A Área de Gestão de Pessoas
Por: analunasantos • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.152 Palavras (13 Páginas) • 147 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CoNCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado a seguir objetiva o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no semestre nas disciplinas Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Pessoas I e Gestão de Pessoas II através da análise da Gestão de Pessoas utilizada na empresa escolhida : Banco do Brasil S/A.
DESENVOLVIMENTO
apresentação da organização
Razão Social: Banco do Brasil S/A
Endereço: Sede : SBS Edifício Sede III 11 ANDAR, nº 1 Setor Bancário Sul
Brasília (DF)
Ramo de Atividade: Instituição Financeira
Quantidade de colaboradores: 118.900 funcionários
Missão: Ser um banco competitivo e rentável, promovendo o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprindo sua função pública com eficiência.
Visão: Ser o primeiro banco dos brasileiros, das empresas e do setor público, referência no exterior, o melhor banco para trabalhar, reconhecido pelo desempenho, relacionamentos duradouros e responsabilidade socioambiental.
Valores: Ética e transparência;Compromisso com o desenvolvimento das comunidades e do País; Responsabilidade socioambiental;Respeito ao consumidor; Excelência e especialização no relacionamento com o cliente; Gestão participativa, decisão colegiada e trabalho em equipe;Ascensão profissional baseada no mérito;Marca como diferencial competitivo;Proatividade na gestão de riscos;Comprometimento com solidez, rentabilidade, eficiência e inovação;Respeito à diversidade;Compromisso com os acionistas e a sociedade.
Gestão de Pessoas
Apresentação da Área de Gestão de Pessoas
A área de Gestão de Pessoas no Banco do Brasil é gerida por um departamento exclusivo, cujas unidades são denominadas GEPES (Gerência Regional de Gestão de Pessoas), estando presentes em todos os estados brasileiros com, no mínimo, uma unidade. As GEPES são responsáveis por todo o recrutamento, seleção, treinamento e acompanhamento profissional dos funcionários do Banco. Elas são responsáveis pela execução e operacionalização das políticas e estratégias em Gestão de Pessoas, de relações com funcionários e entidades patrocinadas, bem como de responsabilidade socioambiental e cidadania empresarial. São as Gepes que, nos Estados, fazem a convocação e a qualificação de novos funcionários, viabilizam treinamentos, conduzem o Programa Aprendiz BB, o Programa de Assistência a Vítimas de Assalto e Sequestro (Pavas) e o Programa de Assistência Social (PAS), apóiam o trabalho das Equipes de Comunicação e Autodesenvolvimento (Ecoa), dentre outras atividades.
Recrutamento
O ingresso no Banco do Brasil é dado exclusivamente através de concurso público. As Seleções Externas do BB são realizadas para formação de cadastro de reserva e geram ao candidato apenas a expectativa à nomeação. O surgimento de uma vaga no Banco é um processo dinâmico e o seu provimento está sujeito ao Planejamento Estratégico, Orçamentário e às necessidades do Banco.
No ato da inscrição para o concurso o candidato escolhe para qual região quer prestar, sendo que cada microregião abrande dezenas de municípios, e o candidato aprovado pode ser convocado para trabalho em qualquer um deles.
Desde 1999, o BB realiza seleção externa reservando 5% do total de vagas a pessoas com deficiência, assegurando a esse público o direito de participar, em condições de igualdade com os demais candidatos, dos processos de ingresso à Empresa. Essa medida encontra-se de acordo com a exigência do artigo 36 do Decreto 3.298/99.
Seleção de Pessoas
Os candidatos aprovados no concurso passam a fazer parte de um cadastro de reserva, que, de acordo com o planejamento estratégico do banco deixa disponíveis as vagas necessárias. Uma vez convocados, os candidatos passam por uma fase de análise documental e, aprovados, são encaminhados para um treinamento inicial na GEPES jurisdicionante com duração de 80 horas para conhecimento da instituição e primeiras instruções para ocupar o cargo inicial de escriturário, obrigatório para ingresso no banco.
Os escriturários passam por um período de avaliação de 90 dias e após este prazo, sendo efetivados, já estão aptos à inscrição no programa de ascenção profissional da empresa, inicialmente para a própria dependência onde atuam e após um ano para qualquer dependência do país, seja em unidades de atendimento (agências) ou unidades internas (atendimento às agências, diretorias, e outras).
A seleção no processo de ascenção profissional se dá através do programa TAO ( Talentos e Oportunidades) que utiliza o currículo pregresso e funcional do candidato para atribuir-lhe uma pontuação para a concorrência a um cargo superior, incluindo a nota da GDP (Gestão de Desempenho por Competências), onde o funcionário é avaliado por um superior, por seus pares e por si mesmo.
Dessa forma, vê-se que o Banco do Brasil somente utiliza-se da seleção externa para cargo inicial. A ascenção profissional na empresa dá-se exclusivamente através de seleção interna.
2.1.3Descrição de Cargos
O Banco do Brasil implantou em março de 2011 o Plano de Carreira e Remuneração – PCR do Banco do Brasil.. Com o PCR estão previstas duas formas de promoção para os funcionários: por antiguidade ( elevação a cada três
...