A condição humana
Por: Jifev • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 800 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
A condição humana
1 – Os pressupostos teóricos
Nós pensávamos que a natureza do ser humano pode determinar o nosso comportamento. Sempre foi atribuído ao homem o papel que determina a sua força como um diferencial em relação a mulher, por ser mais frágil fisicamente, esses componentes da cultura vem sofrendo mudanças ao longo dos tempos.
O que forma o ser humano na concepção geral? Neste conceito encontramos varias concepções, nem sempre bem claras ou corretas, pois existe muitas pessoas que herdaram um entendimento cultural nos seus descendentes, e pra eles são verdades e ponto final.
Muitas concepções de pressupostos teóricos precisam ser revistos, pois quando indagamos sobre o que é ser humano? Muitos não hesitam em responder de forma variada.
Ex.: É pobre até no pedir!
2 – O mundo natural
Na natureza os animais vivem em harmonia no seu habitat natural, porque existem leis biológicas que visam controlar a população dos mesmos.
A etologia visa o estudo do comportamento animal.
Sabemos que cada espécie age de acordo com o seu instinto, no período de procriação, na proteção à sua cria, na alimentação e defendendo suas famílias de outros predadores.
Dependendo da espécie, tem animais que são muito protetores e também astutos na hora de procurar alimento, não se expõe para não servir de caça para outros animais.
3 – Tornar-se humano
Diferenciamo-nos dos animais, que normalmente tem as mesmas atitudes para cada espécie, nós temos comportamentos diferenciados muitas das vezes por causa da situação em que nos encontramos, nem sempre enfrentamos uma situação adversa com educação ou raciocínio lógico, pois já que somos racionais.
No estudo da antropologia e da psicologia que diz quando uma criança cresce longe do convívio da sua parentela, muita das vezes tem um comportamento comparado ao de um animal em algumas atitudes.
Existem relatos de pessoas que cresceram totalmente fora do seu ambiente natural, sendo em alguns casos que viveram em florestas e tinham um comportamento bem semelhante ao de um animal, não sendo sociável.
Assim também como tem pessoas que por problemas de saúde, crescem no mundo isolado, sendo que tiveram pouco contato com a sociedade, dificultando assim o seu ingresso na sociedade, pois todos nós somos dotados de inteligência, por menos que pareçam todos temos capacidade de aprender e também de ensinar.
4 – A Cultura
Achamos que os animais têm um comportamento instintivo, pois não é bem assim, cada animal tem uma maneira de lidar com as situações, tem uns que sabe se proteger, sabe diferenciar quando está em perigo, isso mostrar que ele também tem inteligência.
Mais pode ser comparado ao ser humano que é dotado de uma inteligência diferenciada que nos dar uma possibilidade de irmos um pouco além.
O ser humano pode transformar a natureza, sendo que o resultado dessa transformação pode ser chamar de cultura. Para que se possa criar uma cultura é necessário ter uma linguagem que vai simbolizar essa cultura, pois deve se usar simbologia, palavras, números e também notas musicais. Essa simbologia foi inventada pelo ser humano por meio de uma situação que não é real ou verdadeira. Quando essa combinação é inventada e aceita pelo grupo, possibilita uma conversa e um entendimento com os demais participantes.
...