TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE  DE  ADMINISTRAÇÃO

5º/6º SEMESTRE / 2015 

FABIANA SCHEFFER          - RA 1299129503

FILIPI GOMES DA SILVA  - RA 7297603134

GREGORY RODRIGUES     - RA 6276253557

  JERRY BRUSSA DA SILVA- RA 7631709246

TAURINO CESAR GOMES - RA 6820468393

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROFESSOR: MARCOS NUNES

PORTO ALEGRE

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1. Os novos desafios da Gestão de Pessoas.        4

1.1 Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.        4

 1.2 Correlação entre o filme x nossos dias atuais ................................................................................................6

2- Agregando Pessoas. Aplicando Pessoas.        7

3 - RELATORIO MODELO GESTÃO: ETAPA 2.........................................................7

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

        

O objetivo de deste trabalho é mostrar a correlação dos tempos modernos com a moderna gestão de pessoas, afim demonstrar, que a gestão de pessoas é a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.

Para esta atividade descrevemos dois relatórios referente as etapas 1 e 2 da ATPS. Com base nas resenhas informadas no plano diretriz de nossa tarefa e com a validação de uma pesquisa proposta e direcionada a uma empresa conceituada no mercado de trabalho procuramos identificar o modelo de gestão atual implementado nas organizações. Utilizamos materiais de pesquisa atualizados como internet e PLT para embasamento.

Saber administrar está diretamente relacionado à parte humana da organização. Possuir técnicas, quebrar paradigmas com foco no resultado, esses são os focos na busca por um perfil de destaque em nosso competitivo mercado de trabalho. Processos evoluíram, pessoas evoluíram, porém esta imensa e rápida adequação passa pela qualificação de seus colaboradores. Métodos de recrutamento surgem todos os dias, cada vez mais a responsabilidade humana no resultado se faz presente por isso este trabalho foi desenvolvido e estruturado nos aprendizados do grupo obtidos em sala de aula e colocados em prática. Boa leitura!


1. Os novos desafios da Gestão de Pessoas.

1.1 Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

O filme apresenta o modo de produção do antigo, em que os operários trabalhavam com cargas horárias extensas e tinham a obrigação de sempre produzir mais em condições precárias, principalmente o manuseio das máquinas. Na Teoria da Administração Cientifica, Taylor tinha como objetivo a maximização da produção, através da análise do tempo de cada tarefa, voltando atenção para o funcionário padrão, que na sua visão era aquele que produzisse mais, criando assim parâmetros de tempo para a produção. O início do filme apresenta de forma clara, a exploração feita ao empregado, onde uma tentativa de criação de uma máquina para os operários usarem em suas refeições, assim se produziria mais em menor tempo, afinal os proprietários preocupavam-se apenas em diminuir o tempo de almoço, para que seus funcionários voltassem mais rápido ao trabalho e aumentassem a produtividade da empresa. Relacionando a teoria de Taylor, seu objetivo era diminuir a ociosidade dos operários que faziam corpo mole, mas isso gerou polêmicas e críticas de diversos setores por compreenderem que as exigências eram absurdas e por ordem do Governo foram banidos os cronômetros das fábricas.

Neste vídeo foi visto que devido ao aumento da velocidade da esteira para a produção, o funcionário Carlitos não conseguia manter o mesmo ritmo que o funcionário do turno anterior, refutando a teoria do funcionário padrão, pois cada funcionário tem um rendimento diferente. A linha de produção era formada por diversas etapas e se um falhasse, a produção ficava comprometida gerando responsabilidades intransferíveis, neste caso a produção era feita com diversos movimentos repetitivos, que levaram as pessoas a serem diagnosticadas com doenças relacionadas ao seu trabalho. No caso de Carlitos após sofrer um surto devido ao nível de estresse, ele é considerado louco e levado para uma clínica de tratamento.

No filme o autor faz uma crítica à teoria cientifica que descrimina as classes proletárias, mostrando que o dono da fábrica apenas impõe ordens aos seus funcionários, enquanto o operário se desse “um espirro” interferiria na sincronia da produção, ou seja, os proprietários preocupavam-se apenas com o aumento de seu lucro.

Nos dias de hoje muitas coisas mudaram. O trabalhador não é mais tratado como em tempos anteriores, ou seja, apenas como operário mecanizado, o método de trabalho utilizado hoje foca na qualidade produtiva e bem estar social, embasado em direitos e regras para serem seguidos além da carga horária reduzida e salários de acordo com os cargos exercidos. Mesmo assim o processo produtivo continua sendo a principal importância das organizações. A evolução das indústrias se deu a partir das melhorias nas inovações e nos aspectos humanos e sociais. Algumas empresas focam em especializar e investir na capacitação dos funcionários, com interesses em buscar conhecimento e idéias para gerar resultados positivos para o empresário e para carreira profissional do empregado. O nível de estresse pela busca de resultados aumentou ainda mais devido a competitividade. O trabalho sobre pressão falta de algumas ferramentas e problemas pessoais, apesar das pessoas não serem mais exploradas como era feito no passado, tornaram-se fatores influentes para o desgaste e rendimento dos funcionários no atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (250.2 Kb)   docx (441 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com