BSC - BALANCED SCORECARD
Por: chrischafer • 31/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 413 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
BSC - BALANCED SCORECARD
Abrangência do BSC nos setores empresariais ( marketing, recursos humanos, faturamento, vendas, compras e contábil ).
Mais do que medidor de desempenho, o BSC é um Sistema de Gestão Estratégica e viabiliza processos gerenciais críticos, sendo que sua abrangência recai sobre os mais variáveis setores empresariais, fornece apoio e busca estratégias que visam reunir informações, conhecimentos, meios mais eficientes, para gerir e controlar as organizações. Utilizam-se essas informações para a criação de softwares a fim de dar suporte a este modelo, buscando resultados a médio e a longo prazo. Adequeando assim os setores às necessidades do mercado, marketing direcionado ao público alvo, recursos humanos com a finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção determinada, bem como compras, vendas e pós vendas, faturamento e contabilidade em conformidade, indo de encontro as metas e objetivos traçadas e almejadas.
Aspectos gerais
Como modelo estratégico, o Balanced Scorecard foi desenvolvido, buscando resolver problemas de mensuração, pois conforme os gestores das empresas encontravam dificuldades em indicadores e medidas financeiras, uma vez que eram muito limitados e não conseguiam mensurar os ativos intangíveis. Tal dificuldade levou os gestores a buscarem medidas, e ferramentas que pudessem demonstrar, traduzir os ativos intangíveis, medindo o valor que os mesmos agregam a empresa.
Contrapondo-se ao modelo tradicional de contabilidade financeira, que visa resultados em um curto prazo de tempo, com suas limitações em mensurar elementos intangíveis e que por sua vez tendem a agregar valores as empresas, este modelo em questão compreende quatro perspectivas básicas de mensuração dos resultados, que garantem um resultado mais eficaz que o sistema de controle anterior. São elas:
- Financeira, através da rentabilidade e ganhos por ações;
- Mercadológica, através da análise do tamanho do mercado, avaliação de crescimento participativo, satisfação dos consumidores e índices de preservação de clientes;
- Processos, mediante eficiência, custos e serviços;
- Aprendizagem e crescimento, capacitação, gestão do conhecimento e perspectivas de futuro.
Atualmente, estamos na era da informação, em um mercado mutante, portanto aspectos como o conhecimento e competências duráveis são elementos extremamente importantes, necessários para se opter uma vantagem competitiva sobre a concorrência cada vez mais acirrada. Dentro deste contesto, os canais de abordagem e relacionamento com os clientes precisam ser repensados, agilizando a velocidade nas respostas ao mercado consumidor, seja em aperfeiçoamento de processos e produtos como também em diversificação, inovação de produtos e serviços oferecidos.
...