A diferença entre aprender e desenvolver pessoas
Artigo: A diferença entre aprender e desenvolver pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evanice • 21/10/2014 • Artigo • 750 Palavras (3 Páginas) • 376 Visualizações
Etapa 1 atps de treinamento e desenvolvimento
O assunto tratado nesse relatório não é nenhum mistério, tão pouco um novo achado. Contudo, as coisas que temos o hábito de considerar como simples ou lógicas são as que precisam ser lembradas.
Sabemos que quando executamos qualquer tipo de atividade, seja ela simples ou complexa, temos que ser competentes. Para tanto, competências cognitivas (conhecimento), atitudinais (atitudes, valores criatividade, emoção, autoestima e inter-relacionamento) e operacionais (experiências e produtividade) devem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas. Está aí a importância da realização de treinamentos nas empresas.
As organizações, tendo conhecimento desse fator, precisam se preocupar em treinar seus profissionais, em todos os níveis. Durante o treinamento, é imprescindível desenvolver nos participantes conhecimentos explícito (conceitos, fatos e teorias apreendidos através de esquemas cognitivos) e tácito (construção pessoal, mediante experiências e interpretações). Esse é o grande desafio dos treinadores. Para que esses conhecimentos sejam desenvolvidos, alguns aspectos são fundamentais no treinamento como intercalar apresentação de temas e aplicação de técnicas.
O treinamento na atualidade é chave para o desenvolvimento de pessoas e das organizações. De acordo com Chiavenato (1999, p. 294), ―o treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações‖.
É importante lembrar que existe uma diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas. Entende-se que o treinamento tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções. Já o desenvolvimento tem o foco voltado a novos cargos a serem abertos na organização com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado.
Fon Robbins (2002) comenta que, o treinamento a afeta no resultado da empresa, já que por meio dele, a organização pode proporcionar ao funcionário a qualificação continuada para o trabalho que desenvolve e melhoria de sua performance profissional. Entende-se que o treinamento deve incentivar ao funcionário a se auto desenvolver, a buscar o seu próprio meio de reciclagem para que se integre a forma de trabalho da organização.
As pessoas melhores preparadas produzem melhores e se sentem produtivas, contribuindo para si e para a organização. Destaca que cabe a organização não tratar o treinamento como uma série de cursos ou eventos promovidos pela organização. O treinamento deve possibilitar melhor capacitação, aumento de moral, eficiência e eficácia, produtividade, melhoria do ambiente de trabalho alinhado a estratégia da organização na qual se refletirá todo esse investimento.
Atualmente as empresas estão focando não avaliação em si mesma, mas em todo processo de gerir o desempenho individual da equipe e da empresa.
A empresa Ducoco Alimentos e Bebidas localizada na Av. Anastácio Braga n° 2776 Cacimbas, Itapipoca-Ce Cep 62. 500-000 que atua na produção de alimentos e derivados ducoco.
Tem como pessoa responsável pelo RH a supervisora Rejane Sousa Alves. Formada em pedagogia pela instituição de ensino UECE. Há nove anos na empresa, começou como auxiliar de RH
...