TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO

Administração

10451/10551

Alicia Cristina Ribeiro Balbuena

017412

Estruturas e Processos Organizacionais

Atividades para fixação e abordagem do conteúdo ministrado

Atividade 1, Parte 1

Brasília

2016

- Resoluções:

  1. POR QUE A LOCALIZAÇÃO DO ADMINISTRADOR NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL É ESTRATEGICA?

Porque ele precisa ter uma visão sistêmica da empresa. A visão sistêmica significa a capacidade de “ver” a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de obtenção, transformação e entrega de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes. Entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas é uma característica de quem possui a competência visão sistêmica. Possuir visão sistêmica é importante para todos os profissionais de uma organização; pois, assim eles podem se posicionar na estrutura organizacional e compreenderem seu papel como membros de uma equipe na execução de suas tarefas inerentes aos seus cargos dentro das áreas organizacionais em que atuam.

Após a obtenção da visão sistêmica, o gestor saberá qual a abordagem deverá tomar perante a empresa. Essa abordagem de gestão lhe dará o diagnóstico das disfunções nos processos ou no organograma.

  1. QUAIS OS PRINCIPAIS FOCOS DO DESPERDÍCIO DETECTADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA?

Desperdício de tempo e de esforço.

O desperdício de esforço se dá a falta de organização, o administrador precisa verificar se usa as ferramentas e métodos necessários para gerir a empresa. Solicitar o fluxograma para o cliente e o respectivo MPE. Verificar se respeita o princípio de criação e de racionalização de formulários. Outro exemplo de desperdício de esforço é a ausência do planejamento, o benchmarking é importante, mas as ideias ao mesmo tempo em que precisam ser jogadas, também precisam se controladas e planejadas.

  1. COMO AS EMPRESAS SITUAM-SE DIANTE DO PROCESSO DE ENTROPIA?

Entropia é a tendência que os sistemas têm para o desgaste, para desintegração, para o afrouxamento dos padrões e para um aumento da aleatoriedade. À medida que a entropia aumenta, os sistemas se decompõem em estados mais simples. A entropia aumenta com o decorrer do tempo. À medida que aumenta a informação, diminui a entropia, pois a informação é a base da configuração e da ordem.

Se a entropia tende a desorganização, é necessário abrir o sistema e reabastecê-lo com energia e informações a fim de manter a sua existência. A esse processo dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia.

  1. CITE E COMENTE AS PRINCIPAIS CAUSAS DA DESORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA.

A principal causa da desorganização no trabalho é a personificação do chamado CHEFE. O chefe tende a negativar tudo a empresa. Onde o poder subirá a sua mente e seu egoísmo tomará conta da organização. Isso leva a funcionários estressados e desmotivados, falta de cliente, demissões e falta de capital. Outra causa é o desperdício. Uso extremo da luz e água dentro da empresa. Uso inadequado do telefone, impressão de papel desnecessária, reuniões desnecessárias, arquivos desorganizados.

  1. QUANTO AO DESPERDICIO DE TEMPO, QUE ASPECTOS DEVEM SER SALIENTADOS POR ORDEM DE IMPORTANCIA?

O desperdício de tempo é um dos fatores que causa entropia positiva na empresa.

Atraso na comunicação com o fornecedor ou cliente por estar ocupado com coisas que não tem o mesmo grau de importância. Isso causará tumulto, filas e gerará muita espera. Falta de preparo nas reuniões, onde o planejamento não foi colocado a prova antes de ter sido marcada a reunião importante e chegar a hora, não conseguir colocar tudo em prática.

Interrupções no trabalho, tanto com telefonemas inúteis, quanto a e-mails que não precisam ser respondidos. Também entram no desperdício os erros dos chefes subordinados, disfunções burocráticas, paralisações no trabalho e a falta de pontualidade que talvez venha a ser uma das causas mais importantes do desperdício de tempo.

  1. NA FALTA DE COMPETÊNCIA PARA REALIZAR REUNIÕES, QUE PROVIDENCIAS SÃO MAIS CABÍVEIS PARA SUPERAR O DESPERDÍCIO?

Na falta de competência, o gestor deverá procurar outras formas de passar o que deveria ter sido comentado na reunião. Como pequenas reuniões dentro mesmo da sala de trabalho, conversar com seus funcionários antes/após o horário de trabalho ou até mesmo em seu horário de almoço. O funcionário, mais do que ninguém, deverá saber o que está fazendo errado para tentar consertar ou ajudar a empresa em seu crescimento.

  1. O QUE ACARRETA AS DIFUNÇÕES BUROCRÁTICAS?

Partindo do modelo ideal weberiano, os profissionais são habilitados e motivados por princípios, quais sejam: Caráter legal das normas e regulamento; Caráter formal das comunicações; Caráter racional e divisão do trabalho; Impessoalidade nas relações; Hierarquia da autoridade; Rotinas e procedimentos padronizados; Competência técnica e meritocracia; Especialização da administração; Profissionalização dos participantes, Completa previsibilidade do funcionamento. Estas características consolidam a racionalidade do modelo, todavia, o excesso de formalismo conduz à rigidez e ao mecanicismo do comportamento organizacional, fazendo com que apareçam suas disfunções, onde os meios transformam-se em fins e os indivíduos esquecem-se dos resultados. O Problema da burocracia segundo weber, é político e não social. Entre resolver um problema e seguir uma norma, o burocrata comumente opta por seguir a norma. Tal comportamento faria “disfuncionar” à burocracia, tornando-a lenta em seus procedimentos, excessivamente formais, resistente às mudanças. O exagerado apego às normas distanciaria o comportamento burocrático dos fins organizacionais trazendo, por fim, a ineficiência. Como consequência, surgiria, o conservantismo e o tecnicismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com