ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Tese: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbarasamuel01 • 10/9/2014 • Tese • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 240 Visualizações
Visando o desenvolvimento e o crescimento das atividades empresaria, a administração financeira ajuda a empresa a conduzir sua situação financeira para assim evitar gastos desnecessários.
Como isso seu principal objetivo é a maximização de seu valor de mercado, pois os seus proprietários esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados, econômicos e financeiros. Acima de tudo busca o controle da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros.
Suas principais atribuições são:
-Analisar, Planejar e Controlar a área financeira
-Tomada de decisões de Investimentos e Financiamentos
Para isso cada atribuição deve ser rigorosamente analisada utilizando informações que estão nos demonstrativos abaixo;
-Balanço Patrimonial
-Demonstração do Resultado do Exercício
-Fluxo de Caixa
Ênfase em Fluxo de Caixa
A ênfase em fluxos de caixa é uma das funções do administrador financeiro, ele deve ter a capacidade de planejar os fluxos de caixa para que a empresa cumpra suas obrigações e adquira os ativos necessários para alcançar seus objetivos e obter um fluxo de caixa suficiente para saldar suas obrigações.
Os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes.
Qualquer que seja a atividade, uma empresa é avaliada como tomadora de grandes decisões. E para cada tomada de decisão financeira apresenta: Risco e Retorno, e fundamentos de decisão.
Um retorno de um investimento é medido como o total de ganhos ou perdas dos proprietários durante um determinado período de tempo, ou seja, maior ou menor o risco, na mesma proporção será o retorno.
Tanto o retorno quanto o risco devem ser aferidos pelo administrador financeiro ao avaliar as alternativas de decisão.
E seus fundamentos estão baseados nas decisões financeiras: Investimentos, Financiamento e Lucro.
Instituições e Mercados Financeiros
Grandes empresas necessitam de fundos permanentes. E elas podem obtê-los através de três fontes externas:
1) Instituições Financeiras: recebem as poupanças e transferem para os que necessitam de recursos.
2) Mercados Financeiros: os ofertantes e demandantes de fundos de diversos tipos podem transacionar entre si.
3) Colocações Fechadas:Empresas fazem empréstimos para outra que esteja necessitando de recurso, sem fazer abertura de serviço financeiro como as Instituições e o mercado financeiro.
Instituições Financeiras
Atuando como intermediarias as instituições financeiras promove a canalização das poupanças de indivíduos, empresas e órgãos do governo para empréstimos ou aplicações.
Mercados Financeiros
Os mercados financeiros são fóruns nos quais os fornecedores e demandantes de fundos podem transacionar diretamente. Ao contrário das instituições financeiras que os empréstimos e aplicações são feitas sem o conhecimento dos fornecedores definidos (poupadores), no mercado financeiro eles conhecem o destino dos seus empréstimos e aplicações.
ATPS Etapa 1 – Passo 3
Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%.Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.
Resposta: O administrador financeiro analisa cada investimento a fim de maximizar o capital da empresa, devendo ter a convicção de que se tudo ocorrer como o esperado á segunda opção trará um retorno maior, porém de acordo com o risco esperado o preço das ações poderão ocorrer alterações e isso corresponderá um lucro maior dos retornos futuros para a empresa e seus respectivos sócios.
Taxa de 6%
PERÍODO VP JUROS%VF=VP(1+R)³ VF TAXA DE JUROS
3 R$ 100.000,00 6% 100.000(1+0,06)³ 119.101,60 19.101,60
Taxa de 12%
PERÍODO VP JUROS% VF=VP(1+R)³ VF TAXA DE JUROS
3 R$ 100.000,00 12% 100.000(1+0,12)³140.492,80 40.492,80
De acordo com a tabela a maior taxa de desconto, é aquela que a data de resgate é posterior, ou seja, quanto menor o risco, menor a taxa de desconto, caso as taxas gerais do mercado subirem, as taxas de retorno também devem subir.
O valor presente possibilita que a empresa possa comparar a lucratividade de vários projetos ou diversos investimentos durante um período de vários anos.
Para ajustar o risco é necessário calcular o valor presente, determinar a taxa de desconto, considerando quanto risco está associado a cada projeto. O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.
RISCO E RETORNO
Com o objetivo de maximizar o capital da empresa, o administrador financeiro precisa obter esforços para avaliar determinadas situações que irão cruzar seu caminho, isso passará a ser entendido como conceitos básicos em finanças que combinadas farão parte do risco e retorno, que juntos acrescentaram aspectos para aumentar o valor das ações.
Risco: a definição de risco é conhecida como uma chance de perda financeira de um determinado ativo que será investido.
Os riscos presentes na vida de um administrador e acionistas são:
Risco Operacional
Riscos específicos da Empresa
Risco Financeiro
Risco de
...