A motivação é influenciada por três aspectos que se inter-relacionam
Por: Danidenadai • 4/5/2015 • Projeto de pesquisa • 457 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Motivação
A motivação é influenciada por três aspectos que se inter-relacionam: benefícios, incentivos e treinamento. Os benefícios incluem: convênios de assistência médico-hospitalar ou odontológica, ticket refeição, vale-transporte, vale-compras, parcerias com clubes e entidades, convênios de descontos para medicamentos, cesta básica, creche, uniforme e material escolar para os dependentes, entre outros.
Os incentivos podem englobar: premiações por metas alcançadas, reuniões e diálogos com a equipe de colaboradores, elogios e estímulo frequente dos colaboradores para transmissão de segurança e energia positiva.
Já o treinamento implica em capacitação através de qualquer meio adotado como forma de aprendizado, tais como: cursos, palestras, feiras, seminários, exposições, workshops, leituras, visitas a concorrentes, etc.
Combater a desmotivação
Segundo José C. V. de Oliveira, Consultor do Sebrae-SP, deve-se estar atento aos sinais de desmotivação da equipe e buscar agir de acordo com eles. Alguns sinais de desmotivação incluem: apatia e indiferença pelo trabalho, atrasos e faltas elevadas, exagero dos efeitos provenientes de problemas e disputas, falta de cooperação para superar problemas e dificuldades, bem como resistências injustificadas a mudanças.
O especialista também sugere algumas ações que podem melhorar a motivação dos funcionários:
a) capacitação adequada da equipe (há diversas palestras e cursos motivacionais disponíveis no mercado);
b) clareza na transmissão da situação da empresa, do seu mercado de atuação, missão, visão e valores;
c) assistência e fornecimento de recursos necessários para o desempenho da equipe;
d) acompanhamento contínuo da equipe para avaliação dos resultados e discussão conjunta de ações corretivas;
e) estabelecimento de uma boa política de remuneração;
f) reconhecimento do trabalho individual e da equipe (seja através de elogios, autonomia e títulos);
g) promoção do desenvolvimento da carreira (perspectivas de ascensão na carreira, aperfeiçoamento pessoal e chances de maiores responsabilidades, como chefia temporária da equipe durante o período de férias do superior hierárquico).
A rotina faz que o ser humano vire uma maquina pré programada e em pouco tempo só terá robô atendendo seres humanos. Quebre a rotina com criatividade, crie um clima diferente do costumeiro.
Muitas pessoas se desmotivam por saber que não vão receber nada em troca pelo seu esforço extra, por isso é necessário que sempre se tenha um plano de carreira e bônus claros pelo desempenho, pode ser com elogios, brindes, prêmios em dinheiro, participação de lucros da empresa.
Estimular a interação, a falta de comunicação gera desconfiança, gera panelinhas de grupos criam uma desunião generalizada, para quebrar esse clima tenso, é sempre bom estimular atividades interativas em grupos.
Para motivar uma equipe é preciso criatividade, comunicação, atenção e ação. O primeiro passo é ouvir, quebrar a rotina, estimular a equipe e mudar a situação.
...