PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TEORIA DA PSICOLOGIA
Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TEORIA DA PSICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliane13 • 7/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.147 Palavras (13 Páginas) • 375 Visualizações
CURSO: PEDAGOGIA
Teóricos da Psicologia que Contribuíram com a História da Educação em Geral.
Lucélia – São Paulo
Setembro/2013
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: TEÓRICOS DA PSICOLOGIA
Atividade solicitada pela Professora Tutora EAD Helenrose A. da S. Pedroso Coelho, e pelo Professor e Tutor presencial Professor Sérgio Belarmino dos Santos, Pólo de Lucélia, para fins de avaliação da disciplina.
Lucélia – São Paulo
Setembro/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ________________________________1
ETAPA 1 _____________________________________2
Sigmund Freud e suas Contribuições para a Educação
ETAPA 2______________________________________4
Jean Piaget e suas Contribuições para a Educação
ETAPA 3 ______________________________________6
Henri Wallon e suas Contribuições para a Educação
ETAPA 4______________________________________8
Lev Vigotski e suas Contribuições para a Educação
CONCLUSÃO _________________________________10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ________________11
INTRODUÇÃO
O Trabalho tem como objetivo apresentar um breve resumo da vida e teoria de Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski e suas contribuição para a Educação.
Todos os conceitos desperta a nossa reflexão. O objetivo do trabalho é pensar sobre as diferentes formas e maneiras de educação, voltar-se para elas, buscando discuti-las, no sentido de encontrar a melhor forma de introduzi-las no nosso dia-dia.
Em todas as teorias sobre educação citadas pelos mesmos, vemos que a educação é algo complexo, cada um defendendo suas teses.
ETAPA 1
Sigmund Freud e suas Contribuições para a Educação
Sigmund Freud (1856-1939) foi um psiquiatra austríaco que fundou a ciência da psicanálise. Freud desenvolveu técnicas psicanalíticas como a interpretação de sonhos e a livre associação, em que o paciente é induzido a falar sobre tudo que lhe vem à mente.
A psicanálise surge com Freud como possibilidade de compreender o fenômeno educativo através da noção de inconsciente. "Freud acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não-repressiva que respondesse aos questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. É inquestionável que a pura liberdade não educa e não cria indivíduos saudáveis; pelo contrário, cria inadaptados, narcísicos que acreditam que o mundo gira à sua volta e que nada existe além de suas necessidades individuais." (SOUZA, 2003, p.144) Neste sistema de pensamento, pode-se compreender que a educação não ocorre sem estar vinculada à repressão; que a educação relaciona-se com a questão do controle dos impulsos através do processo civilizatório.
O primeiro aspecto relevante da teoria de Freud fala sobre os fenômenos da resistência e da repressão que ficam no inconsciente. Foi a partir da descoberta do inconsciente que Freud fez sua primeira teoria sobre o aparelho psíquico, dividindo-a em inconsciente, subconsciente. Essa teoria foi dividida em três sistemas da personalidade: id, o ego e o superego.
O segundo aspecto Freud descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos eram sexuais ligados aos primeiros anos de vida da pessoa. Foi então que essa descoberta fez com que Freud caracterizasse as fases de desenvolvimento sexual: oral, anal, fálica, latência e genital.
O terceiro aspecto importante da Teoria de Freud é o complexo de Édipo e o mecanismo de defesa: repressão, formação reativa, isolamento do sentimento, anulação, negação.
No inicio do nosso século, com a nova era social da criança educada,futuro homens para uma sociedade harmoniza,aparece Freud com a psicanálise operando lados diferentes ao dos ideais. Por sermos seres falantes, seres de linguagem, o mal estar na cultura é incurável, não se pode adotar um ideal de educação.
Devido ao seu inegável impacto de seu pensamento na nossa cultura os estudiosos se referem há esse século como o “século de Freud”. Pode se dizer que mesmo sendo criticado, desacreditado, mesmo assim, seu nome continua aparecer em revistas e artigos de primeira página de jornal.
Freud, no que diz respeito à estrutura de personalidade, afirma que esta é composta por três grandes sistemas: Id, Ego e Superego. Embora cada uma destas partes da personalidade tenha suas próprias funções, propriedades componentes, dinamismos e princípios de ação, elas agem em estreita relação e trazem muitas contribuições para compreender o comportamento humano.
O ID é um sistema original de nossa personalidade, é a matriz de onde se origina o ego e o superego. O Id é constituído por tudo aquilo que é psicológico que é herdado que se faz presente em nós desde o nascimento, incluindo nossos instintos. Podemos dizer que ele é o reservatório de toda nossa energia psíquica e distribui energia para os outros dois sistemas.
O EGO, segunda instância psíquica descrita por Freud, seria nossa noção da realidade, o mecanismo que nos mantem conscientes e em contato com a realidade que nos cerca. o ego é o executivo da personalidade, pois tem a função de controlar o acesso à ação, selecionando características do ambiente às quais irá responder, e resolve então que instintos serão satisfeitos e de que maneira. Seu papel principal é de mediar as exigências instintuais do organismo e as condições do ambiente que o cerca, seus objetivos são manter a vida
...