A globalização é um fenômeno mundial de integração
Por: Lfaleiros • 1/5/2017 • Trabalho acadêmico • 519 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
A globalização é um fenômeno mundial de integração, ou seja, globalizar-se significa fazer parte de um conjunto de processos de ordem política, econômica, cultural, tecnológica, informativa e mercadológica (MICHAELIS, 2015).
Embora muitos historiadores defendam que o processo de globalização tenha iniciado nos séculos XV e XVI através das Grandes Navegações e Descobertas Marítimas, foi no final do século XX com o colapso socialista que a globalização se efetivou. Após a queda do socialismo, as empresas multinacionais passaram a investir em países recém integrados ao capitalismo, afim de aumentarem seu mercado e fugir da concorrência, junto a isso, houve grande evolução no ramo da comunicação através da utilização da internet.
Enfim, com o avanço da globalização, houveram mudanças sem precedentes nas comunicações, nos transportes, na tecnologia e principalmente no mercado mundial. A disseminação dos efeitos da globalização acarretou em uma grande redução dos custos de bens e serviços, devido à redução de custos operacionais e de insumos, aumento poder de barganha, aplicação de tecnologia avançada e recursos humanos (GOMIERO, 2001).
Os efeitos da globalização muitas vezes passam despercebidos, tamanho o entrelaçamento com a vida cotidiana, entretanto, ela está presente em diversos momentos do nosso dia a dia. Por exemplo, em nossa casa, muitos eletrodomésticos, alimentos, produtos de higiene pessoal, veículos, entre outros, são de origem estrangeira ou possui tecnologia de outros países.
A tecnologia tem sido o motor da globalização e muitas vezes é preponderante para nossas vidas, principalmente na área da saúde, com novos medicamentos, equipamentos cirúrgicos e procedimentos técnicos, ou também na área de comunicação com a disputa entre as grandes empresas de fabricação de celulares e consequentemente o barateamento no custo desses equipamentos eletrônicos, e por isso, segundo MEDEIROS (2016), 57% da população brasileira usa smartphone.
Sem dúvida os smartphones facilitam nossas vidas, fornecendo uma comunicação mais rápida e de melhor qualidade, acesso a internet e as redes sociais e também grande diversidade de conteúdo (cultural, político, econômico, lazer, entre outros), porém a grande dependência faz com que as pessoas deixem em segundo plano as atividades físicas, domésticas e de educação, além das consequências para a saúde como por exemplo, a lesão por esforço repetitivo - LER, essa síndrome é bastante frequente em jovens que não desgrudam dos celulares e vídeo games.
Já os impactos ao meio ambiente foram extremamente agressivos até a última década, os empresários exploravam as matérias primas de origem orgânica de maneira totalmente insustentável, poluindo e contaminando os rios e as florestas. Contudo, tivemos grandes avanços nas políticas de preservação ao meio ambiente, como o protocolo de kyoto, que visa diminuir as emissões de CO2 para patamares próximos aos das emissões de 1990, entre outros encontros promovidos pela ONU.
Dessa forma, o processo de globalização é bastante controverso. Os defensores argumentam que ela permite que países de terceiro mundo e seus cidadãos se desenvolvam economicamente e elevem seus padrões de vida, enquanto os opositores afirmam esse processo enriquece apenas as grandes corporações ás custas das empresas de pequeno
...