A Teoria da Decisão e suas principais ferramentas
Por: IsabellePC87 • 11/12/2017 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1]
Isabelle Padilha Costa – 201610038878
PLAN. TRIBUTÁRIO, ORÇAMENTO E CONTROLE
TEORIA DA DECISÃO E SUAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS
A tomada de decisão em determinados cenários é um processo comum nas organizações, no qual implica o conhecimento prévio das condições em seu ambiente. Se cada pessoa que participa conscientemente, tomando decisões racionais, consequentemente os gestores se tornaram mais analíticos e com isso buscaram boas avaliações futuras advindas dessas decisões.
Atualmente uma das principais ferramentas é a tecnologia que avança para soluções de problemas no dia a dia, no qual se torna a chave para estratégias e decisões mais assertivas, essas decisões estratégicas são traçadas pela presidência, diretoria ou acionistas de uma organização, onde é definida a visão, missão, orientação externa, objetivos gerais e de longo prazo. O uso da tecnologia aperfeiçoou a maneira de como coletar e processar dados fundamentais para as tomadas de decisões.
A pesquisa é uma das ferramentas mais poderosas para adquirir opiniões, definir perfis e obter informações primárias e secundárias. A pesquisa interna e externa pode traçar objetivos comuns, mesmo sendo em cenários diferentes. A interna visa o desempenho das operações, satisfação dos colaboradores, etc. e a externa visa traçar o perfil do público-alvo e suas principais características, além de, buscar o conhecimento dos fatores de mercado que sejam essenciais para a organização.
Outra ferramenta conhecida é o da Matriz SWOT (força, fraqueza, oportunidades e ameaças) é também uma das eficazes em análise de cenários, seja eles internos ou externos, essa faz parte de qualquer decisão estratégica que visa conhecer os seus pontos relevantes e irrelevantes, além de se preparar para situações adversas.
Todavia, cada ferramenta pode contribuir de forma individual ou coletiva para o processamento de dados informativos para os principais tomadores de decisão, os dias de hoje, é de fundamental importância para o gestor de uma empresa o desenvolvimento da sua capacidade de visualizar o processo como um todo, ou seja, desenvolver um pensamento sistêmico, onde se torna necessário a definição do problema, observação das circunstâncias pelas quais este problema está envolvido, qual a solução existente para ele, impactos e consequências globais, tentativa de previsão dos resultados, avaliação da solução e a capacidade de adaptação da solução frente constantes mudanças das circunstâncias.
...