A natureza do trabalho do administrador
Pesquisas Acadêmicas: A natureza do trabalho do administrador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juniormonteiro • 12/6/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 914 Visualizações
Conteúdo
Capitulo 3 – O Administrador 2
Papel do Administrador 2
As Competências do administrador 2
As habilidades do administrador 3
As atividades do administrador 3
A natureza do trabalho do administrador 3
Capitulo 3 – O Administrador
O administrador pode ser um supervisor, gerente, diretor ou presidente de uma empresa. Em cada nível hierárquico ele assume determinadas responsabilidades e suas atividades são necessariamente diferentes, não em termos de natureza, mas de intensidade. Enquanto o supervisor trabalha no nível operacional e da conta do cotidiano e das rotinas e procedimentos de trabalho, o gerente trabalha no nível intermediário ou tático e da conta da articulação interna da empresa, dos recursos básicos e das competências funcionais.
Papel do Administrador
O grande papel do administrador se reúne em cinco categorias. São elas: Planejar; Organizar; Dirigir (liderar) ; Coordenar e Controlar.O administrador tem que saber a principal riqueza (patrimônio aser preservado) de uma organização são as pessoas. Portanto, o administrador tem que desenvolver formação humanística e visão global que o habilite acompreender o meio onde está inserido, a tomar decisões em um mundodiversificado e interdependente e a atuar em equipes interdisciplinares. Paraisso mais do que treinar é preciso fazer a gestão do conhecimento de suaequipe. Sobretudo é necessário que o administrador seja um líder capaz depromover o benchmarking (Parcerias) e sabendo delegar tarefas e funções.Tudo isso de forma efetiva, assegurando-se que estas tarefas e funçõestenham ficado claras quanto ao seu entendimento por parte dos delegados.Somente com o conhecimento necessário sobre as teorias administrativas dasorganizações e suas funções é que o administrador compreenderá com clarezao seu papel na gestão das operações da empresa, no âmbito dos mercadosregionais, nacionais e internacionais. E além disso o administrador procurarálevar a sua organização para a realização da responsabilidade social para comas organizações sociais e comunitárias da qual ela faz parte e interfere,contextualizando as relações entre as organizações e o meio em que seinserem, quanto a aspectos econômicos, políticos, sociais, tecnológicos.
As Competências do administrador
Como administração significa atingir resultados com os recursos disponíveis e para alcançar resultados, o administrador precisa reunir e desenvolver certas competências fundamentais: Conhecimento: que é o saber acumulado pela aprendizagem. Representa hoje a maior riqueza do mundo moderno.
Habilidades: é o saber fazer. Em outras palavras, é a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido seja na solução de problemas, na melhoria da situação de problemas, na melhoria da situação ou em inovação para fazer algo diferente.
Julgamento: é o saber analisar cada situação. Obter dados e informação a respeito e ter espírito critico suficiente para ponderar com equilíbrio, definir prioridades e tomar decisões a respeito.
Atitude: é o saber fazer acontecer.
As habilidades do administrador
Falamos das competências do administrador. Elas envolvem habilidades. E quais são as habilidades necessárias para o administrador? Basicamente, são três:
Habilidades técnicas: consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas especificas com base em seus conhecimentos e experiência profissional.
Habilidades humanas: consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas, saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz.
Habilidades conceituais: consistem na capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação.
As atividades do administrador
O administrador assume um amplo espectro de atividades que envolvem necessariamente os seguintes componentes:
O administrador cuida de uma empresa ou de uma área funcional da empresa: em geral, o administrador é o executivo responsável por determinada área de atividades da empresa, como finanças, marketing, produção ou serviços, recursos humanos.
O administrador cuida de processos: em sua área de atividades o administrador cuida de processos. Um processo é a sequencia de atividades que tem inicio, meio e fim. Começa com o fornecedor inicial e termina no cliente final.
O administrador utiliza tecnologias: o administrador utiliza tecnologia para desempenhar suas atividades. Quase sempre a tecnologia mais utilizada é a tecnologia da informação, que envolve computadores, terminais, hardwares e softwares de comunicação..
O administrador lida com pessoas: o administrador não executa tarefas, nem realiza diretamente o trabalho. Ele o faz por intermédio de pessoas que dirige, comunica, lidera, motiva, orienta e impulsiona.
O administrador serve aos clientes: o cliente é o alvo no qual se concentra toda a atividade do administrador. A empresa lida com interesses e satisfações de clientes.
A natureza do trabalho do administrador
Um estudo feito por Mintzberg sobre a natureza do trabalho do administrador salienta os seguintes aspectos:
1-O trabalho administrativo – feito pelo diretor da empresa, pelo gerente do serviço de assistência medica ou pelo contramestre da fabrica.
2-A função do administrador se compõe de obrigações regulares e programadas alem de atividades imprevistas e não-programadas.
3-O administrador é tanto especialista quanto generalista. Trabalha nas duas frentes. Isso significa que o administrador deve ter simultaneamante uma visão holística.
4-O administrador conta com a informação para tomar decisões, principalemte a que recebe verbalmente.
5-As
...