A importância do marketing no e-commerce
Por: anafbadm • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.180 Palavras (13 Páginas) • 1.197 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO E-COMMERCE
INTRODUÇÃO:
O “e-commerce” como é conhecido no Brasil, teve seu início na década de 90 quando foram criados os primeiros sites na internet com o objetivo de realizar transações comerciais. Como todo início de um novo conceito, as transações com o e-commerce ainda eram bem pequenas. Mas com a mudança no perfil do mercado mundial, não demorou muito para que este novo conceito de compra e venda se tornasse a maior e mais volumosa maneira de comercializar produtos ou serviços.
Segundo Fagundes (2009) O comércio eletrônico através da internet é o ramo de atividade econômica que mais cresce no mundo. As jovens empresas que ingressam no comércio on-line têm atraído o maior número de investidores do mercado de ações, aumentando o valor de mercado de forma alucinante.
Através das ações do marketing, empresas do mundo inteiro aderiram a este comércio virtual e cada vez mais e mais pessoas obtiveram acesso tanto a computadores como a conectividade com rede mundial, a internet. Foram essas ações e outras variáveis que fizeram com que o e-commerce chegasse onde chegou e conquistasse cada vez mais clientes no mundo inteiro.
Com o passar dos anos mudanças tiveram que ser realizadas nas empresas para que pudesse atender a grande demanda crescente do público que aderiu a essa nova maneira de comprar e uma das mudanças mais significativas foram com respeito à logística de entrega. Clientes locais, regionais e até mesmo internacionais passaram a fazer suas compras de toda parte do mundo.
No decorrer dos anos várias formas de comercializar pela internet foram sendo criadas para atender e interligar diferentes agentes, como é o caso do e-business, o e-boleto, o e-marketing e o próprio e-commerce.
Todas essas ferramentas foram desenvolvidas para estreitar o relacionamento empresa-cliente, mesmo se tratando de transações entre agentes que se encontravam geograficamente distantes um do outro. E qual seria a importância do Marketing no comércio eletrônico?
Segundo Limeira (2009) marketing eletrônico é o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida.
O marketing eletrônico é uma promessa de crescimento nos próximos anos e muitos autores já o colocam como sendo uma estratégia competitiva que muito em breve será adotada pelas empresas.
Mediante este modelo percebemos hoje que o modelo de boca-a-boca pela internet vem crescendo bastante, isto e uma forma de publicidade mais confiável para os consumidores. A internet hoje influência o comportamento de compra, e essa influência pode ser determinada para o sucesso da marca no meio virtual. É por isso que o papel do marketing no meio virtual tem uma função vital para qualquer tipo de empresa. A famosa frase “quem e visto não é lembrado” é considerada um exemplo para o marketing. Se a empresa quer colocar seu produto como uma referência no mercado ela deve divulga-lo, e a internet hoje e uma das maiores ferramentas para este novo modelo
O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância do e-commerce nas organizações, tendo como objetivos específicos: Compreender os fatores que fizeram do e-commerce um sucesso mundial, relacionar as oportunidades e desafios que envolvem as relações comerciais que atuam neste setor, listar estratégias para se consolidar no e-commerce.
Através deste artigo, o tema e-commerce será abordado qual a importância do marketing no comércio eletrônico, apontando as oportunidades tanto para o empresário que necessita vender e entregar seus produtos, quanto para o cliente que deseja encontrar e comprar um determinado produto com toda a comodidade e segurança. Este trabalho será desenvolvido através de pesquisa bibliográfica com autores de referência para o tema. Será realizada também, pesquisa em artigos, sites da internet e revisão bibliográfica.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. O que é Marketing?
Segundo Kotler (2006, p. 4):
Marketing é o processo de planejar e executar a concepção e a determinação do preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente de forma que o produto ou serviço seja adequado às suas necessidades e se venda praticamente sozinho. Inicialmente deveria resultar em um cliente disposto a comprar e outra pessoa com um produto para ser ofertado. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou serviço disponível, uma vez que foi criado para auxiliar na comercialização de bens, serviços ou idéias.
O marketing exerce influência sobre todo e qualquer relacionamento comercial, ou seja, influencia tanto o cliente como a empresa.
No caso do marketing voltado para o consumidor, o intuito é transformar desejos em necessidades. E no marketing voltado para a empresa, o foco é transformar uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negócios.
2.2 Segmentação de mercado e sua importância
Segundo Churchill e Peter (2000, p.204):
No estágio atual do sistema capitalista, no qual a competição é bastante acirrada, as empresas não ditam as normas do que será consumido; o consumidor tem a liberdade e é soberano em suas decisões. Em virtude de o mercado ser composto por pessoas com necessidades e desejos diferentes, as empresas podem, sem atropelar a linha básica de ação da empresa, produzir produtos para atender essas necessidades diferenciadas dos consumidores. A esse processo o marketing denomina de segmentação de mercado. A segmentação de mercado pode ser entendida como o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra semelhantes.
Todas as ações da empresa, desde o planejamento da sua estrutura, características do produto até a implantação das melhorias são feitas para atender as necessidades de seus clientes. Para isso é necessário identificar quem são e onde se encontram os seus clientes potenciais, para então formular estratégias de alcançá-los e garantir que suas necessidades sejam atendidas.
Uma das maneiras que vem adquirindo espaço é a pesquisa virtual, na qual as empresas podem optar por duas formas de fazer:
- Via e-mail: envia um e-mail para seus clientes cadastrados com o link que dará acesso às questões;
- Via link: deixa disponível no site da empresa um link que dará acesso ao questionário (nesse caso é importante abrir uma janela de mensagem avisando o cliente da disponibilidade desse canal de comunicação).
Não propriamente as empresas tenham que escolher entre uma e outra maneira, elas podem utilizar as duas simultaneamente obtendo o máximo de informação (feedback) sobre seu produto, serviço, marca ou empresa.
...