A Tecnologia e Sociologia - Estudo de Caso
Por: VitorEllius • 23/9/2021 • Trabalho acadêmico • 368 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
ESTUDO DE CASO DIRIGIDO – SOCIOLOGIA
TECNOLOGIA E FAMILIA
Questão 1:
De que maneira as novas tecnologias estão direcionando e formatando nossa vida? Reflita sobre sua experiência com a tecnologia e exemplifique.
A tecnologia cada vez mais, seguindo um aumento exponencial, vem se tornando um dos principais fatores para todo mundo no dia-a-dia. Praticamente todas as atividades realizadas precisam de um certo tipo de tecnologia envolvida e em relação a mim não é diferente. Meu trabalho, meus estudos, minhas mais variadas ações durante o dia são completamente dependentes da tecnologia.
Questão 2:
A tecnologia contribui mais para a nossa emancipação ou para a nossa dependência? Reflita sobre sua experiência, com a tecnologia, e exemplifique situações nas quais você tenha se tornado mais emancipado e, também, situações nas quais tenha se tornado mais dependente.
Acredito que existem os dois lados. A tecnologia nos permite pesquisar coisas online, por exemplo, dando o poder de buscar conhecimento de maneira fácil, rápida e dinâmica, toda via, essa mesma ação nos mostra a dependência dela para poder realizar esse ato. Um exemplo disso é a realização de consultas online em pesquisas diversas.
Questão 3:
A publicidade é apenas um meio de transmitir informação ou é capaz de determinar o que compramos? Relate, ao menos uma situação, na qual você se deixou influenciar e sua compra foi totalmente determinada pela propaganda.
A publicidade, de maneira muito bem aplicada, é sim capaz de determinar o que compramos. A capacidade de criar tendências em massa faz com que ter algum determinado item se torne quase que algo necessário. Um exemplo disso é o uso do óleo WD40, onde a propaganda conseguiu colocar ele como diferente de todas as outras opções.
Questão 4:
Estarão os problemas públicos se tornando males privados? Se, sim. Quais os riscos para a sociedade dessa ocorrência?
Sim. Os riscos para a sociedade é gastar duas vezes (Estado e privado) para buscar um mesmo tipo de serviço, que teoricamente seria fornecido pelo estado, mas devido à incompetências, corrupções e esquemas, é necessário contratar por meios particulares, gerando um gasto maior e uma cultura de normalização da péssima administração pública.
Questão 5:
Há algo mais na vida além das compras?
Família, sentimentos e momentos. Coisas “orgânicas” que não podem ser compradas.
...