AD5 FILOSOFIA
Por: mdurvalino • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 626 Palavras (3 Páginas) • 1.001 Visualizações
Disciplina: Filosofia e Ética.
Nome da Atividade: Avaliação AD1 aula 2.
Nome do aluno: Marcelo Durvalino de Melo Ribeiro
Polo: Belford Roxo
Matrícula: 16113110355
1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.
Filosofia antiga: Era baseada no fisiocentrismo (natureza) no fisiocentrismo a natureza era o centro de tudo, a preocupação maior era explicar a origem de tudo e sobre a ordem do mundo.
Filosofia medieval: Era baseada na visão cristã (teocentrismo) nesse período a filosofia ficou mais próxima da teologia . Pregava a igualdade entre os homens e a adoração a Deus através da fé. A igreja passou a ser mais importante, deixando a política em segundo plano.
Filosofia moderna: É baseada no (antropocentrismo) onde tem como fundamento principal o ser humano e sua razão. Nesse período filosófico o homem passa de coadjuvante para ser o senhor sobre a natureza usando-a para o se próprio bem estar. Nesse período o homem passou a desenvolver seus conhecimentos na política, nas ciências, nas artes e em tantas outras atividades.
2. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.
Nos dias de hoje ainda encontramos pessoas que vivem á moda antiga, mas não totalmente. Os cidadãos não se preocupam mais em saber a verdade sobre a origem das coisas ou da natureza, porém procuram ser éticos e corretos perante a sociedade em que vivem.
Encontramos também pessoas que vivem baseadas no “modo medieval” que apenas em templos ou em comunidades cristãs é possível cultivar o bem, Deus está no centro de tudo, apenas através dele pode ser revelado a verdade. Muitas dessas pessoas são reclusas , vivem fora do meio urbano e tentam não vivenciar o que acontece a seu redor.
Por fim encontramos um grupo maior de pessoas que vivem baseadas no “modo moderno”, questionam-se sobre a sua capacidade de conhecer, nasce a ideia de experimentação, de tecnologia e ideal em que o homem poderá dominar tecnicamente a natureza e a sociedade.
3. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?
Pelo que entendi lendo a apostila, Kant define modernidade quando o homem deixa de ser menor e passa a ser responsável por si próprio. Segundo Kant ser moderno é não precisar depender dos outros para se definir quem é, o que pensar e o que fazer.. Resumindo modernidade é ser livre, responsável e não apenas fazer o que se quer, mas principalmente ter responsabilidades em seus atos. Já para o conceito que temos de modernidade, o sinônimo da modernidade é estar na moda,ou seja atualizado. E esse significado na atualidade abrange um amplo processo de mudanças sociais que cuminol em uma sociedade modernizada em que podemos destacar, o desenvolvimento industrial e as demais conquistas dos cidadãos, que em busca do bem estar individual,colocou como foco principal o egoísmo.
...