A VISITA TÉCNICA - RECICLAVEIS
Por: Venilton Herbert • 11/12/2018 • Relatório de pesquisa • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 235 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PONTA GROSSA[a]
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO[b]
VENILTON HERBERT DE JESUS DOS SANTOS[c]
VISITA TÉCNICA[d] ACAMARUVA
PONTA GROSSA
2018
VENILTON HERBERT DE JESUS DOS SANTOS[e]
VISITA TÉCNICA ACAMARUVA[f]
Relatório sobre visita técnica apresentado à disciplina de Administração em Segurança do Trabalho, do 1º período, do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa - CEEPPG.
Professor: Paulo Leite[g].
PONTA GROSSA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO……….............................................................................................….........3
2 DESENVOLVIMENTO...................................................................………...............……..4
2.1 ESTRUTURA…...................................................................………...………....................4
2.2 A EMPRESA…..…..…………………………………..................….............................…4
2.3 AVALIAÇÃO DE RISCOS………………………………...............……........................4
2.3.1 Riscos Físicos...............................................…………...........................................…......5
2.3.2 Riscos Químicos...........................................…...……............................................….....5
2.3.3 Riscos Biológicos……........................………………..………………………………....5
2.3.4 Riscos Ergonômicos.........................................…………........................................…....5
2.3.5 Riscos de Acidentes ou Mecânicos……………………………………………………..5
3 CONCLUSÃO.............….......................................…………...........................................….7
1 INTRODUÇÃO[h]
O presente relatório solicitado pela disciplina de Admnistração em Segurança do Trabalho tem o objetivo geral de apresentar um relatório sobre visita técnica realizada na Associação de Catadores de Material Reciclável de Uvaranas (ACAMARUVA) [i]
Visita realizada na em 31 de outubro de 2018 com objetivo de avaliar as condições de segurança dos trabalhadores da associação.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTRUTURA
A empresa tem um espaço de aproximadamente 480 m², localizado na Avenida Clycema Kozzatz, nº 79, bairro San Martim, Ponta Grossa – PR.
É composto por um barracão dividido em área de produção e depósito de materiais recicláveis no mesmo ambiente, tendo anexo uma cozinha, sanitários masculino e feminino e vestiários.
2.2 A EMPRESA
A ACAMARUVA é composta por 39 colaboradores, divididos em dois turnos de trabalho, sendo, 29 trabalhadores diurnos e 10 trabalhadores noturno.
Estes são reunidos no sistema de cooperativa e não têm registro em carteira de trabalho, consequentemente, não sendo protegidos pelos demais direitos trabalhistas.
O processo produtivo consiste no recebimento, seleção e classificação e venda de materiais recicláveis de maneira geral, especialmente sólidos. Os materiais são recolhidos diariamente por catadores da região.
Todo o material selecionado passa pelo processo de unitização em prensas hidráulicas, formadas cargas específicas e enviadas para empresas de reciclagem do próprio município. Todo o resultado da venda é dividido entre os cooperados.
2.3 AVALIAÇÃO DE RISCOS
Com a realização da visita técnica ao local, pode-se fazer o levantamento de riscos referente às iluminações, processo produtivo, e observados inúmeras situações em que deixam o colaborador exposto ao risco, gerando assim condições inseguras de trabalho.
Abaixo, apresenta-se os riscos de acordo com a avaliação realizada e o reconhecimento dos mesmos.
2.3.1 Riscos Físicos
Calor: falta de ventilação adequada no barracão;
2.3.2 Riscos Químicos
Intoxicação: Decorrente de diversos tipos de produtos químicos, e o que deixa a situação mais crítica é a falta de conscientização da população na separação adequada do lixo. O que impacta também, é a não utilização de EPI’s adequado aos colaboradores
2.3.3 Riscos Biológicos
As doenças causadas por vírus, bactérias e fungos: De acordo com a avaliação realizada, observou-se a presença de ratos, animais que são transmissores de inúmeras doenças. Animais de rua, que também podem possuir e transmitir doenças. Também foi encontrado no ambiente de recicláveis lixo hospitalar, mais uma prova da falta de conscientização da população com relação ao descarte correto de lixos.
...