TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e Gestão Organizacional

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de São Paulo (UNICID)

Teoria e Gestão Organizacional

Industria 4.0

Ocorreram grandes revoluções industriais ao decorrer do tempo, até o momento são quatro:

A primeira revolução industrial foi quando surgiram os motores a vapor, próximo ao século XVIII, sendo as industrias têxtil que mais utilizaram.

A segunda revolução industrial foi caracterizada pela eletrificação da fábrica, em meados de 1870, o exemplo mais famoso é de Henry Ford em 1913 que criou a linha de montagem.

A terceira revolução industrial foi possível ser iniciada quando a informatização entra nas fábricas para automatizar serviços mecânicos repetitivos, surgiu a partir dos anos 70, existindo até hoje.

A quarta revolução industrial começou depois do século XX, quando foi implantado inteligência artificial, Big Data, Internet das Coisas e muito mais.

O termo indústria 4.0 surgiu de um projeto de um grupo de trabalho presidido Henning Kagermann e Siegfried Dais, em 2012 eles apresentaram um relatório para o governo alemão, planejando a implementação e desenvolvimento do que chamaram de indústria 4.0.

Eles disseram que existem seis princípios que caracterizam o projeto, como:

1º Tempo real (capacidade de coletar dados de forma instantânea, permitindo tomar decisões de qualidade em tempo real).

2º Virtualização (uma cópia virtual de toda a fábrica, com sensores por toda ela, assim, conseguindo monitorar e rastrear de forma remota toda a produção e processos em tempo real).

3º Descentralização (é a ideia da própria maquina tomar decisões, ter capacidade de se autoajustar, avaliar as necessidades da fábrica e fornecer informações de trabalho em tempo real).

4º Orientação e serviços (softwares que receberão orientações a disponibilização de soluções, conectados com a indústria).

5º Modularidade (permite que os módulos sejam modificados, gerando grande flexibilidade na alteração das tarefas).

6º Interoperabilidade (internet das coisas, em que sistemas maquinas possam se comunicar entre si).

Algumas tecnologias que pode serem colocadas como os pilares:

A Internet das coisas, é um conceito de conectar aparelhos físicos à rede, mas não é mais um aparelho que se conecta a internet, mas sim aparelhos que ajudam nas indústrias, com maquinas gerando relatórios de produção em tempo real e armazenando em nuvem.

Big Data, é quando uma grande quantidade de dados e informações são coletadas e armazenadas diariamente na rede, assim ajuda muito da Quarta Revolução industrial, pois com essas informações e dados as maquinas conseguem trabalhar com mais eficiência.

Inteligência artificial, é quando a maquina pega as informações do big data, e utiliza para tomada de decisões, resolver problemas, isso, simulando a capacidade humana sem a interferência humana.

Computação em nuvem, quando os sistemas são armazenados em servidores compartilhados e interligados a rede, de modo que pode ser acessado em qualquer lugar do mundo.

Algumas vantagens da indústria 4.0:

Aumento da produtividade, ganho em eficiência, redução dos custos de produção, continuidade dos negócios na manufatura avançada, operações integradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com