A gestão do conhecimento e BSC – Balanced Scorecard do RH
Por: Tatitrdd • 3/9/2015 • Relatório de pesquisa • 558 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
A gestão do conhecimento e BSC – Balanced Scorecard do RH
As empresas apostam na gestão do conhecimento, como forma de conquista do mercado atuante, promovendo uma amplitude do conhecimento através da aprendizagem dos colaboradores, proporcionando a qualidade de seus produtos e processos.
A gestão do conhecimento se aplica a todas as áreas do conhecimento da humanidade, sem distinção de importância para este ou aquele segmento, pois, de modo geral, elas são inter-relacionadas, seja em um espectro favorável, ou mesmo, às vezes frontalmente contra. O conhecimento é dinâmico, não para e, quando para, é somente para aqueles que morrem, para quem fica vivo, ele continua e se encontra em constante mudança (Morin, 2001).
A aprendizagem organizacional tem sido cada vez mais discutida, analisada e estudada, por meio dela aprimora-se o desempenho das organizações. Esse processo de mudança é salutar para as organizações, que procuram contextualizando a sua visão, missão e valores, gerando oportunidades de inovação e de constante mudança, estabelecendo-se à frente da concorrência.
BSC- Balenced Scorecard é uma ferramenta utilizada pelas organizações que inclui indicadores em três perspectivas :
Perspectiva financeira - Representa o ponto de vista dos gerentes, diretores sobre os acionistas. Avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona
Perspectiva do cliente - Representa o ponto de vista de fonte externa de receitas, identificando os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa. Identifica os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma exigência do BSC, e a preocupação desses situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço.
Perspectiva dos processos internos - É elaborada após as perspectivas financeira e dos clientes, do ponto de vista das pessoas que executam o trabalho. Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilitam realizar desde a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes.
Perspectiva do aprendizado e crescimento - O aprendizado e o crescimento da organização vêm de três principais fontes: as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. É a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas.
Benefícios :
Os benefícios decorrentes da implementação do BSC na empresa:
-Traduz a estratégua em objetivos e ações concretas;
-Promove o alinhamento dos indicadores com os objetivos estratégicos;
_Proporciona à gestão uma visão sistêmica do desempenho operacional;
- constitui um processo de avaliação e atualização da estratégia;
- permite desenvolver uma cultura de aprendizagem e melhoria continua.
A atividade de escolher e desenhar estratégias de gestão de recursos humanos alinhada a estratégia de negócios, com a cultura organizacional,
...