ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Artigo: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Magna222 • 17/5/2014 • Artigo • 638 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
A ADMIINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Administração Financeira na sua área que, se preocupa com tarefas como: planejamento, concessão de crédito, avaliação de projetos de investimentos e captação de fundos para financiar as operações da empresa; é uma ferramenta utilizada para controlar, da forma mais eficaz possível. A sua formulação, é de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos aos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo, propiciar a manutenção de certo grau de liquidez.
Pode- se definir finanças como a arte e a ciência de administrar fundos praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupam-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.
“Administração financeira coloca um olhar atento nas condições oferecidas pelo mercado quanto ao risco e retorno das diversas possibilidades de aplicação financeira de recursos disponíveis...”.
Administração financeira enfatiza o Fluxo de Caixa, que nada mais é do que a entrada e saída de dinheiro, que demostrará realmente a situação e a capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos (bens ou direitos de curto ou longo prazo) a fim de atingir as metas da empresa.
Objetivo teórico mais geral da Administração financeira, é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes, não importa se a empresa é uma firma individual, uma sociedade de pessoas (quotas) ou por ações. Pode dizer que Adm. Financeira tem seus princípios básicos:
Manter a empresa em permanente situação de liquidez como condição básica ao desenvolvimento de suas atividades. Uma empresa apresenta boa liquidez quando seus ativos e passivos são administrados convenientemente.
Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e aos menores custos.
Assegurar o necessário equilibra entre os objetivos de lucro e a liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.
Administração da estrutura dos ativos da empresa e de que forma tais ativos implicam obtenção de recursos financeiros para a sua aquisição e operacionalização, coerentemente com as possibilidades de geração de caixa destes ativos.
Orçamento de Capital: Processo de planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. Nessa função o administrador financeiro procura identificar as oportunidades de investimento cujo valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição. Em termos amplos, isto significa que o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo.
Estrutura de Capital: Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa. O administrador financeiro tem duas preocupações, no que se refere a essa área. Primeiramente, quanto deve a empresa tomar emprestado? Em segundo lugar, quais são as fontes menos dispendiosas de fundos para a empresa? Além destas questões, o Adm. Financeira precisa decidir exatamente como e onde os recursos devem ser captados, e, também, cabe à escolha da fonte e do
...