A ÉTICA E ORGANIZAÇÃO NA GESTÃO DE PROCESSOS
Por: newricardo • 22/2/2020 • Trabalho acadêmico • 2.558 Palavras (11 Páginas) • 294 Visualizações
ADMINISTRACÂO
PIRACICABA - SP 2020
ÉTICA E ORGANIZAÇÃO NA GESTÃO DE PROCESSOS
Trabalho de atividades interdisciplinares apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média na disciplina de administração.
Orientadores Profª
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 4 1. DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 5 1.1 Personagens e Hierarquia da Tecnosampa .................................................. 5 1.2 Steinadler brasileira ...................................................................................... 6 1.3 Sistema de Informação ................................................................................. 8 2. EMPREENDEDORISMO......................................................................................... 8 3. ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS ......................................................................... 10 CONCLUSÃO ............................................................................................................ 12
4
INTRODUÇÃO
No mercado competitivo dos dias atuais fazer grandes parcerias significam lucratividade, porém deve se estar atento a grande responsabilidade que isso atrai com intuito benéfico de extrair o máximo de conhecimento para uma experiencia empresarial positiva, o qual é um fato para aumentar a sua fatia no mercado com qualidade e ética. Nossa pesquisa tem a função de demostrar pontos fracos entre os códigos éticos e informações entre as empresas deste trabalho. Conheceremos pessoas chaves das duas corporações e analisaremos fatores que chegaram ao cenário da parceria. A Tecnosampa uma empresa brasileira e a gigante alemã Steinadler líder em alguns seguimentos do mercado, estão envolvidas em casos isolados de conflitos internos e externos. Com isso as áreas de TI e de projetos é o foco do trabalho nas empresas. Atenta ao mercado brasileiro, a Steinadler com a disciplina alemã, busca obter resultado de grande expressão. Vamos observar o caso das corporações, no qual conheceremos Silvio, que identifica fraudes e erros no processo em ambas empresas e está no impasse sobre prestar o serviço com qualidade ou seguir na pressão imposta por prazos e escopos duvidosos, e o famoso jeitinho brasileiro para seguir em frente.
5
1 DESENVOLVIMENTO
Para estudar o caso da parceria sucedida entre Tecnosampa e Steinadler que iniciou em 2009, temos que conhecer as empresas, seu mercado de atuação, métodos e necessidades. A gigante mundial Steinadler com sede na Alemanha é uma indústria de produtos químicos com 45 anos de mercado, possui filiais por todos os continentes com faturamento em torno € 300 milhões/ano, e o seus produtos são tintas e solventes industriais, os quais são a base solida do lucro. A filial brasileira da Steinadler foi fundada em 2001, e os resultados positivos foram alcançados apenas em 2009 quando ocupou a segunda posição do mercado brasileiro em tintas industriais. Desta forma, observaram uma necessidade de atenção especial a filial e liberaram investimentos no pais, principalmente na área de TI, pois notaram a burocracia e tributações no brasil, a crescente continuou e o ápice de 2013 atigiu 40% do faturamento global. Tecnosampa é uma empresa brasileira que há 15 anos atua no mercado de serviços de desenvolvimento de sistemas de informação com aproximadamente 100 colaboradores. De 2009 a 2014, faturou, em média, R$ 7 milhões/ano. Uma de suas qualidades visíveis em seus projetos são entregas no prazo e inovações em sistemas de informações. Vamos conhecer pessoas chaves das empresas, começando pela Tecnosampa.
1.1 Personagens e Hierarquia da Tecnosampa
Silvio Becker, o protagonista, é o líder mais adequado disponível no quadro de funcionários, graduado em engenharia com especializações e certificação em gestão de projetos. Sua área de atuação sempre foi desenvolvimento de sistemas de informação, programador, analista de sistemas, coordenador e, posteriormente, gerente na Tecnosampa. Além da formação técnica, Silvio tem conhecimentos básicos no idioma alemão, e por isso foi bem-sucedido em conduzir diálogos informais com a diretoria da Steinadler, assegurando carisma e afinidade com a alta direção do cliente. O presidente da Tecnosampa era o Sr. Nogueira, engenheiro de formação que sempre trabalhara na área de tecnologia, embora não diretamente com
6
desenvolvimento de sistemas. No papel de presidente, ocupava uma posição na esfera diplomático-comercial da empresa, mas fazia questão de estar informado de todas as atividades operacionais. A empresa conta com dois vice-presidentes (VPs), sendo eles: o VP técnico Ferreira que era responsável pela área de operações da empresa, de modo que qualquer entrega era responsabilidade da área a ele subordinada. E o VP comercial da Tecnosampa, Sr. Pereira, o qual era responsável pela conquista de novos clientes, pela preservação dos clientes atuais, sendo a elaboração e negociação de propostas comerciais com atribuições dos profissionais a ele subordinados. Pereira também tinha formação técnica, tendo atuado como programador de sistemas no início de sua carreira.
...