A Teoria de Campo - Psicologia
Por: Nilton Blasius • 10/9/2018 • Monografia • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 396 Visualizações
DJESSICA ALINE KASPER
NILTON LUCAS BLASIUS
JOSE HELTON RODRIGUES PONS
VICTOR XAVIER VERA FISCHER
TEORIA DE CAMPO
Trabalho apresentado a Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, como requisito parcial para a Disciplina de Psicologia, ministrada no 1º ano do Curso de Administração.
Professora Andreliza Souza
MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR
2018
A teoria de campo de Kurt Lewin (1890-1947) parte da teoria da Gestalt para a construção de um novo conhecimento. Lewin trabalhou durante dez anos com os pioneiros da Gestalt abandonando a preocupação psicofisiológica da teoria, buscando na Física a metodologia para sua nossa psicologia. Compreende-se a realidade fenomênica de Lewin não apenas pela interpretação do indivíduo sobre determinada situação, mas pelas características de sua própria personalidade, emoções, fatos e situações ligados a acontecimentos que influenciam nas representações atuais na vida do ser. O ser humano tende a representar os fatos relacionados à acontecimentos vivenciados, criando uma atração sobre tal. (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999)
O filme O clube dos cinco (HUGHES, 1985) é composto pela história de cinco jovens Claire, Brian, John, Andrew e Alisson que são da mesma escola e turma, mas que nunca foram amigos. Por cometerem pequenos delitos são confinados um sábado inteiro no colégio, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos.
Porém, um dos integrantes do grupo, John, é um típico garoto revoltado com a tendência de chamar a atenção para si, e que passa a influenciar no comportamento dos colegas, começando pelo fato de os fazerem não escrever a redação, infligirem as regras do tutor e os faz usar drogas. John, no desfecho da história se apaixona por Claire, e influencia cada um a contar sua história de vida, começando pela dele próprio, onde mostra marca de queimadura de cigarro feito por seu pai, conta o tanto que apanha dele e é humilhado em casa. John é o típico aluno indesejado na escola.
Claire, possui um aspecto meigo, tem muitas amigas na escola e vem de uma família rica, porém, em sua história a mesma mostra sofrer com a pressão da alta sociedade sobre si mesma, fato que ninguém sabia.
Brian, um garoto atlético, pratica esporte de luta, e por esse motivo é respeitado na escola. O mesmo corre grave risco de não conseguir uma bolsa para a faculdade pelo delito cometido, conta como sofre com a pressão de seu pai para ser o melhor, e ainda na história, ele se apaixona por Alisson.
Alisson é um exemplo de menina introspectiva, que no desenrolar da história tenta se mostrar diferente, porém acaba se apaixonando por Brian, tem a aparência modificada por Claire, e se mostra usar da introspecção por se tímida.
Já Andrew, é um rapaz inteligente, impopular e que sofre com maus resultados na escola.
Ambos, com a tendência de serem influenciados pelo ambiente, aceitam uns aos outros e passam a entender o quão cada um tornou-se talvez, aquilo que os outros que estavam ao seu redor almejavam que os tornassem, perdendo a essência do eu.
O que se pode entender, é que se não fosse pelo castigo nenhum deles teriam se conhecido, e muito menos conversado entre si da maneira como se expuseram um ao outro. São personalidades tão distintas, que eles possuíam todos os motivos para não se adaptarem um ao outro.
Porém, no momento em que são colocados na biblioteca com o dever de escreverem a redação de mil palavras sobre si mesmo, os mesmos se negam a fazer. O castigo imposto os da a chance de se imporem sobre o que eles pesam do futuro, e sobre o tipo de pessoa que desejam ser.
Lewin (1890-1947) tem como conceito principal a teoria do espaço vital, que por ele é definido como “a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do individuo num certo momento”. No campo psicológico concebido por ele, leva-se em conta não somente o individuo e o meio, mas também os fatos que coexistem e a interdependência entre eles.
Para Lewin, a realidade fenomênica é a maneira particular como o indivíduo interpreta a situação que o cerca. Para ele, este conceito vai além da percepção única do indivíduo, mas também as características emocionais ligadas ao grupo, a personalidade do indivíduo, a situação vivida por ele, e aos acontecimentos do passado que estejam ligadas com a situação atual.
...