ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIAS HUMANAS
Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIAS HUMANAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellen • 4/9/2014 • Projeto de pesquisa • 967 Palavras (4 Páginas) • 262 Visualizações
INDICE
INTRODUÇÃO 2
1. ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA HUMANA 3
2. O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO 3
2.1. CONTEXTOS SOCIAIS 4
2.2. ADMINISTRAÇÃO COMO CONHECIMENTO 4
3. CONCLUSÃO 4
BIBLIOGRAFIA 6
INTRODUÇÃO
Desde o princípio da natureza humana, o homem sentiu a necessidade de se organizar em sociedade para alcançar, através de seus esforços, os seus objetivos. Daí surgiu às primeiras empresas tradicionais, da época dos assírios, babilônios e fenícios, que trazem princípios administrativos básicos que são utilizados e estudados até hoje pelos teóricos da administração.
Pode-se observar que antes do surgimento das grandes empresas, a história da administração é uma história de governos, cidades, exércitos e organizações religiosas, sendo que durante séculos o poder administrativo era da Igreja Católica. As grandes empresas surgem a partir da Revolução Industrial, que começa a influenciar a evolução das praticas e teorias da administração.
1. ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA HUMANA
A Administração é uma ciência, porém uma ciência humana, pois as pessoas que compõe o processo administrativo e o mercado são quem viabilizam ou não a estratégia. Isso é uma característica particularmente humana. Quando questionamos a exatidão dos processos nos aprofundamos e nos aproximamos do lado humano da administração.
A Administração vai sempre ser uma ciência humana no que tange a gestão, seja de uma família, uma empresa o lado humano está sempre envolvida. Um administrador não administra apenas um negócio, ele principalmente administra pessoas.
A missão de um administrador é principalmente gerir pessoas, é fazer com que um grupo de diferentes tipos se entrose.
Um administrador estará sempre se relacionando com pessoas e a administração sempre estará influenciando pessoas. Em uma empresa, por exemplo, quem exerce a função de administrador está durante todo o tempo influenciando, encaminhado e organizando pessoas, voltado sempre para o lado humano, com o auxílio de ferramentas exatas, porém focando sempre para que uma ordem exista, seja essa ordem voltada para fins privados ou públicos, tudo sempre estará influenciando pessoas, e sem essas pessoas não há porque existir administração e a ciência exata da administração não terá sentido.
2. O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO
A administração como vemos hoje teve início em meados do Século XX e foi influenciada por muitas correntes de pensamentos de filósofos da antiguidade. Os princípios da administração surgiram por meio de pensamentos filosóficos. A filosofia antiga sempre se preocupou muito com questões de organização que por fim acaba deixando de ser preocupação por parte da filosofia moderna.
A Religião é uma grande influencia na administração, já que a Igreja Católica foi responsável durante grande tempo pela administração pública, onde quem ditava as regras era o Papa. Esse modelo bem sucedido serviu para diversas organizações.
Militarmente falando, as forças armadas com seu poder influenciaram o surgimento de diversas teorias: Líneas, Unidade de Comando e Escala Hierárquica. Desses princípios decorre também o surgimento da centralização do comando e a descentralização da execução e que forma um modelo que foi vastamente explorado por diversas organizações.
Partindo disso, surgiu o pensamento estratégico e a necessidade de planejamento e disciplina, onde o incerto passa a ser encarado como esperado com o planejamento devendo reduzir o impacto.
Com o inicio da Revolução Industrial surge o momento ideal para a aplicação das primeiras Teorias da Administração tendo ainda o respaldo dos avanços tecnológicos e utilização de máquinas. Com a substituição do modo artesanal de produção para um modo industrial de produção a Revolução Industrial começa a influenciar o processo administrativo da empresa moderna.
2.1. CONTEXTOS SOCIAIS
Quando falamos em contextos sociais, estamos referenciando na verdade todo um conjunto de relações sociais, papéis e processos construídos pelos participantes da sociedade. Esses participantes criam e formam uma teia complexa e composta por elementos analíticos.
Esses contextos sociais formaram os objetivos da Administração que atendem à análise do que é interessante para a sociedade.
Foi
...