ADAPTAÇÃO E DESENVOLMIMENTO DE PESSOAS
Por: Frederico Willian Sardela Santos • 30/10/2019 • Monografia • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 133 Visualizações
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
TÍTULO (Fonte 20)
ADAPTAÇÃO E DESENVOLMIMENTO DE PESSOAS (opcional- Fonte 16)
Autor
Prof. Luzia Avance de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (ADG48) – Trabalho de Graduação
17/06/19
RESUMO
A adaptação das pessoas no mercado de trabalho não é tarefa simples, é ali que o contratante observa a desenvoltura do recém contratado, suas habilidades e temperamento. Atualmente é grande o número de empresas que adotaram esse modelo de inserção dos novos contratados. E não somente importante para empresa, mas também para o indivíduo, pois o processo de integração apresenta também a cultura da empresa, quais os seus principais objetivos, e explica as funções e como os procedimentos acontecem de um modo geral, facilitando para o novo integrante se familiarizar neste ambiente. A socialização também é um quesito de extrema importância para o melhor desenvolvimento e aproveitamento desse indivíduo, pois estando bem socializado com os colegas nesse novo meio profissional, se torna mais proveitosa suas qualidades, deixando-o mais à vontade para expor novas ideias e opiniões, agregando valor à equipe. Desta forma os dois lados são privilegiados, formando um elo profissional muito eficaz e produtivo, quebrando aquele gelo que geralmente acontece num novo ambiente de trabalho.
Palavras-chave: integração; conjunto; convivência.
- INTRODUÇÃO
Em toda e qualquer instituição ou empresa, existe sempre a chegada de novos integrantes ao quadro que compõe as atividades da mesma, seja por motivo de cobrir a saída de alguém, seja pelo aumento da necessidade de mão de obra. Tendo em vista essa chegada, se faz necessário a criação de um processo de integração do recém chegado ao local, para que se adapte à sua função, aos processos e cultura da mesma e acima de tudo aos colegas.
A palavra integração refere-se à coexistência de grupos socias dentro de uma sociedade. Quando se tem harmonia dentro desta estrutura, ocorre a existência de uma comunicação limpa entre si, gerando assim um trabalho em conjunto de excelência.
Quando não se é feito um bom processo de integração na empresa, isso pode gerar uma perca de tempo e atrasos as suas tarefas, pois não lhe foi bem apresentado sua função e responsabilidades.
Segundo Boog (2006apud Silva, Nascimento e Botelho, 2013), existem dois tipos de integração:
• Programa de Integração Geral: são para todos os novos funcionários, realizados pelo RH, programas que possibilitam ao novo funcionário de ter uma visão geral da organização, conhecendo a história da empresa, as instalações e características do ambiente de trabalho.
• Programa de Integração para Gestores: são para todos os gestores recém contratados ou promovidos. Nesse tipo de programa é abordado, estrategicamente, característica e particularidades das áreas parceiras com as quais o novo gestor irá se relacionar, para facilitar sua integração como líder.
Recepcionar e integrar os novos colaboradores a uma organização, torna-se então uma função de suma importância para que haja uma boa convivência entre os membros que compõem a equipe e que o recém chegado possa contribuir de maneira mais eficiente com suas competências e habilidades no âmbito da organização.
Segundo Shinyashiki (2002 apud Silva, Nascimento e Botelho, 2013) a socialização é um processo contínuo de evolução, pois, durante a vida, os indivíduos podem sofrer significativas mudanças na personalidade que incidirão no comportamento.
Tendo início logo no processo seletivo, os valores do candidato devem estar alinhados com a organização, e se sua missão coincide com os objetivos da mesma. Sendo assim, o processo deve não apenas mostrar os seus deveres e limites, e sim explorar outros temas para definir o perfil exato do candidato.
- CORPO DO TRABALHO (os títulos são livres conforme o texto tratado)
Nesta seção, o autor deve se preocupar em apresentar o trabalho resultante de sua pesquisa. Isto implica uma apresentação clara, lógica e objetiva, seja negativa ou positiva. Para a apresentação, o autor poderá fazer uso de diversas ferramentas como dados estatísticas, tabelas, gráficos e outros, de forma a complementar o texto e amparar as análises discutidas.
A apresentação do tema é a parte mais livre do trabalho, pois é nesse momento quando o autor pode argumentar sobre o tema e inferir determinadas conclusões. Contudo, deve-se levar em consideração que a argumentação deve ser sólida, além de seguir uma sequência lógica e coerente.
Nesta etapa, o acadêmico deve apresentar a fundamentação teórica aprofundada sobre o tema desenvolvido no Trabalho de Graduação.
- CORPO DO TRABALHO (continuação)
O corpo do trabalho poderá ter diversas seções, dependendo das características peculiares de cada atividade prática desenvolvida pelos acadêmicos nas suas respectivas empresas. Mas como o presente trabalho tem por objetivo ser publicado na revista do curso, o acadêmico necessita considerar que o relato não deve ser extremamente extenso. O objetivo do paper não é ser um tratado que esgote determinado assunto, porém, como pode ser também tratado como artigo científico, deve ter de 15 a 30 páginas.
...