ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por: Maiara Araujo • 24/8/2015 • Artigo • 1.941 Palavras (8 Páginas) • 295 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROPOSTA DE MELHORIA NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NAS EMPRESAS DE FOZ DO IGUAÇU
JESSICA SANTANA DA LUZ RESQUIM*
ODAIR PEREIRA PARDINHO
MAIARA NARA DE ARAUJO
GIULIANI SILVA
EULOGIO ADAN
MIRIAM MARIZETE RIBEIRO PAZ
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de propor estratégias para o setor de gestão de pessoas das empresas de Foz do Iguaçu para melhoria na contratação de pessoal já quem sofrem dificuldades em encontrar candidatos que tenham qualificações técnica e profissional.
A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica que resultou nas propostas de melhorias no recrutamento e seleção de pessoas e em investimentos em treinamentos para os funcionários.
PALAVRAS- CHAVE: Gestão de pessoas, Recrutamento, Seleção, Treinamento.
Foz do Iguaçu
28 de maio de 2014.
1 INTRODUÇÃO
Tema: O Departamento de Recursos Humanos da empresa é o responsável por cuidar das pessoas, atuando no recrutamento, na seleção de candidatos, no treinamento e capacitação dos funcionários. Atua também no planejamento sobre as remunerações e benefícios, tem a função de pesquisar e melhorar o clima organizacional.
Delimitação: Gestão de pessoas (setor do departamento de Recursos Humanos) tem como função especifica fazer o cadastro de candidatos ao emprego, recrutamento e seleção de pessoal.
Problema: A dificuldade que o setor de gestão de pessoas tem ao procurar candidatos que tenham qualificações técnica e profissional, capaz de assumir cargos dentro da empresa.
Pergunta: Quais estratégias o setor de suprimento de pessoal poderia utilizar para facilitar a escolha de funcionários capazes de assumir cargos dentro da empresa?
Objetivo: Propor estratégias para o setor de gestão de pessoas das empresas de Foz do Iguaçu de melhoria na contratação de pessoal.
Justificativa: Com essas novas estratégias as empresas poderão fazer a contratação do pessoal com mais tranquilidade ao saber que estarão contratando pessoas que de fato atendem as necessidades da empresa logo havendo diminuição na rotatividade de funcionários.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este capítulo apresenta a base da pesquisa para o desenvolvimento deste trabalho.
A seguir, um breve histórico do que é recrutamento, seleção, treinamento e qual a importância destes no processo de colocar a pessoa certa no lugar certo.
Recrutamento
Para Chiavenato (2002, p.197-198) “Recrutamento é basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de Recursos Humanos oportunidades de empregos que pretende preencher”.
Não somente é necessário considerar as necessidades presentes da organização como também as futuras para a realização deste processo. Consiste na identificação das fontes que facilitem encontrar o numero de candidatos suficientes de acordo com os objetivos. Por exemplo: Indicação pelo próprio pessoal da organização; utilização de currículos pré-cadastrados; se vinculando a outras entidades; etc.
“O recrutamento requer um cuidadoso planejamento, que constitui uma sequencia de três fases, a saber: o que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de RH pode oferecer, e quais as técnicas de recrutamento a aplicar.” (CHIAVENATO. 2002. p.198)
Sendo assim, é necessário que o recrutamento passe por seis fases até conseguir trazer o candidato a empresa para uma entrevista inicial.
1) Análise das requisições de emprego: É o momento em que o setor de recrutamento analisa as requisições de emprego e começa a trabalhar para localizar e atrair os possíveis candidatos ao preenchimento da vaga oferecida.
2) Análise das fontes de recrutamento: Trata-se de analisar onde pode ser recrutados os candidatos adequados a vaga. As fontes podem ser internas e externas.
3) Escolha das técnicas de recrutamento: As técnicas de recrutamento são os meios que a empresa utiliza para informar o mercado de que dispõe de vagas a serem preenchidas.
a) Recrutamento interno: É quando a empresa aproveita o potencial humano existente na própria organização, realizando promoções, transferências de cargos.
b) Recrutamento externo: É quando a empresa busca novos profissionais fora da organização através de internet, anúncios em jornais e revistas, contatos com sindicatos, associações, universidades, escolas técnicas.
c) Recrutamento misto: É quando a empresa utiliza as fontes do recrutamento interno e externo.
4) Escolha do conteúdo do recrutamento: Trata-se do que será comunicado aos candidatos a respeito da vaga existente, como exigências do cargo ( em termos de escolaridade e experiência), local de trabalho, horário, remuneração, benefícios oferecidos.
5) Recepção dos candidatos: É a fase do recrutamento que recebe os candidatos interessados em ingressar na empresa. Os candidatos preenchem uma Proposta de Emprego ou entregam seu Curriculum Vitae (CV). O CV é um histórico da vida profissional do candidato que contém dados pessoais, escolaridade, experiência profissional, conhecimentos e habilidades.
6) Triagem inicial e encaminhamento à seleção: É a fase final do recrutamento, em que se analisa cada candidato através da Proposta de Emprego ou Curriculum Vitae, se ele atende ou não os requisitos exigidos para a vaga existente.
Seleção
A seleção é o processo pelo qual a empresa escolhe entre os candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios para a posição disponível, ou seja, o melhor candidato para o cargo.
O processo de seleção beneficia tanto empresa (melhor adaptação, maior produtividade.) quanto para as pessoas (melhor entrosamento com empresa, maior satisfação.) requer um razoável conhecimento da natureza humana. Identificar e localizar as características pessoais do candidato é uma questão de sensibilidade.
As diferenças individuais tanto físicas quanto psíquicas, levam as pessoas a se comportarem de maneira diferente e desempenharem com maior ou menor sucesso uma determinada função. As características individuais estão quase sempre relacionadas com três aspectos principais:
1)Execução da tarefa em si. A tarefa a ser executada exige algumas características humanas ou aptidões.
2)Interdependência com outras tarefas. A tarefa a ser executada depende de outras tarefas para ter inicio e término.
3)Interdependência com outras pessoas. A tarefa a ser executada exige contatos com pessoas, independente de hierarquia.
...