TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Clássica da Administração .

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

1.

Introdução

Nesta etapa da atividade iremos adquirir conhecimentos, conceitos e definições específicas da teoria clássica da administração, teoria da burocracia, teoria estruturalista, teoria das relações humanas e teoria comportamental, abordando suas características principais a fim de compreender as necessidades da época e o surgimento de cada teoria.

Iremos falar sobre as organizações mecanicistas e organizações flexíveis, e o surgimento das abordagens humanísticas, neoclássicas e estruturalistas da administração, procurando destacar os pontos mais importantes e as razões do surgimento e desenvolvimento dessas organizações.

1.1 Teoria Clássica da Administração

A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo criada pelo Frances Henry Fayol. Uma das características de Fayol era que o homem tivesse uma visão de mais econômico e fosse mais eficiente. E ele também dava importância desde a gerencia ate o comerciante e foi assim que Henry Fayol deu inicio á teoria clássica.

Para Fayol todas as empresas teriam 6 funções; técnica, comerciais, financeiras, contábil. Segurança e administração. E todas essas funções são chamadas de NÃO ADMINISTRATIVA ( não tem ligação diretas com a administração porque estão em todos os departamentos).

1.2 Teoria da Burocracia

A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 1940.

A burocracia dentro de uma empresa nada mais é do que ETAPAS, Max Weber desenvolver por que viu que havia uma necessidade para a organização de um todo porque só assim ele consegui realizar todas as tarefas dentro da empresa.

1.3 Teoria Estruturalista

Serve de ponte da clássica para á “Escolas ou teoria das relações humanas”.

Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações. Á teoria estruturalista mostra para todos diferentemente das teorias anteriores ela mostra como um sistema aberto, enfim a teoria estruturalista baseia-se no conceito de estrutura

Uma das origens da teoria é “A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber”.

1.4 Teoria das Relações Humanas

No entanto as relações cientificas e clássica de fayol foi incapazes de dar ênfase no trabalho do operário, o operario era visto como fator lucrativo.

As três principais características desses modelos são:

* O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.

* O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.

* Todos os homens possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com