ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO A importância do planejamento na organização
Por: ClerisonSamyr • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.111 Palavras (17 Páginas) • 247 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO DE PROJETOS
2.1.1 O guia PMBOK
2.1.1.1 Riscos
2.1.1.2 Escopo
2.1.1.3 Partes interessadas
2.1.1.4 Fornecedores
2.2 ADMINISTRACAO E PRODUCAO LOGISTICA
2.2.1 O projeto das redes de operações produtivas
2.2.2 O planejamento do controle da capacidade de produção
2.2.3 Melhoramento da produção por meio do ciclo PDCA e pelo "5s”
2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
2.3.1 Empreendedor, administrador e intraempreendedor: características e diferenças.
2.3.2 Análise de mercado e plano de negócio
2.3.3 Segmentos do empreendedor em uma oportunidade de negócio
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho, será evidenciado, a relevância do planejamento em todas as etapas da administração de uma organização. Compreendendo que as mudanças nunca terminam e que esses ciclos são constantes levando as organizações a se reciclarem e se desenvolverem projetos para a sua sobrevivência.
Ao conseguir aplicar de forma responsável os conhecimentos na área do plano de negócio, gestão de projetos, o administrador ora sendo evidenciado como empreendedor, logrará êxito nas intenções de se firmar em um mercado cada vez mais competitivo.
Em todos os segmentos e texto deste trabalho serão apresentadas ferramentas adequadas para se precaver de possíveis fracassos no decorrer do processo ou até mesmo em longo prazo.
- DESENVOLVIMENTO
- GESTÃO DE PROJETOS
A gestão de projetos é a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.
Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas do início ao fim, com o planejamento, execução e controle das atividades.
Para que o desenvolvimento da gestão por projeto seja eficaz, é imprescindível a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas necessárias as atividades do projeto, a fim de atender seus requisitos. A gestão por projeto pode trazer muitos benefícios para as organizações que buscam se consolidar no mercado, dando maior impulso as ações estratégicas e fortalecendo suas vantagens competitivas, além de traduzir um espaço maior relacionada a integração, visto que uma ação, ou a falta dela em uma área afetara outras áreas, pois tudo está vinculado de uma forma ou de outra.
A “BIBLIA” do gerenciamento de projeto, o PMBOK (Project management bady of knowledge), é um guia elaborado pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project management isntitute) nesse guia, a palavra projeto está definida da seguinte forma: “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto serviço ou resultado único e exclusivo”.
Tomando como exemplo o ramo das edificações, podemos expor a citação para ilustrar a realidade de projeto:
O processo de projeto envolve todas as decisões e formulações que visam subsidiar a criação e a produção de um empreendimento, indo da montagem da operação imobiliária, passando pela formulação do programa de necessidade e do projeto do produto até o desenvolvimento da produção, o projeto “as built” e a avaliação da satisfação dos usuários com o produto. Por esse critério, o processo de projeto engloba não só os projetos de especialidades de produto, mas também a formulação de um negócio, a seleção de um terreno, o desenvolvimento de um programa de necessidades, bem como o detalhamento dos métodos construtivos em projetos para produção e no planejamento da obra. E os agentes da concepção e do projeto do empreendimento são os projetistas de arquitetura e engenharia e todos aqueles que tomam decisões relativas à montagem, concepção e planejamento do empreendimento. (Fabrício, 2002, p. 75).
- O guia PMBOK
O PMBOK é uma combinação das melhores práticas para o gerenciamento de projetos, desenvolvido pelo PMI (Project management institute) que é uma associação profissional sem fins lucrativos, referência em gerenciamento de projeto, com o objetivo de sintetizar um conjunto de conhecimento que o gerente de projeto deve dominar.
O guia PMBOK é um guia de boas pratica. O guia PMBOK, possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para gerencia de qualquer projeto. O guia não determina como será gerenciado um projeto, ele apenas mostra as boas práticas, deixando livre para o gerente de projeto e a equipe escolherem aquilo que melhor se adapte ao seu projeto. Além disso o PMBOK, identifica um subconjunto do conjunto do conhecimento em gerenciamento de projetos, ou seja, o guia possui informações consensuais que foram identificados por profissionais da área e que se forem usados nos projetos, aumentam as chances de sucesso nesses projetos. Vejam abaixo algumas áreas de conhecimento do guia PMBOK:
...