A inteligencia artificial e o contrato de trabalho
Por: Débora Sarandy • 19/11/2019 • Dissertação • 4.545 Palavras (19 Páginas) • 242 Visualizações
Sumario
Introdução 3
Evolução tecnológica4
Tecnologia na Pré-história4
Idade da pedra4
Paleolítico4
Mesolítico5
Neolítico4
Idade dos metais5
Idade do cobre5
Idade do bronze5
Idade do ferro6
Tecnologia na idade antiga6
Tecnologia na idade média6
Tecnologia na idade moderna6
Tecnologia na idade contemporânea7
Primeira revolução industrial7
Segunda revolução industrial8
Terceira revolução industrial8
Historia do direito do trabalho9
O direito do trabalho no Brasil12
O contrato de trabalho13
Entrelaçamento da tecnologia com o trabalho15
Considerações finais17
Digite o título do capítulo (nível 2)5
Digite o título do capítulo (nível 3)
Bibliografia18
INTRODUÇÃO
Nós somos movidos a querer sempre mais, mais conhecimento, mais dinheiro, mais informação. Exatamente por sempre querer mais que chegamos onde estamos hoje.
Nos primórdios da Pré-História, nós tínhamos pouco ou nenhum conhecimento e tecnologia, poderíamos ser considerados seres irracionais, mas devido a essa sede de querer mais, começamos a desenvolver pouco a pouco inteligência e tecnologia.
Nós passamos de seres irracionais ao qual vivíamos em arvores a seres meramente racionais e nômades, já começando a desenvolver alguma tecnologia primitiva. Com o passar dos séculos, nós começamos a desenvolver cada vez mais essas tecnologias descoberta e começamos a criar sociedades assim deixando de ser nômades.
O avanço tecnológico veio chegando aos poucos e quando vimos já éramos trabalhadores. No começo não havia regras/normas que assegurassem o direito de um trabalhador, então estes eram escravizados.
Com o avanço dos séculos houve as chamadas revoluções industriais, nelas começaram a ser concretizado o direito do trabalho, pouco a pouco, devido às lutas e greves de trabalhadores.
Hoje temos um direito do trabalho concretizado, devido a falhas e evoluções vindas do passado, desde um passado mais remoto ate um passado mais atual.
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
TECNOLOGIA NA PRÉ-HISTORIA
Antes do surgimento do gênero homo, os seus ancestrais eram nômades, não tinham conhecimento e nem desenvolveram uma tecnologia que os ajudasse. A tecnologia pré histórica é qualquer tecnologia surgida antes da escrita, ou seja, é a tecnologia que antecede a historia registrada. A tecnologia começou a ser desenvolvida pelos primeiros hominídeos há cerca de 2,5 milhões de anos antes de a escrita ser desenvolvida, sendo desenvolvidas pelos primitivos ferramentas de pedra, eram instrumentos com bordas e pontas afiadas, ao qual poderiam ter sido usadas por eles para criar fogo, caçar, fazer enterros, desenvolver arte e suas culturas.
Dentro da pré historia há uma divisão em dois lados, a idade da pedra e a idade dos metais, esses dois se subdivide em outros ao qual cada um é caracterizado por uma descoberta tecnológica.
- IDADE DA PEDRA
Se sub divide em paleolítico, mesolítico, neolítico.
Paleolítico: de subdivide em 3 partes, são elas:
- paleolítico inferior: primeiros indícios de ferramentas feitas de pedra polida, artesanato e inicio do uso do fogo como método de apoio a caça. Durou cerca de 2,5 milhões de anos a.c. ha 300.000 a.c.
- paleolítico médio: é caracterizado pelo aprimoramento de técnicas de talhe, uso de lascas de pedra para o aperfeiçoamento das suas armas de caça, surgimento da flechas. Durou cerca de 300.000a.c há 40.000 a.c.
- paleolítico superior: neste período foram encontrados anzóis primitivos, bifaces, machados de mão, agulha de osso, entre outros. É também caracterizado pela arte rupestre, um marco muito importante desse período foi o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais, fazendo com que os eles tivessem uma habitação fixa assim sendo com esses avanços tecnológicos nasce a cedentarização, assim eles diminuíram sua dependência da natureza. Nesta época também começa a surgir a divisão do trabalho entre homem e mulheres. Durou cerca de 60.000 a.c. há 30.000 a.c.
Mesolítico: caracterizado por ser a transição, em apenas algumas, regiões entre o paleolítico e o neolítico, indícios das ultimas sociedades nômades (caçador-coletor). Durou cerca de 12.000 a.C. até 9.000 a.C.
Neolítico: primeira sociedade totalmente cedentarizada, caracterizado pelo aperfeiçoamento das técnicas agrícolas e de domesticação de animais, essas primeiras sociedades foram criadas próximas a rios, pois facilitava o cultivo, a criação de animais entre outras coisas. A sociedade deixa de usar roupas feitas de pele de animais e passa a produzir vestimentas feitas de Lã e algodão, por serem mais leves, surgimento dos primeiros comércios e de dinheiro (na época era representado por sementes)
- IDADE DOS METAIS
A idade dos metais se sub divide em idade do cobre, idade do bronze e idade do ferro.
Idade do cobre: caracterizado pela condução da desigualdade de desenvolvimento das capacidades de produção das sociedades estabelecidas, acentuação ao regionalismos e a variabilidade dos grupos humanos,a diferenciação das culturas já existentes nessas sociedades.
Os animais começam a ser usados na agricultura e como meios de condução, começam a surgir “produtos secundários”, que são: leite, lã, entre outros.
Neste período a tecnologia já esta avançando sendo criadas coisas ao qual não existia no neolítico, tais como: arado, a roda, carros de boi, o inicio da metalúrgica.
Começa a surgir uma teia social muito mais complexa devido às tecnologias ao qual vão surgindo. Durou cerca de 3.300 a 1.200 a.C.
Idade do bronze: caracterizado pelo primeiro surgimento do que seria a escrita e pelo desenvolvimento da siderúrgica, resultado da mistura entre o cobre e o estanho. Durou cerca de 3.300 a.c. há 1.200 a.c.
Idade do ferro: caracterizada pelo uso do ferro como principal metal, e o desenvolvimento de novas técnicas para lidar com o ferro.
TECNOLOGIA NA IDADE ANTIGA
A idade antiga tem inicio com a invenção da escrita, sendo essa um de seus marcos mais importantes. Nela é aperfeiçoados as técnicas de arquitetura, cultivo. As civilizações vão ficando cada vez mais complexas, e as sociedades crescendo cada vez mais. Já há uma divisão entre classes sociais. Durou cerca de 4.000 a.c. há 476 d.C.
...