A Teoria de Sistemas
Por: jcgneves • 10/3/2020 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
Pode -se dizer que a Teoria de Sistemas é norteadora no que diz respeito a organização, em virtude de tratar-se de um conjunto de teorias que abrangem o todo, seja nas relações, distribuições de tarefas e as funções dentro de uma organização. Podendo abrangir setores e outras organizações de modo que interligam-se em suas ações e que tenham objetivos em comum.
Na prática da Enfermagem a teoria é aplicada visivelmente no cuidado de um paciente enfermo, visto que em hospital, por exemplo, existem setores que o compõe e diante de uma admissao em um dos campos é necessário o controle de entrada e saída,a fim de estabelecer parâmetros de recursos ( humanos, materiais e financeiros). Além disso o processo de atendimento demanda decisões e planejamento e para isso a Sistematização da Assistencia em Enfermagem ( SAE) vem como um método para diminuir complicações e viabilizar a recuperação do paciente.
A SAE possui cinco etapas: Coleta de dados, onde são coletadas informações sobre histórico de saúde do paciente; Diagnóstico, são feitos os agrupamentos e selecionadas as intervenções que tem por finalidade alcançar os resultados esperados; Planejamento de Enfermagem, determina-se o resultados esperados com as intervenções escolhidas; Implementação, coloca-se em pratica as ações anteriormente estabelecidas; e Avaliação de Enfermagem, que é um processo contínuo em que possibilita um feedback frente as intervenções propostas. O que salienta a capacidade de adaptação frente aos meios que podem ser considerados barreiras influenciadoras.
Dessa forma, o processo de trabalho é baseado em sistematização, o que garante que o cuidado é individualizado e centrado no ser biopsicossocial, posto que que há depender do tipo de patologia são necessárias inúmeras assistencias, cabe ao enfermeiro organizar a equipe de enfermagem para atender as ações.
Entretando, nem sempre compete aos profissionais de enfermagem efetua-las, mas que a fim de manter a homeostasia do individuo são identificadas e mencionadas para outros setores e profissionais, assim estabelecendo a multiprofissionalidade ,ou seja, trabalha-se em conjunto para que haja uma melhor recuperação em tempo hábil desse paciente.
REFERENCIAS:
CHIAVENATO, I.Introdução à teroria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003
CAMPEDELLI, M.C. A teoria aplicada à saúde. Rev.Esc. Enf. USP, 1978. http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v12n2/0080-6234-reeusp-12-2-109.pdf
LEITE DE BARROS, A.L.B; LOPES, J.L. A legislação e a sistematização da assistência de enfermagem. Enfermagem em Foco 2010. http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/17/18
RIZOTTO TROOCHIN, D. M; et al. Gerenciamento em Enfermagem. 2.ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2010.
...