizantes
Sendo os fertilizantes um dos seus principais insumos agrícolas, a companhia mantém estreita relação com os principais players do mercado. Reuniões com fornecedores e participações em feiras e eventos são algumas das atividades que nos conectam ao mercado. Assim, mantemos um acompanhamento dos preços nas principais praças formadoras. A escolha dos pacotes de fertilizantes é realizada por uma equipe técnica de agrônomos, que com sua expertise define os pacotes nutricionais mais adequados. Entre os principais produtos adquiridos, estão superfosfato simples, cloreto de potássio e ureia.
Preparo
Preparar o solo para semear as culturas significa proporcionar as melhores condições para as plantas se desenvolverem e envolve a utilização de plantas de cobertura de solo, condições físicas adequadas, controle eficiente de erosões e infiltração de água, sistema de semeadura direta e fornecimento equilibrado de nutrientes.
Semeadura
O planejamento eficiente das variedades de cada cultura exige também um planejamento eficiente do sistema de semeadura. As culturas devem ser semeadas nas melhores épocas para cada cultivar, buscando obter o máximo potencial de cada cultura. Isso somente é alcançado com a qualificação constante da mão de obra e utilização de máquinas de alto desempenho operacional e qualidade da operação.
...